10 de julho de 2016

Zorro - A Espada e a Rosa (novela)

Tempo de leitura:


- Olá, queridos! :D

Vocês devem estar pensando... "Se vai falar de novela custa falar de uma que seja atual?rsrs Na verdade, custa muito, quando o que você quer é justamente colocar em palavras o grande amor que sente por uma novela que viu anos atrás.... e nunca, nunca mesmo, conseguiu esquecer. E como poderia esquecer uma história tão linda, tão arrebatadora como esta? Às vezes tento não recordá-la... pois a saudade se torna tão dolorosa que quero largar tudo para reviver cada capítulo... cada cena, cada beijo, cada carícia que o meu casal mais que querido trocava... vivia. E que eu vivia com eles. 

Ainda sou capaz de me ver, mais de 9 anos atrás, chegando do colégio correndo só para assistir minha novela. Eu ficava na escola pensando no que aconteceria no próximo capítulo... se a Esmeralda e o Diego finalmente conseguiriam ficar juntos ou se partilharíamos mais lágrimas.kkkkk... E então, quando eu chegava em casa, ligava a televisão desesperada, pois muitas vezes fazia já alguns minutos que a novela tinha começado. E aí eu me perdia... Esquecia completamente o mundo e mergulhava de corpo e alma na história deles dois. O mundo literalmente parava em minha cabeça quando a novela começava. Tudo deixava de existir e podiam me gritar até ficarem sem voz que eu não era capaz de ouvir. Não era mesmo!kkkkkkkk... Só via a novela, só escutava a novela... Só respirava esta história, gente.rs E já não aguento mais guardar só para mim o carinho que sinto por uma das histórias mais belas que já vi. Bem... Guardar só para mim não é bem uma verdade, pois já perdi a conta de quantas vezes falei sobre ela para a Carlita, a Moniquita, entre outras pessoas....kkkkkkkk.... Acho que está para nascer alguém que me conheça e não tenha ouvido falar desta história.rsrsrs... 



Zorro - La Espada y La Rosa é uma excelente produção da RTI Colombia e Sony Pictures Entertainment, para a Telemundo e Caracol TV. Foi exibida originalmente (tanto na Telemundo quanto na Rede Record) em 2007. 

Aqui no Brasil, sua exibição pela Rede Record se deu entre 28 de maio e 8 de outubro de 2007. E teve como uma de suas maiores fãs a pessoa que está escrevendo este post, claro.rsrs 

A história se passa no final do século XVIII, tendo como base as intrigas, segredos e crueldades de um governador (e seus cúmplices entre os quais estão membros da coroa espanhola, pelo que posso lembrar) sem escrúpulos e limites, capaz de qualquer coisa para vingar-se daqueles que, de alguma forma, o tenham ofendido. E acreditem quando eu digo que ele não conhece o significado da palavra "limite". Esmeralda, sua filha, que o diga, pois é uma das maiores vítimas de sua maldade. 




A história se inicia quando Esmeralda Sánchez de Moncada, filha de Dom Fernando Sanchez de Moncada, é obrigada, pelo pai, a se casar com um homem que tem idade para ser seu avô. Rebelde, corajosa e impulsiva, Esmeralda não aceita o seu destino e foge, mandando para o inferno toda e qualquer consequência. Em sua fuga, conhece uma cigana que lhe entrega um misterioso medalhão, que tem um valor que ela sequer é capaz de imaginar. Um medalhão que oculta segredos sobre o seu nascimento e a mãe que ela acredita ter morrido ao lhe dar à luz. 

Esmeralda não consegue ir muito longe e logo é capturada e levada de volta para se casar com seu prometido. Mas a vida sofre uma reviravolta quando seu noivo morre bem diante do altar, tornando-a uma jovem viúva muito rica. Nossa mocinha então tem que partir com a família para a cidade de Nossa Senhora de Los Angeles, quando seu pai se torna governador desta cidade. Ela mal sabe tudo o que viverá neste lugar... toda a paixão, o amor... e os momentos de grande sofrimento e desesperança. Lá ela conhecerá Zorro, um fora da lei, que arrisca a própria vida todos os dias para proteger os mais necessitados da tirania de um comandante militar perverso, que rouba dos pobres o pouco que têm e é capaz das mais terríveis crueldades. Também cruzará o caminho de Diego de la Vega, um advogado mulherengo e inconsequente, um tanto covarde, que desperta nela sensações que até então lhe eram completamente desconhecidas... E não demorará para Esmeralda perceber que Zorro e Diego, os dois homens que mexem com suas estruturas, são a mesma pessoa. E ao lado dos dois (rs) ela viverá momentos apaixonantes, apenas para perceber que a felicidade tem prazo de validade... e que pode terminar de forma bastante dolorosa, jogando-a num abismo do qual não sabe se conseguirá um dia sair. Porque... em seu caminho também aparecerá Ricardo Montero, o comandante militar tirano contra o qual o Zorro luta... e é um dos maiores aliados de Dom Fernando Sánchez, que decide entregar a filha a ele, não ligando a mínima para os sentimentos de Esmeralda. Afinal de contas, tinha utilizado a filha como moeda de troca uma vez... por que não fazê-lo de novo, não é mesmo?

Só que desta vez, nossa mocinha não terá que lutar sozinha contra o destino... Porque Diego lutará por ela e pelo amor que os une, contra tudo e todos, não importando quanto terá que sofrer, ou perder, por este amor. Nada no mundo o faria deixar sua Esmeralda para trás. Por ela... ele seria capaz de dar a própria vida. E a encontraria... passasse o tempo que passasse... 



Diego de la Vega, filho do militar e ex-general Dom Alejandro de la Vega, não tinha a intenção de se tornar Zorro, um dos homens mais procurados da cidade, talvez de todo o país, mas estava cansado de assistir tantas injustiças. Escondendo-se por trás da imagem do covarde e inofensivo Diego, jovem incapaz até de segurar de maneira correta uma espada ou uma arma nas mãos, ele saía pela cidade, indo em socorro de quem estivesse necessitando de sua ajuda. E é assim que seu caminho se cruza com o de Esmeralda, quando ele a faz de "refém" e seus medalhões se entrelaçam, selando também suas vidas. 

Com Esmeralda tudo era diferente. Antes ele só via as mulheres como casos de uma ou algumas noites. Nada mais. Envolver-se com mulheres casadas era algo natural. Seguro até, pois não corria o risco delas se iludirem e esperarem por casamento. Mas quando viu Esmeralda... tudo foi mais forte. Ele queria estar com ela. A desejava. Mas também sentia algo que jamais sentiu em toda sua vida. Ela não saía de sua cabeça e de repente ele se viu desejando muito mais. E encontrando em sua vida dupla um obstáculo para um futuro ao lado dela. Porque o Zorro possuía inimigos poderosos... e se um dia o associasse ao Diego, Esmeralda também ficaria em perigo. Mas como lutar contra o amor? Como dizer "não" ao que sentia por sua cigana?



"- Sabe que cheguei a sentir medo de você. (Esmeralda)
- Quando? (Diego)
- Na noite em que você esteve em minha janela. 
- E agora? O que sente?
(E então eles se beijam.rs)

- Você é o primeiro homem que me beijou.
- Queria ser o último também." 
(Se beijam de novo)


- Não são poucas as coisas que Diego e Esmeralda terão que enfrentar para finalmente terem uma vida juntos. Um futuro juntos. Os sofrimentos são enormes e tudo está contra eles. Dentro de sua própria casa, Esmeralda conta com dois poderosos inimigos: seu pai e sua meio-irmã Mariángel. E se o Fernando é perigoso, Mariángel é mil vezes pior. Como se não bastasse, Ricardo Montero não está disposto a perder seu troféu para Diego e vai fazer de tudo para destruir a vida de seu inimigo e fazer Esmeralda mergulhar no inferno. Acham que acaba por aí? Claro que não, uma vez que entre os membros da coroa espanhola também existem traidores capazes de matar para manter certos segredos escondidos. Lembram do medalhão que eu mencionei no início e que tem a ver com o nascimento de Esmeralda? Pois bem. Tudo está interligado e os perigos que ameaçam nosso casal são letais. 

Vocês não fazem a menor ideia do quanto eles sofrem. :( Meus olhos se enchem de lágrimas quando lembro... tudo que eles enfrentam... a sensação de uma luta perdida... a desesperança. E quando a Esmeralda mesmo perde a fé no Diego, no amor dele e acredita que ele a traiu... que desistiu dela. Ai! É um momento horrível. E a separação? Eu própria cheguei a acreditar que tudo estava perdido para sempre. Que seus inimigos tinham vencido. Que não existia forma da Esmeralda sair viva daquilo. Mas o amor... sempre vence. Não é mesmo? :)

Porém, não há dúvidas de que os vilões desta novela não brincam em serviço... Traições, armadilhas, tortura e assassinatos... são com eles mesmos...



Ricardo Montero é um homem que jogou sujo para chegar onde chegou e, embora tenha alcançado um posto de poder, que lhe possibilitava controlar os outros e roubar da coroa, pretende subir mais degraus em sua vida. Sempre sentiu-se inferior, abaixo da aristocracia da época, e casar-se com Esmeralda é apenas um meio de atingir determinado fim. Sabe que ela vem de uma família importante, sendo o pai dela seu aliado, pois ele guarda um grande segredo de Fernando. Um segredo que é como um trunfo para ser usado no momento adequado. Além disso, o casamento com Esmeralda lhe daria mais fortuna, pois ela herdou o dinheiro de seu primeiro marido. E claro que ele não permitiria que alguém tão medíocre como Diego de la Vega a tirasse dele. E para separar o casal, de uma vez por todas, ele contará com a ajuda da mulher que possuía tanto caráter quanto ele... Aquela que o enfeitiçava e sabia jogar o seu jogo...



 Pense numa das piores vilãs já vistas em nossas amadas novelas... Pensou? Alguém que usa a sedução como arma e é capaz de matar qualquer pessoa que se meta em seu caminho. Assim é Mariángel Sánchez de Moncada. Uma verdadeira víbora, má da cabeça aos pés. Para ela, brincar com os sentimentos dos homens era quase um hobby e sabia utilizá-los como ninguém para conseguir o que queria. E se tinha uma coisa que ela queria na vida era destruir Esmeralda, a mulher que ela mais odiava em sua vida. Não importava se nossa mocinha era sua irmã. Mariángel queria vê-la sofrer e tirar tudo o que ela mais amasse na vida. Daí vem seu interesse por Diego e sua obsessão por fazê-lo seu. E assim ela se une a Ricardo para separar o casal e tirar a irmã de seu caminho, garantindo que ela não encontrasse a felicidade e fosse obrigada a ver sempre Diego ao lado de Mariángel. Isso enquanto a cobra permitisse que ela vivesse... 



Juntos, Mariángel e Ricardo são os piores vilões da novela. Nenhum dos outros chega aos pés dos dois. O que eles são capazes de fazer... São coisas realmente horríveis, gente. Diego vai comer o pão que o diabo amassou nas mãos deles, mas a Esmeralda... minha mocinha querida... ela sofre mais. Muito mais. Só de lembrar... eu sinto a mesma fúria de antes. E a sensação de impotência, pois não tinha como protegê-la desses dois monstros. E nosso Zorro, mesmo sendo um herói e fazendo todo o possível para proteger sua Esmeralda, era uma pessoa só e não podia protegê-la sempre.... Estar com ela sempre. :(



Vilão complexo, não totalmente incapaz de bons sentimentos... uma alma amargurada que trava suas próprias batalhas interiores, assim é Fernando Sánchez de Moncada, o maior responsável pelas lágrimas de Esmeralda. Aquele que a lança na direção de Ricardo e cede a todos os caprichos da filha preferida, Mariángel. Tudo que acontecia, para ele, era sempre culpa de Esmeralda. Era ela que ele desprezava, que atacava com os punhos e as palavras. Eu não saberia dizer o que doía mais em nossa mocinha. Se as palavras ou as agressões físicas. Ele era o único pai que ela conhecia e cada dor que Esmeralda enfrentou tinha o dedo dele. E isso eu nunca pude perdoar. 

Nunca cheguei a amar este personagem. Jamais sequer cheguei a sentir algo próximo do perdão, mas confesso que em diversos momentos ele me inspirou pena. Porque diferente dos dois monstros que mencionei acima, ele tinha sentimentos. Ele era capaz de amar e de sofrer com suas próprias crueldades. E não posso dizer que ele era totalmente indiferente à Esmeralda. Ainda mais porque ele vai protagonizar uma cena impactante na novela. Algo que eu nunca esperei dele, que me deixou de queixo caído. É um personagem que mexe com nossas emoções, que nos provoca verdadeiro ódio, repulsa, mas também muita pena e uma emoção que não sabemos nomear. E como ignorar o amor que ele sente por María Pía, irmã de seu melhor amigo Alejandro de la Vega? (sim, o pai de Diego). 



María Pía decidiu ser freira após ter seu coração destruído por Fernando. Sua história com ele também é importante nesta novela, por estar relacionada com o passado de Diego e por pesadelos que mesmo depois de adulto nosso mocinho continuava a ter. Lembranças reprimidas e ao mesmo tempo impossíveis de afastar. María um dia amou demais esse homem, estando a ponto de se casar com ele. Não existia alguém que mexesse mais com suas emoções do que ele. Mas um terrível segredo destroçou seu coração e a fez romper o relacionamento e se afastar de uma vez por todas daqueles sentimentos que tanto a enfraqueciam e machucavam. Mas nem mesmo o passar dos anos, de muitos anos... é capaz de fazê-la esquecer tudo que um dia partilharam. E quando Fernando chega em Nossa Senhora de Los Angeles, ela percebe que todos os seus esforços foram em vão. Que sua chegada pode não só terminar de destruir a sua vida como também revelar um segredo que deveria ficar para sempre enterrado. 



Uma história paralela e muito linda é a que se passa entre Almudena, irmã de Fernando, e Alejandro de la Vega. Durante anos ela o amou em segredo. Acompanhando o eterno luto de seu amado pela mulher que ele mais amou na vida. A índia que o tornou pai e também deixou um imenso vazio ao ser atacada e assassinada quando Diego era ainda muito pequeno. Alejandro jamais superou essa perda e Almudena ocultou o seu amor por toda uma vida... mas quando o destino trata de provocar um novo encontro... ambos não estão dispostos a deixar essa segunda chance escapar. Mas o amor que surge entre os dois também é atingido quando a infelicidade parece querer se tornar uma constância na vida de Esmeralda e Diego. A filha que Almudena não teve... assim era como ela via Esmeralda, a menina que ela tratou de proteger como podia. Para ser feliz ao lado de Alejandro, ela necessita que Esmeralda esteja bem. E quando uma grande tristeza se abate sobre a vida deles, ela própria quase perde a vida. 



"- Todo meu ser sabia que era você, Diego. O único homem que me fez sentir o amor. 
- E você é a única mulher a quem entreguei tudo o que sou.
- Quero ser sempre sua, Diego. 
- Minha. Sim, minha."


- Se possível, eu falaria da novela sem parar.kkkkkk... Porque a saudade é enorme, porque enquanto escrevo revivo as cenas em minha mente. Sei exatamente como a novela começa e como termina. As cenas mais importantes, as mais lindas, as mais dolorosas... todas elas vão passando por minha mente enquanto falo da novela. Queria falar muito mais, mas tentei evitar spoilers. Tentei não revelar grandes segredos. Queria muito que vocês aproveitassem qualquer oportunidade que tivessem de assistir esta novela. Vale muito a pena. Ela foi exibida na Record, em 2007. Mas depois passou muito tempo sendo exibida no Sony Spin. E também esteve no Netflix durante um longo tempo. 

Quem tiver a oportunidade de assistir pelo Netflix a novela Lo Que la Vida me Robó, também já resenhada aqui, não desperdice esta chance. Não sei se o Sbt um dia apostará nessa novela. Recebo emails de pessoas que estão assistindo a novela da Montserrat e do Alejandro pelo Netflix. Pessoas que amam a novela tanto quanto eu e estão agarrando a chance que têm de ver todos os capítulos completos e dublados pelo Netflix. Hoje já não temos a mesma chance de ver Zorro - La Espada y La Rosa. Quem não assistiu quando a novela esteve no Netflix, agora encontrará maiores dificuldades para ver a novela. E é realmente uma novela que todos deveriam ver. É linda, tem história, é de época, com cenários encantadores e um amor que é impossível de esquecer. Eu assisti a novela há nove anos, gente. E até hoje a história segue em minha mente. Em meu coração. Não é qualquer novela que consegue isso. Não é mesmo!



- A novela também conta com duas músicas que se cravam em nós e ficam. Não saem nunca de nossos corações. Amor Gitano, tema de abertura, na voz de Alejandro Fernández e Beyoncé. E Corazón... yo te pido, que confesso que não sei quem canta. Me digam se esses trechos não são belíssimos!

"Sou seu cigano. Seu peregrino... A única chave de seu destino
  Aquele que te cuida mais que sua vida... Sou seu ladrão

Sou sua cigana. Sua companheira... A que te segue, a que te espera
Vou te querer ainda que me arranquem o coração. 

E ainda que nos custe a vida. 
E ainda que doa o que doa...
Esta guerra... foi vencida pelo nosso amor." (tradução pessoal de trechos da música Amor Gitano)

"E necessito... que me digas outra vez. 
 Assim perto... sussurrando-me.
 Que me conte como pensa desaparecer
 Veloz lua... ave do entardecer." (tradução pessoal de um trecho da música Corazón Yo Te Pido)

- Da segunda música é muito difícil encontrar a letra completa. E até mesmo a música completa eu nunca encontrei. Os trechos que escutamos é ao longo da novela e acabamos por ouvi-la por completo com o passar dos capítulos. Mas não encontro fora da novela. Nunca encontrei. :( No Vagalume tem um vídeo, mas a música não está completa, gente. 

Este é apenas um post de uma apaixonada, completamente louca, por uma novela inesquecível. A resenha é bastante pessoal, com informações em sua maioria retiradas das minhas lembranças, portanto pode conter falhas. A melhor forma de saber tudo sobre a novela é assistindo-a. :) Por isso, assistam! Não vão se arrepender. 

Eu tentei muito evitar spoiler e acredito que tenha conseguido.rs Vocês podem encontrar mais informações sobre a novela no Wikipedia. Em português aqui. E espanhol aqui. Mas atenção que tem spoilers!!! 


Trilha Sonora

Amor Gitano - Alejandro Fernandez e Beyoncé



Todas as imagens foram encontradas no Google Imagens
O vídeo foi encontrado no Youtube

Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

10 comentários:

  1. Olá, estava procurando essa novela para assistir e encontrei seu blog, ela marcou minha infância tb e é linda demais, como vc disse uma novela inesquecível! A música Corazón Yo te Pido dá pra encontrar completa no youtube ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Sim! É uma novela que vai sempre estar em meus pensamentos, em meu coração. Suspiros! Todos deveriam ter a oportunidade de vê-la! Quero muito que ela passe de novo! :)

    Ai, Deus! Estou procurando essa música há tanto tempo! Já procurei no youtube e não encontrei. Vou procurar de novo! :D

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá Luna amei sua resenha sobre a novela que marcou muito a minha infância. Como você sou super fã e me identifiquei muito com suas palavras, pois também chegava da escola desesperada para mergulhar nesta história tão linda. Chotei, sofri, e vibrei de alegria a cada vitória do nosso casala mais lindo. Queria muito que passasse novamente ou pelo menos na Netflix. Mas como ainda não é possível encontrei um site que disponibilizou ela quase completa e dublada. Estão faltando os capítulos 111 a 116, mas mesmo assim eu assisti e amei rever nosso casal de heróis.
    Abaixo o link para você se quiser rever ou alguém que goste da novela também.
    Grande abraço

    Meu nome é Tayana

    http://www.dailymotion.com/playlist/x4rem8_alessandranunesdealmeida_zorro/7#video=x1a0p82

    ResponderExcluir
  4. Olá, Tayana!

    Fico muito feliz por você ter gostado!:D Escrevi esta resenha com todo o meu coração. Nunca pude esquecer esta novela!

    Com a Esmeralda e o Diego nós vivemos uma loucura de emoções... E no fim, eles venceram. Sofreram tanto, mas tudo valeu a pena!

    Eles reprisam tantas novelas, tinham que apostar novamente nesta. É perfeita! Ela ficou um longo tempo no Netflix e me deu uma dorzinha no coração quando ela saiu de lá. :(

    Obrigada! :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. A resenha ficou exelente!!! Que saudade dessa novela!! Uma das melhores que já vi.

    ResponderExcluir
  6. Essa novela é ótima, eu soube dela há alguns meses, e amei tudo, os atores, a historia, e principalmente a paixão entre Esmeralda e Diego, que na minha opinião é o melhor casal da vida.

    ResponderExcluir
  7. Ola Luana estou assistindo essa novela pelo YouTube . Achei algumas Capítulos Dulblado mais a maioria estão em Espanhol. Mais asisto asim mesmo . Amo essa novela amo as músicas as roupas o cenário é tudo muito lindo . Sou super fã da atriz Marlene favela protanista dessa maravilhosa novela . Amei sua resenha bjs Glayci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Glayci!

      Fico tão feliz em saber que você está assistindo essa novela! É uma das minhas novelas preferidas da vida. É simplesmente maravilhosa, mesmo que a gente sofra horrores com a dor dos personagens. Os atores são incríveis e os cenários realmente de nos fazer viajar para a época em que a história se passa. Nos sentimos parte de tudo aquilo.

      Espero que se torne uma das suas novelas mais amadas! :)

      Bjs!

      Excluir
  8. Noooossaaaa, mulher! Como pode? VOCÊ simplesmente falou TUDO o que sinto por essa novela. Como pode? Eu amooo essa novela, encontrei na internet e ainda assisto sempre com a mesma emoçao.
    Exatamente como vc eu tbm chegava do colegio doida pra assistir e quando eu conseguia, ja havia perdido pelo menos 10min da novela. Exatamente como vc descreveu.
    Obg por compartilhar suas lembranças, sinto essa mesma conexao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz que você tenha se identificado com minhas palavras, que você sinta tanto amor por essa novela!!! É maravilhoso quando isso acontece! Quando encontramos pessoas que também são profundamente apaixonada por uma história que nos arrebatou.

      De nada, querida! Eu quero muito poder rever essa novela em breve. Do começo ao fim. Reviver tudo com os personagens. E provavelmente quando conseguir fazer isso, vou encher o blog de posts sobre os capítulos.rs

      Excluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo