11 de maio de 2020

A Arte da Guerra - Sun Tzu

Tempo de leitura:
Literatura Chinesa
Título Original: Sun zi bing fa
Tradutor: André da Silva Bueno
Editora: Jardim dos Livros
Edição de: 2011

25ª leitura de 2020

*Lido no Kindle Unlimited

Sinopse: O maior tratado de guerra de todos os tempos em sua versão completa em português. A Arte da Guerra é sem dúvida a Bíblia da estratégia, sendo hoje utilizada amplamente no mundo dos negócios, conquistando pessoas e mercados. Não nos surpreende vê-la citada em filmes como Wall Street (Oliver Stone, 1990) e constantemente aplicada para solucionar os mais recentes conflitos do nosso dia-a-dia. Conheça um dos maiores ícones da estratégia dos últimos 2500 anos.



Luna, ficou louca?! O que te levou a ler esse livro, criatura??!!! Sim, eu estou louca. Já era um tanto surtada antes desta pandemia, mas agora as coisas ficaram críticas.

Falando sério agora: não estou nada bem com todo este terror que estamos vivendo. Muitas vezes me pego acreditando que estou apenas tendo um terrível pesadelo e que logo irei acordar. Mas, infelizmente, sabemos que tudo isso é real. Milhões de pessoas foram infectadas no mundo todo. Milhares de pessoas morreram, milhares de sonhos interrompidos, milhares de famílias chorando a dor de perder seus entes queridos. Milhares de pessoas que nem puderam se despedir daqueles que amam. Isso tudo é real. Não é histeria da mídia. Não é uma farsa. É real. Então, FIQUE EM CASA!!! Só saia se você realmente precisar, só se for necessário!!! Se não for por você, fique em casa por quem você ama, por quem você quer que continue vivo. Essa doença não escolhe idade, cor, religião, classe social, nada! Ela atinge todo mundo. Fique em casa!!!

Por que você está falando isso, Luna? Você já tinha falado do assunto antes. Sim, eu tinha decidido não ficar falando da pandemia em cada resenha, pois sei que, assim como eu também faço quando leio outros blogs ou assisto vídeos nos canais, muitos leem as resenhas para se distrair, para esquecer um pouco esta realidade cruel que estamos vivendo. Mas ontem o Brasil atingiu mais de 11 mil mortes. E isso sem que contemos aqueles que morreram sem terem feito os exames, aqueles que nunca entrarão na lista, mesmo que tenham morrido dessa doença. Já são mais de 11 mil mortes oficialmente! E muita gente continua agindo como se nada estivesse acontecendo! Está acontecendo!!! Pessoas estão perdendo suas vidas! E tudo o que você precisa fazer para que a situação não fique pior, é ficar em casa, se puder!!! Não tem leitos para todo mundo. Não tem respiradores para todo mundo. Ontem foi Dia das Mães. Quantas mães perderam seus filhos para essa doença maldita? Quantos filhos perderam suas mães? Eu sei que morrem pessoas todos os dias, de diferentes causas, e toda dor causada por uma perda é insuportável. Mas em relação ao coronavírus, você pode fazer algo para ajudar: você só precisa ficar em casa. Sei que têm pessoas que não podem ficar em casa, mas quem puder, por favor, por favor, fique em casa! Não é hora de pensar só em si mesmo. É hora de pensarmos no próximo. De colocar em prática o que Jesus nos ensinou: amar ao próximo como a nós mesmos. E se amamos o nosso próximo, nós cuidamos! E mesmo que você seja de outra religião, ou até mesmo se não tiver religião: amar ao próximo, não pensar apenas em si mesmo é simplesmente fazer o Bem. É básico, é fundamental. Praticar o bem não depende de nenhuma religião.


Ok. Vou respirar fundo e tentar fazer esta resenha. Não estou em condições de falar de livro nenhum hoje, mas vou tentar. Porque também é uma forma de me distrair, de aliviar um pouco o coração. Embora falar de A Arte da Guerra seja algo complicado e eu não saiba nem por onde começar.rs

Já tinha ouvido falar muito deste livro e visto citações dele em vários lugares, mas nunca levei a sério a ideia de lê-lo, assim como só falo que vou ler O Príncipe, de Maquiavel, mas no fundo não tenha real intenção de ler. Só que um dos temas do Desafio Literário Livreando de 2020 é ler um autor chinês. E eu não tinha nada na lista. Aí lembrei do tal A Arte da Guerra e decidi que me obrigaria a lê-lo. Gostei? Não exatamente.

"A Lei da Guerra se baseia no engano."

O livro foi escrito séculos antes de Cristo. Não encontrei uma data certa, mas pelo que parece foi uns quatro séculos a.C. É uma obra de Sun Tzu (que ninguém sabe se existiu de verdade) e tinha como objetivo dar conselhos, instruções para se vencer uma guerra, para sair vitorioso sempre. São estratégias de guerra, estratégias militares. Ou seja, o tipo de livro que não é para mim, até porque não suporto guerras. E ver técnicas de engano e manipulações nesta obra não me agradou nada. Embora isso não me impeça de perceber o quanto é inteligente e veja que muitas dessas técnicas acabam sendo empregadas e úteis em outras áreas da vida de uma pessoa.

As estratégias presentes nesse livro são, hoje em dia, muito utilizadas no meio empresarial, pelo que li. Mas podem ser utilizadas por qualquer pessoa. Como qualquer livro, você pode absorver o que lhe faz bem, o que lhe é útil e descartar aquilo que não lhe serve. Eu descartei quase tudo.kkkkk

"Se as tropas inimigas estão em ordem, tente bagunçá-las; se estão unidas, semeie a discórdia."

Ao ler este livro conseguimos perceber como tanta coisa escrita nele é utilizada amplamente, até mesmo na política. Às vezes achamos que uma atitude de um político é pura tolice, mas na verdade ele sabe exatamente o que está fazendo, faz parte da estratégia dele. Cada passo é calculado. E o que muito já vimos ser praticado: a discórdia, a separação da população. É dividindo que se conquista, não é mesmo? E a população em vez de se unir, independentemente de opinião ou posição política, se deixa dividir. Sempre.

"Conheça a si mesmo e ao inimigo e, em cem batalhas, você nunca correrá perigo."

O trecho acima é um dos poucos com os quais eu concordo. Em tudo na vida, é necessário que conheçamos a nós mesmos, nossas qualidades e defeitos, nossos pontos de força e fraqueza. Bem como é importante que saibamos quem são as pessoas ao nosso redor. Para não permitirmos que o outro utilize nosas próprias qualidades e defeitos contra nós. Para não nos deixarmos enganar ou sermos manipulados. Também concordo e tentarei levar pra vida o trecho que diz: "Utilize a ordem para enfrentar a desordem, utilize a calma para enfrentar os agitados." 

O livro é bem curtinho e dá para ler em um dia. As instruções contidas nele são divididas em 13 capítulos, cada um com um título importante dentro do contexto da estratégia militar. É um clássico e reconheço seu valor, até mesmo, como eu disse, absorvi o que considerei bom, mas não é um livro que eu voltaria a ler.

"Uma pessoa com raiva pode recuperar a serenidade, e o ressentido pode ser apaziguado, mas um Estado arruinado não se recupera, e os mortos não podem voltar à vida."

Este último trecho é forte e nos serve para refletirmos... Sobre muitas coisas.


-> DLL 20: Um livro de autor chinês


Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

5 comentários:

  1. Estou preocupada com o imenso comentário que pretendo fazer, mas preciso agradecê-la corretamente.
    Essas duas últimas semanas estive mergulhada em seus resumos e críticas aos romances de banca. Antes de conhecer 'Emoções a flor da pele' nem sequer considerava esses romances como livros pensava neles como contos eróticos estranhos e pornográficos na parte mais alta da banca de jornal. Rio ao me recordar disso.
    Nesse meio tempo que conheci não consegui parar de lê-los, todos os dias estava lendo no mínimo dois romances diferentes. Não alego que gostei de todos pois houveram romances que me incomodaram profundamente e quase desisti de lê-los, entretanto não me impediu ou influenciou a parar de continuar a buscar mais.
    Até encontrar um romance que me fez apaixonar profundamente por esse. Devorei cada página do livro busquei muito para comprar e infelizmente não encontrei em lugar algum.
    Queria agradecer profundamente porque jamais teria dado uma chance a esse romance que amo se não tivesse conhecido seu site.
    Por fim, deixarei aqui uma recomendação pessoal de um livro que imagino que gostará. Chama-se a Escrava da Sensação de Nalini Singh. Esse é o de meus livros favoritos e o primeiro erótico que li.
    Outra coisa que chama atenção é a mudança de suas críticas. Elas se tornaram de pessoais a assertivas e objetivas. É muito interessante porque sinto que acompanhei uma trajetória de desenvolvimento lendo críticas de 2010 a 2020.
    Finalizo meu comentário aqui porque há um romance de banca que pretendo ler agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Palyse!

      Eu que agradeço por todo carinho! E fico muito feliz em saber que você gostou tanto das resenhas, que através do blog passou a ver os romances de banca com outros olhos e amá-los. Isso me deixa encantada! Agradeço muito por esse comentário incrível, que melhorou muito o meu dia! De verdade! Muito obrigada!

      Realmente existem alguns romances que são intragáveis e queremos jogar longe, mas isso acontece com qualquer gênero. E é sempre bom lermos outro para tirar o gosto amargo do anterior. :)

      Já coloquei o livro na minha lista! Muito obrigada pela indicação!

      Sim, ao longo destes dez anos aprendi muita coisa e amadureci como leitora, mas ainda há um longo caminho que tenho que percorrer.

      Mais uma vez obrigada! :)

      Bjs!

      Excluir
  2. Oi, Luna.
    É uma pena que esse livro não tenha sido tão incrível para você como foi para mim.
    Eu absorvi quase tudo o que li. Uso muitos dos ensinamentos desse livro no meu dia-a-dia e na forma como eu encaro os desafios do mundo. Assim como você, há anos vejo como a política se apropriou de várias dessas ideias, mas ter lido esse livro faz com que eu seja mais "espertinha" e não caia na lábia de qualquer um.
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luna. Antes de falar da história, espero que você fique bem e aguente firme mais um pouquinho. Estamos torcendo para que essa pandemia acaba e logo! Agora sobre o livro... não é uma obra que me chama atenção, porém, devo dizer, que gostei da forma como você abordou sobre ele. Descobrir que foi escrito antes de Cristo foi uma notícia e tanto.

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir
  4. Trabalho em livraria e nunca entendi muito porque esse livro era tão vendido assim, agora faz todo o sentido né? É algo escrito a tanto tempo mas que se aplica facilmente aos dias de hoje, principalmente na politica, bastante esclarecedora a sua resenha.

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo