28 de setembro de 2020

O Diário do Erasmo - Robson Cuer

Tempo de leitura:


Literatura Brasileira
Editora: Coerência
Edição de: 2016
Páginas: 208

51ª leitura de 2020 (48ª resenha do ano)

*Lido no Kindle Unlimited

Sinopse: Um cachorro abandonado que sonha em reencontrar a mãe. 

Erasmo é um cachorro de sorte. Junto com seus amigos vive aventuras e conhece o mundo com a curiosidade de uma criança, sem preconceitos e atento a tudo. Descobre um mundo mágico que por vezes não percebemos e emociona, ensina e diverte os leitores. 
Leve, poético e sensível, nos lembra que a vida é muito mágica e que a amizade é um lindo sentimento. 



Eu não tenho o hábito de ler histórias protagonizadas por animais porque sou uma manteiga derretida e geralmente choro com filmes ou livros envolvendo animais. 

Mas como O Diário do Erasmo é uma historinha voltada ao público infantil, eu imaginei que não teria nada que me fizesse chorar e serviria como mais uma leitura leve, numa fase da minha vida em que estou necessitando muito de histórias assim. 

Realmente é um livro bem levinho, que nos encanta e faz sorrir. Todavia, tem umas cenas que nos provocam lágrimas. Porque é impossível não se comover com certos acontecimentos que arrancaram um pedacinho do meu coração. :(

Erasmo é um cachorro ainda filhote, que foi separado de sua mamãe, abandonado na rua e depois colocado num Pet Shop para fazer parte de outra família. Só que vários cachorrinhos já tinham encontrado um novo lar e ele seguia ali, naquela gaiola sem que ninguém se interessasse por ele. Até que seu "papai" um dia apareceu e o levou. Foi aí que toda a aventura finalmente começou em sua vida. 

Na casa de seu novo tutor, Erasmo conhece o Jack, um cachorro que já morava ali há mais tempo e estava disposto a ser o "mestre" daquele pequeno curioso, que logo no primeiro dia já o encheu de perguntas.rsrs Ele também se encontrou com a gatinha Sidney que morava dentro da casa do seu papai e estava com filhotinhos na barriga. 

Com o passar dos dias e todas as coisas que vai aprendendo com o auxílio de Jack, Erasmo vai crescendo e se tornando um filhote muito esperto, bem como faz amizade com a Tata Barata Bailarina, as pulgas acrobatas, o senhor Lulo Borboleto e a senhora Lila Borboleta, entendendo o que significa ter uma família e que nem todos que parecem "legais" querem realmente o seu bem. 

"- Tristeza é uma coisa que a gente sente e que tira as cores de tudo. Ela dura enquanto a gente não consegue colorir a vida de novo."

Esta é uma história que conquista um espaço precioso em nossos corações, pois nos envolvemos profundamente não só com o Erasmo e todas as suas aventuras, mas também com outros animais que entram em cena e nos fazem amá-los. 

Erasmo é simplesmente um amor! Tão curioso e cheio de perguntas, não deixava o Jack em paz, pois queria aprender tudo sobre seu novo lar, sobre o dia e a noite, o tempo (que sempre passava sem que ele conseguisse conhecê-lo.rsrs), como os filhotes tinham ido parar na barriguinha da Sidney (algo que ele vai ficar sem entender) e muitas outras coisas. Eu amava a curiosidade dele, seus latidos de empolgação e sua correria pelo quintal. Tinha vontade de tirá-lo da história e ficar com ele para mim, para alegrar minha vida.rs

E como não falar do Jack, que rouba as cenas tantas vezes?! Ele arrebatou meu coração! Amei demais este cachorro tão esperto e carinhoso, tão protetor com o Erasmo e com seu papai. Não consigo falar dele sem sentir uma emoção muito forte. 

"- O que é esperança? É a certeza de que iremos conseguir algo, mesmo que demore muito."

Também amei o Batman (o cachorro que vivia na rua e fez amizade com o Erasmo através do portão), a Tata Barata Bailarina (me diverti demais com ela!), a gatinha Sidney (tão metida e vaidosa), o casal de borboletas e até mesmo as pulgas acrobatas. Todos eles me encantaram! 

Não falarei sobre o que me fez chorar para não dar spoilers. Mas posso dizer que é um livro que nos provoca diversos sentimentos diferentes. E que vale muito a pena! Tem muito o que ensinar para pessoas de todas as idades. 


 -> DLL 20: Um livro que tenha animais como protagonistas



Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo