6 de maio de 2011

Espaço das Leitoras: um pouco sobre a Carla!

Tempo de leitura:



- Olá, gente! Adivinhem! Acredito que o título do post já diz...rsrs... A Carla também aceitou participar do "Espaço das Leitoras"!!!! E é claro que estou mais do que feliz por isso! Queria muito que ela participasse também!

Vocês já ouviram eu falar muito dela aqui. Ela é uma amiga muito querida e também me indica livros maravilhosos! Ela e a Monica são duas das minhas melhores amigas na vida! E sei que posso contar com ela sempre... E vocês? Querem conhecer um pouco mais sobre essa pessoa tão especial? Então, vamos lá!



Nome: Carla

Idade: 33 anos
Nacionalidade: Portuguesa
Onde vive: Portugal
Profissão: Educadora Social




- Pra além da leitura quais são seus outros interesses?



Tenho muitos interesses. Adoro "navegar" na Internet (e foi assim que descobri o seu maravilhoso blog), conhecer outras pessoas (reais e virtuais), adoro fotografia, adoro tudo o que se relacione com gastronomia, adoro cozinhar.. Passo muito tempo na mercearia.. rsrsrs Adoro degustar vinhos tb. Amo cinema, um bom concerto, teatro (embora ultimamente eu não esteja indo muito), adoro viajar... enfim, muitas coisas. Apesar disso, sou uma pessoa pacata. Tb não aprecio discotecas. Sou muito mais fã de um bom bar ou de passar horas no restaurante em frente de um bom prato de comida e de um bom vinho, jogando conversa fora.




- Gosta de cinema? se gosta que tipo de filme? Algum que tenha te marcado e porquê?

Vários me marcaram. Amo de paixão "Orgulho e Preconceito". É um dos filmes da minha vida. Mr. Darcy é tudo! rsrs


A lista é tão grande que eu jamais sairia daqui. Alguns dos filmes que mais me marcaram foram sobretudo os que retratam histórias verídicas. "A lista de Schindler" é um deles. "Diamante de Sangue" outro. Tb me marcou muito um filme com o Nicholas Cage (a quem nem sequer aprecio muito como ator mas que nesse filme eu amei) intitulado "Captain Corelli's Mandolin" (em Portugal "Capitão Corelli") porque me fez lembrar muito as histórias que a gente lê. Eu parecia estar dentro de um livrinho de banca. rsrs A história é passada em uma ilha grega e é muito linda, emocionante. Recomendo a todo o mundo que gosta de romance.

 
Mas tem dezenas de filmes que eu amo.


- Gosta de Teatro? Que tipo de peça? Viu alguma recentemente? Alguma que te tenha marcado e porque?


Adoro teatro mas infelizmente não ando assitindo muito. Sou fã de musicais e um que me marcou demais foi o musical "Miss Saigon" da Broadway que tive a sorte de poder assistir aqui em Portugal. Eu saí de lá soluçando. A história é linda mas triste. Não tem final feliz, com mocinho e mocinha juntos no final.



- E música, qual o tipo de música que gosta, costuma ouvir música em que momento? Quais seus cantores ou cantoras preferidos?

 Oiço de tudo, desde musica romântica a "world music". Adoro música brasileira, adoro o Fado português, música exótica, música clássica, ópera, folclórica, jazz, eletrônica... Acho que tenho um gosto variado. O importante é que a música me diga algo, me emocione.


 - Comida, gosta de cozinhar? Qual sua comida preferida? Tem alguma especialidade,alguma comida que você faça e que as pessoas gostem muito? Ou é do tipo que é muito boa fervendo água? rsrsrsr...


Adoro cozinhar! É claro que tem dias em que tb não tenho vontade e cozinho qualquer coisa rápida, mas geralmente eu gosto. Os meus pratos favoritos são as pastas. Minha filha gosta muito da minha lasanha e do meu pastitsio (um prato grego, parecido com a lasanha italiana). Às vezes quando estou muito mal humorada a minha terapia é cozinhar.



- Fale um pouco do que você costuma fazer na sua cidade para se divertir.

 Geralmente eu passeio pelo shopping, vou até ao café (não sei se vcs têm tradição de beber café e ficar conversando à mesa do café aí no BR, mas o português tem muito esse hábito), faço caminhadas, vou ao cinema, vou jantar fora.. saio para bater fotos, assisto uma tourada (a minha terra é terra de cavalos e toiradas). A gente não tem touradas de morte como a Espanha, em que se mata o touro no final em frente da plateia e aqui tem um tipo de espectáculo chamado "pega a pé" em que o homem enfrenta o touro de mãos vazias e peito aberto. O touro investe sobre ele e ele se equilibra em cima dos cornos do touro. Já deu para ver que isso resulta em muitos "acidentes", né? mas eu acho que isso é uma forma muito justa de lidar com o toiro. Sei que muita gente odeia touradas, eu não sou aficionada mas compreendo que é algo que tb tem muito de cultural. Na minha terra (Santarém) as touradas fazem parte de quase todas as festas populares.




- Lugares que você gostaria de conhecer?


Só conheço os Estados Unidos por uma rápida passagem e tenho muita pena disso. Adoraria percorrer a Route 66 de carro. Tb adoraria conhecer o Brasil. É um país tão grande que eu ainda não fiz planos. Ainda não sei por onde começar. Mas um dia eu chego lá. rsrs Tb sonho com a India, com a Escócia, Irlanda, Inglaterra. Ah, para ser sincera eu consigo ser feliz em qq lugar. kkk À semelhança da Mônica tb sonho com a Toscana, embora já conheça vários locais na Itália. Veneza por exemplo é um sonho. Muitos lugares me fascinam porque eu leio muito sobre eles e então quando tenho oportunidade eu vou conhecê-los.Já estive em vários lugares um pouco por conta dos livrinhos que a gente lê. rsrs




- Seus maiores desejos ou sonhos, ou então de um sonho que você já tenha realizado.


Geralmente eu faço planos palpáveis e realizáveis e tento materializá-los a médio prazo. Não sou de sonhar demais nem com coisas inatingíveis. Alguns dos sonhos que eu já realizei se prendem sobretudo com viagens ou ambições escolares/profissionais.

 


- Gosta de animais ou não?


Gosto muito. Sobretudo de cachorros e quanto maiores mais eu gosto. rs


- Qual seu estilo de roupa ?


Geralmente é um estilo despojado, simples. Não uso ténis porque tenho o hábito de usar sempre um pouco de salto (uns 5cm), mas tirando isso eu uso a maior parte do tempo jeans e blusinha.



- Prefere praia ou montanha?

 
Amo o mar mas não para ficar estendida ao sol tostando. Gosto de contemplá-lo e se sozinha (ou apenas como minha família) tanto melhor. Meu signo astral é peixes, um signo da água, então eu só posso amar o mar. A montanha, o campo, me fascinam. Se puder juntar mar e montanha tanto melhor. Mas tb não digo que não a um banho de civilização. Adoro cidade tb.




- Bebida preferida.

 
Adoro vinho mas geralmente só nos finais de semana eu bebo álcool.


- Cor preferida.


Preto é uma das preferidas, especialmente quando se trata de roupa.


- Um medo.


Do escuro.


- O que te deixa triste e o que te deixa feliz?


Acordar com um dia de sol é suficiente para me deixar muito feliz. Parece que nada poderá correr mal em um dia assim. O sol é meu carregador de energia, tanto que até tatuei um no corpo. rs O que me deixa triste geralmente é a decepção. Odeio me decepcionar com alguém. Me deixa triste ver injustiças e sobretudo ser injusta. Tb fico triste quando me sinto incompreendida ou quando algumas pessoas procuram obter minha ajuda mas não aparecem quando eu preciso.




- Qual costuma ser seu primeiro pensamento quando acorda e qual costuma ser seu último pensamento antes de dormir?


Sinceramente acho que não tenho nenhum pensamento, pelo menos consciente ou que se repita. De manhã aí sim o pensamento é sempre o mesmo. Fico rezando por mais 10 minutos. rsrs




- Já continuou em pensamento alguma história que tenha lido? Qual? E o que te motivou a fazer isso?


Já pensei muito e sonhei muito com histórias que eu li. As que eu não gostei eu simplesmente tento varrer da memória. Já deixei de ler livros de algumas autoras porque odiei determinada história. rsrs Às vezes eu penso que o mocinho ou a mocinha deveria ter sido mais castigado/a, mas não vou muito além disso. Se não gostei da história eu parto para outra e fico ansiosa para ler algo que me faça esquecer a que eu não gostei. Um dos motivos por que eu não gosto muito de ler séries é porque eu fico sonhando com os protagonistas do livro anterior. Eu gosto de congelá-los no tempo quando acho a história perfeita e de sonhar que eles continuam felizes naquele mundo que eu imaginei para eles, então eu não gosto de vê-los em um papel secundário num outro livro. rsrs


- Costuma sonhar com os livros que lê?


Muito raramente, mas já aconteceu. Lembro nitidamente de já ter sonhado com o Ian de Alguém Para Amar. Eta mocinho inesquecível que me perseguiu até em sonhos. kkkk




- Algum livro te fez mudar de opinião sobre algo que você tinha sobre um determinado tema?


Já. Sobretudo os livros me ensinaram a ser mais compreensiva com as mocinhas, principalmente. Eu sempre tento ver o lado delas. Nem sempre consigo entender e por vezes eu tb fico com raiva, mas eu sou muito mais compreensiva com elas nos livros do que eu seria na vida real. De um modo geral as histórias me fazem meditar sobre os assuntos e eu sempre vejo alguma situação de um ponto de vista novo.

 - Uma coisa muito boa que tenha te acontecido, uma coisa muito ruim que tenha te acontecido.




O nascimento da minha filha foi algo maravilhoso. Coisas ruins tenho algumas que eu considero até terríveis. Pessoas que amava e perdi para a vida ou para a morte, são algumas coisas ruins que me aconteceram. Mas prefiro lembrar só das boas.


- Você é uma pessoa de muitos ou poucos amigos?

 
Poucos (mas bons)!


- O que te atraí nas pessoas?


O (bom) caráter


Pessoas que se preocupam mais com os outros que consigo mesmas


Pessoas boas ouvintes


Pessoas inteligentes e sensíveis

 


- Quem são seus melhores amigos, homens ou mulheres?

 
Meu namorado é o meu melhor amigo. E amigas mulheres tenho duas muito especiais. Uma delas estudou comigo na escola há muitos, muitos anos. Não a vejo há muitos anos tb, mas ela sempre será uma pessoa muito especial para mim. Sei que ela sempre será minha amiga. Tb tenho algumas amigas que fiz na Internet e que considero muito especiais e que espero não perder o contato e estreitar cada vez mais essas amizades. :)


Depois tem outras pessoas com quem me dou bem, mas que não considero minhas grandes amigas.


- O que você faria por amor?


Seria capaz de fazer tudo. Inclusive coisas menos "éticas" se a sobrevivência dessas pessoas estivesse em jogo.




- Mudaria alguma coisa no seu corpo?


O peso eu mudaria com certeza. Andei exagerando ultimamente... rs Mudaria a altura tb (se bem que meu aspecto pequenininho e despojado nem sempre é mau. Sempre me dão muito menos idade, geralmente sou chamada de menina ou moça e poucas pessoas acreditam que a minha filha é minha filha) rsrs


- Gosta e practica exercícios físicos?

 
Não gosto muito mas por vezes tem que ser. De caminhada eu gosto.




- Alguma mania?


Várias. Mas a pior é trincar o lábio, como vc, Luna... rsrs

 


- Já se arrependeu de algo que tenha feito ou que não tenha feito?


Sim, já me arrependi de coisas que disse e gostaria de nunca ter dito. De coisas que fiz. Decisões que tomei. De coisas que não fiz. Acho que faz parte da vida a gente se arrepender de certas coisas. Procuro aprender com tudo isso e me tornar um ser humano melhor.




- Alguma imagem que não te saia da cabeça?


Penso em várias coisas, mas não tem algo que fique martelando o tempo todo.




- Você funciona melhor de dia ou de noite?


De noite.


- Lugar para conversar ou para dançar?



Para conversar



- É consumista?


Do meu jeito, acho que sou. Não sou muito vaidosa, nem passo o tempo em lojas, mas tenho meus pequenos luxos. Gosto de viajar, gosto de jantar fora de vez em quando, etc. Não tenho dívidas mas tb não poupo desenfreadamente. Acho que o dinheiro foi feito para a gente usufruir dos prazeres que ele pode nos proporcionar. Nesse sentido acho que sou moderamente consumista.


- O que você costuma buscar na net?

 
De tudo um pouco.

 - É bem ou mal humorada quando acorda?


Depende. Mas geralmente eu não acordo muito bem disposta. rsrs Sempre gostaria de ficar dormindo um pouco mais.


- Café ou chá?

 
Café.

 
- Algo que tenha te emocionado ou sensibilizado.


O nascimento da minha filha.

 


- Prefere dar ou receber presentes?

 
Prefiro dar. Acho impagável a sensação de observar a reação de alguém a uma prenda que eu dei.


- Planos para os próximos 5 anos? Quais?

 
Meu maior plano é continuar vivendo. Espero que a minha vida continue estável e que a minha relação continue sempre sólida. Que minha filha seja feliz. Não peço melhor, peço que o que tenho se mantenha. Para mim isso é o mais importante.

 
- Uma pessoa caseira ou prefere sair?


Sou mais caseira, mas tb gosto de passear.


- Qual seu canto preferido na sua casa?


Sala


- Casa ou apartamento?


Vivo em apartamento mas sonho com uma casa. Aliás já quase construí uma mas é um projecto que teve que ser adiado.



- Vocês gostaram de saber um pouco mais sobre a Carla? Eu amei! E agradeço muito a Carla, Monica e Jessica por terem aceitado o convite! Fiquei muito feliz por isso! E o convite para participar do "Espaço das Leitoras" continua valendo! Você também pode participar. Basta enviar um email para: luna.delua@hotmail.com  contendo as suas respostas. Se tem blog ou algum outro endereço na internet, também pode deixar os endereços deles no email. Esse espaço é de vocês! E as leitoras amigas que participaram tbm podem deixar outras informações depois se quiserem. Se quiserem falar sobre algum livro, ou algum outro assunto que tenha a ver com os temas do blog, basta enviar um email. É um espaço totalmente de vocês!


Bjs e até a próxima!

Uma leitora que se envolve profundamente com as histórias que lê, que é apaixonada por músicas, filmes... uma romântica incurável.Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

3 comentários:

  1. Foi um prazer, minha amiga! Te adoro tb!

    Bjs!
    Carla

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer um pouquinho mais da Carla!

    Luna, tem desafio pra vc lá no blog.

    http://milsuspiroos.blogspot.com/2011/05/desafios-marcados.html

    Bjosss
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Eii Carla Adorei te conhecer.. Bjos.
    Bjos Luna tb. :)

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo