18 de janeiro de 2011

Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie (Desafio de Férias)

Tempo de leitura:


Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Um americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro.

Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime.



Palavras de uma leitora...


- Bem... Ao terminar de ler esse livro cheguei à seguinte conclusão: sou uma péssima detetive...rsrs... Eu tentei solucionar esse crime e descobrir o culpado, mas passei há quilômetros de distância dele... Fui um verdadeiro desastre! Tenho que admitir que é verdade o que muitos falam: essa autora era brilhante. Tinha uma mente muito inteligente e olha que eu digo isso baseada somente no único livro que li dela. Nunca tinha lido nada da autora antes e não esperava muito desse livro, não. Foi uma agradável surpresa. Ela criou uma história incrível... O que parecia totalmente impossível de se solucionar... teve uma solução simples. Pelo menos, foi muito simples para o Hercule Poirot. Para mim foi complicado demais...rsrs... Mas a solução final fez total sentido. Eu fiquei chocada com o final. O modo como o Poirot foi desvendando tudo, a forma como a autora nos confunde totalmente... Nossa! Sem dúvida ela tinha uma mente brilhante! Foi muito agradável ler esse livro. E divertido também, pois eu ficava tentando descobrir quem era o assassino e quando me aproximava de um suspeito... apareciam provas que o inocentavam...rsrs... Teve uma hora que eu tive uma crise de risos quando percebi que nunca descobriria quem era. Eu falei "Está difícil demais!" e comecei a rir. Foi muito bom. Adorei a forma como a história foi construída. A autora nos faz entrar na história, se envolver totalmente com ela até o final. E quando chega no final... aí vem o choque. Eu fiquei admirada. Foi sensacional!


- Para o meu consolo eu consegui descobrir uma coisa: que uma das pessoas no trem não era o que parecia. Essa pessoa estava me irritando demais e eu disse que ela só podia estar representando.... Não era possível que alguém pudesse ser tão insuportável...rsrs... E acertei no chute, mas não consegui descobrir quem era o culpado. Os motivos nos são dados. Depois da morte daquele miserável, Hercule Poirot nos dá o motivo; só o que fica faltando descobrir é quem. E como disse, eu passei bem longe. É claro que todo mundo é suspeito até que se prove o contrário (deveria ser o inverso, não? rsrs), mas é muito difícil chegar à lógica final. Eu não consegui. Vocês podem até conseguir, mas pra mim foi impossível.


- Bem... É difícil falar desse livro sem revelar muito. É lógico que não poderei fazer um pequeno resumo, pois o livro é cheio de chaves para resolver o mistério e não posso falar muito. O que vou dizer é o seguinte: não senti nem um pouquinho pela morte daquele porco miserável. Por que será?! Ele era um assassino frio e que matava inocentes... O que aconteceu com ele foi pouco, na minha opinião. Merecia uma morte pior, mas fico muito feliz que alguém tenha resolvido que era o momento de ele parar de respirar... Morto não poderia fazer mais mal pra ninguém. Ele matou demais e destruiu a vida de muita gente. É impossível que eu sinta alguma compaixão por um tipo desse. Sinto é alívio... Sério. E não sinto arrependimento nenhum ao dizer isso. Ok. É apenas uma história. Mas as vezes acontece na vida real também, não é? Bem... Na verdade acontece muito... Basta ligar a televisão e você verá o relato de vários crimes.... E nem sempre os culpados pagam por eles... Enfim... Mas voltemos à história. Alguém mata esse assassino e qual é o motivo? Não vale dizer, não é? rsrs... Há duas hipóteses: vingança ou vingança. A primeira vingança seria por causa da morte de um determinado inocente... E a outra seria porque esse assassino traiu seus cúmplices... Ou como dizem: "passou a perna neles". O que vocês acham que é? Tem que ler pra descobrir...


- Bem... Não disse o nome de quem é assassinado e nem do assassino. O livro vai te confundir principalmente quando começar a surgir provas que incriminem alguém...rsrs... Quando você pensar que está próximo do culpado vão aparecer provas apontando para uma direção totalmente diferente... E aí está a graça. É muito divertido e interessante acompanhar. Se fosse muito óbvio não seria tão bom, não é? Vale tentar adivinhar e também vale muito a pena ler esse livro. Eu recomendo à quem gosta de romance policial, quem gosta das obras da autora e quem gostaria de arriscar. Acho que é difícil não gostar desse livro. Na verdade, é difícil não amá-lo. A história é muito boa mesmo.


- Eu não fiquei chateada por não ter conseguido acertar quem era o culpado e fiquei feliz de, pelo menos, descobrir que temos uma pessoa no livro que não é nada do que diz ser... Estou falando muito? Nem tanto. Vão descobrir o motivo.... rsrs... Vocês vão se surpreender! Pelo menos, eu acho.


- Enfim... Eu gostei tanto do livro que já irei ler o segundo livro do Desafio de Férias de Janeiro. Eu não pretendia ler agora, não. Iria deixar para a outra semana. Mas gostei muito da experiência que tive ao ler esse livro. Quero mais!
 
- Irei começar a ler agora O Natal de Poirot. Será que agora consigo descobrir o culpado? Eu mesma respondo essa pergunta: pela experiência que tive ao ler esse livro e se a autora continuou a escrever histórias com crimes tão impossíveis de se solucionar... eu não descobrirei culpado nenhum! Talvez descubra alguma coisa, mas duvido muito que vá descobrir quem é o assassino. Mas vai valer a pena, pelo menos, tentar...rsrs...
 
- Está aí o primeiro livro do meu Desafio de Férias de Janeiro. Só escolhi dois livros para esse mês e ambos são da Agatha Christie. Foi um verdadeiro desafio, pois eu não conhecia as obras da autora e também porque é muito difícil eu ler livros de livraria. Gosto muito de romance policial, romance de suspense, mas prefiro os romances de banca.. Mas vale a pena variar de vez em quando...
 
- Posso dizer que esse é um livro que eu recomendo muito. Não acho que alguém deva deixar de ler esse livro. Vale a pena dar uma chance às obras da autora. Ela realmente tinha talento... Um talento único, pois é muito difícil criar uma história tão perfeita e surpreendente. E a Agatha conseguiu. Não uma, mas várias, pois já li em blogs que esse não é o melhor livro que ela já escreveu. Se esse não é o melhor nem posso imaginar como deve ser o melhor...
 
- Bem... Se quiserem conferir quais os livros que escolhi para o desafio, cliquem AQUI
 
 
 
Confira os livros que li no Desafio de Férias de Dezembro:
 
 
Diários do Vampiro: A Fúria - L.J Smith
A Senhora Do Jogo - Sidney Sheldon
 
 
*O Desafio de Férias é um desafio criado pela Pâm do blog Garota It



Uma leitora que se envolve profundamente com as histórias que lê, que é apaixonada por músicas, filmes... uma romântica incurável.Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

3 comentários:

  1. Luuuuuuunna!
    Essa autora não é divina?!!!!!! Agatha Christie foi uma das primeiras escritoras que tive contato quando eu estava começando a adquirir o hábito da leitura

    Tem o filme desse livro tbm!Agora que vc leu o livro recomendo que veja tbm o filme!

    Renata
    Bjossss

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata!

    Sim. Ela era realmente divina! Já comecei a ler O Natal de Poirot. Ela me surpreendeu com a trama bem elaborada de Assassinato no Expresso do Oriente.

    Bem... Desejo ver o filme. O problema é encontrá-lo. Assim que encontrá-lo eu irei assistir.

    Bjs!

    P.S. Vc é uma das pessoas a quem tenho que agradecer por ter conhecido os livros da autora. Vc me falou dela e minha mãe resolveu me presentear com os livros. Então, sou grata as duas!!! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Aiiii *.*
    De nada ... adoro recomendar livros!

    Bjosss
    Renata

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo