27 de janeiro de 2017

Projeto Escrevendo Sem Medo - 2017

Tempo de leitura:


- Olá, queridos! 

Sim, eu devo ter surtado de vez. Porque ano passado fui totalmente incapaz de ler todos os livros das minhas metas de leituras. E como este ano está tão corrido quanto o anterior, eu deveria ter sido um tanto realista com minhas metas, certo? Errado! Além de ter colocado mais livros do que no ano passado, ainda decidi participar do Desafio 12 Meses Literários e agora... faltando pouquíssimos dias para o mês acabar... resolvi que QUERO MUITO participar do Projeto Escrevendo Sem Medo. É que, no fundo, eu adoro um desafio. :) 

Eu soube da existência deste projeto através do blog Leituras, vida e paixões e fiquei interessada demais, porém acreditei que não conseguiria participar. Tenho um milhão de coisas para fazer este ano e só sendo louca para arrumar mais uma. Só que não sou normal, vocês já sabem.rsrs  E o projeto me enfeitiçou pelo simples fato de eu amar escrever. De não conseguir viver sem escrever. Vocês podem ter uma ideia disso pelas minhas resenhas que são quase sempre enormes. E ainda não consigo entender como vocês se dão ao trabalho de lê-las.kkkkkkkk... Sempre serei muito grata a vocês por isso. Por reservarem tanto tempo de seus dias para lerem o que escrevo. :)

O projeto foi criado pelo blog Historiar e os temas são realmente desafiadores. O primeiro pode parecer fácil, mas quando paramos para pensar, não é tão simples assim. E isso me fascinou, pois é bom sair um pouco da zona de conforto, não é? Faz bem. 

Abaixo colocarei as próprias palavras da criadora do projeto, para que vocês tenham uma ideia do que consiste este desafio:


"Para quem não conhece, o projeto consiste em escrevermos um texto por mês conforme os temas estabelecidos. Isso, para despertar a vontade de escrever nas pessoas e fazer com que elas exercitem suas escritas. [...] Os participantes terão um mês para escrever o texto e postá-lo em seu blog com a imagem do projeto (para que ele ganhe cada vez mais visibilidade)."

Pois bem, gente. Todos que quiserem podem participar. Basta deixar um comentário no post do blog Historiar (clicando aqui), informando que vai participar, para que a Thamiris acompanhe os textos dos participantes. 

Seria legal se os participantes fizessem um post falando sobre sua participação no projeto #ESM. Para que ele fique cada vez mais conhecido e muitas outras pessoas possam se interessar por ele. :)


Os temas do Escrevendo Sem Medo - 2017 seguem abaixo: 


JANEIRO: Das coisas mais importantes na minha vida. 
(Texto aqui)
Parece um tema simples, mas algumas vezes, as coisas mais simples se transformam nas mais complicadas. Escrever sobre as coisas mais importantes de sua vida, das mais simples até as mais complexas, sinta-se a vontade.

FEVEREIRO: O poema da festa perfeita.
(Texto aqui)
O tema é um desafio. Eu tenho dificuldades para escrever poemas, então decidi me desafiar. Aqui, você vai escrever um poema descrevendo como seria a festa perfeita para você. Faça da forma como desejar!

MARÇO: Um pássaro engaiolado ganhando a liberdade.
(Texto aqui)
Como é se sentir assim? Você também pode comparar as sensações (a sua e a do pássaro) de encontrar a liberdade. 

ABRIL: Um fato sobre mim para cada aniversário.
(Texto aqui)
Você irá escrever uma lista. Se eu tenho 21 anos de idade, então vou escrever 21 fatos aleatórios – talvez interessantes – sobre mim.

MAIO: Se eu tivesse poderes mágicos...
(Texto aqui)
Qual super poder você teria se tivesse a oportunidade de escolher? Pode ser algo “simples”, como o poder de não criar expectativas, mas também pode ser algo fantástico, como ficar invisível. Você escolhe!

JUNHO: Considerações sobre um fim de semana ensolarado.
(Texto aqui)
Observe a imagem abaixo. Imagine que aquela pessoa é você. Imagine uma estória para essa imagem. O que você fez até tirar essa foto? Como se sentiu? O que aconteceu nesse fim de semana ensolarado?






JULHO: O que há de errado com a humanidade? 
(Texto aqui)
Momento para você expor aquilo que observamos com frequência hoje em dia e que faz seu coração chorar. Você pode expor um problema ou vários, a escolha é sua.

AGOSTO: Eu gosto tanto de você, que até prefiro esconder.
(Texto aqui)
Esse texto funcionará como uma carta anônima. Pense em alguém que você gosta e se declare. Exponha aquilo que faz com que você goste tanto da pessoa, dê dicas de quem ela é, mas não revele para quem a carta se destina.

SETEMBRO: Precisamos conversar sobre...
(Texto aqui)
Você terá algumas opções para escrever esse texto, escolha uma entre elas para colocar no lugar das reticências: machismo, preconceito, gratidão, especismo, felicidade, feminismo, influências.

OUTUBRO: A criança que eu fui gostaria de estar perto da pessoa que eu sou hoje?
(Texto aqui)
Esse tema é bastante comum, já vi bastante por aí, mas eu acho muito importante pararmos para refletir se estamos – ou não – fazendo um bom trabalho como seres humanos adultos.

NOVEMBRO: A minha estação do ano favorita.
(Texto aqui
Revele qual a sua estação do ano favorita e exponha o porquê de tal estação ser a sua favorita. Se você não tem uma estação favorita, fale como você se sente diante de todas elas.

DEZEMBRO: Das coisas inesquecíveis de 2017
(Texto aqui)
É dezembro! Fim de ano! Nesse mês, nós normalmente paramos para fazer um levantamento de tudo aquilo que aconteceu no decorrer do ano. Escreva sobre esse levantamento, conte quais foram as coisas que aconteceram e que você jamais vai esquecer.


Vamos lá, gente! Participem! Faltam poucos dias para o mês acabar! Aqueles que quiserem participar precisam correr! Eu estou correndo!kkkkkkk... Já, já vou preparar meu primeiro texto para o projeto. :)

Só mais uma coisa: aqueles que quiserem acompanhar meus textos só precisarão clicar na imagem do projeto que estará do lado direito da página do blog. Ou seja, mensalmente atualizarei este post fornecendo o link de cada um dos meus textos. 

Bjs!

Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

2 comentários:

  1. Oi, Luna!
    Muito obrigada pela participação. Fico feliz que tenha captado a proposta do projeto e tenha decidido participar. É um desafio para todos nós!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thamiris!

    De nada! Eu que agradeço por esse projeto maravilhoso e por nos dar a chance de participar! Estou amando!!!

    Bjs!

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo