29 de setembro de 2011

Resenha da Carla: A Cama da Paixão - Laura Lee Guhrke

Tempo de leitura:


Ele deixou-a encantada,
casou-se com ela e traiu-a...


 
Londres, 1833. Quando numa noite Lady Viola conheceu o galante visconde John Hammond foi amor à primeira vista. Vendo-se repentinamente envolvida numa relação série, só se apercebeu da chocante verdade após o casamento: o seu amado John nunca tinha gostado dela verdadeiramente, casando com ela apenas pela sua fortuna... e o pior, é que ele não via nada de errado nisso. Desolada, Viola jurou nunca mais permitir que o canalha que a tinha enganado se voltasse a deitar com ela.

John, na verdade, nunca teve a intenção de ferir a bela e determinada mulher que se tornou numa estranha para ele. Agora, depois de anos de um casamento faz de conta, ele precisa de um herdeiro, e vê-se confrontado com um intrigante e atraente desafio: ter de seduzir a sua própria mulher. Ele tem de convencer Viola a regressar ao seu leito matrimonial, mas desta vez pode ser ele o único a perder o coração.



-----------------------------




Esse livro é o 3º da série Guilty da Laura Lee Guhrke. Não sei se vocês lembram que eu já resenhei aqui o 1º há algum tempo atrás (Prazeres Proibidos). A mocinha deste livro é irmã do mocinho do 1º livro, Anthony Courtland, duque de Tremore.

Tal como fiz na última resenha, vou relembrar aqui a ordem da série e algumas informações acerca da mesma:


Guilty Series


1 - Guilty Pleasures (Prazeres Proibidos - Portugal)

 
2 - His Every Kiss - Não tem em português, nem de Portugal e nem do Brasil

 
3 - The Marriage Bed - (A Cama da Paixão - Portugal / Nosso Amor de Ontem - Sabrina Sensual 32 - Brasil) - Recomendo a leitura do livro publicado em Portugal porque o Sabrina publicado no Brasil está bastante mutilado, segundo meninas que leram me disseram.

4 - She's No Princess (Muito Mais Que Uma Princesa - Brasil)




Agora eu vou dar uma novidade muito triste. A editora portuguesa que publicou esses dois livros fez uma coisa muito idiota. Começou a publicar uma trilogia sem terminar essa série. O mais recente livro da Laura Lee Guhrke à venda em Portugal se chama “O Casamento do Ano” e é o 1º livro da Trilogia “Abandoned At The Altar". Eu me pergunto por que será que as editoras não publicam os livros pela ordem nem concluem as séries? É muito irritante isso!



Resenha:


 
Desde que li Um Amor Quase Perfeito da Sherry Thomas me tornei subitamente mais tolerante com relação ao assunto “infidelidade” e eu descobri que, dependendo da forma como a autora nos apresenta a questão, é possível eu apreciar bastante um romance, apesar de abordar um assunto desses.

 
Mas acho que Sherry Thomas foi mais feliz com “Um Amor Quase Perfeito” do que Laura Lee Guhrke com “A Cama da Paixão”. Infelizmente, nesse livro o mocinho não me convenceu totalmente. Provavelmente porque eu achei que ele não se redimiu convenientemente (ou pelo menos como eu gostaria). Acho que esse mocinho precisava ter passado pelas mãos da Judith McNaught para aprender algumas lições. rs

 
Fiquei várias vezes com a sensação que Viola estava vivendo na época errada e que era uma incompreendida, pois ninguém entendia que ela, como garota apaixonada que fora um dia, tivesse esperado certas coisas do noivo. Como honestidade, integridade… e amor. Me lembrei da poetisa Florbela Espanca que costumava dizer que vivia na época errada porque ninguém a entendia. Eu sei que manter amantes era uma coisa comum na época, assim como os casamentos de conveniência, mas Viola se casou por amor e John a fez acreditar que era correspondida. Quando descobriu que havia sido enganada ela ficou de coração partido e não conseguiu mais partilhar a cama com um homem que dizia amá-la mas havia se casado com ela por dinheiro.

John apesar de encantador não me fez perder a cabeça por ele. Ele não me deu motivos para querer defendê-lo e abraçar a sua causa. Durante grande parte do livro eu não o vi arrependido ou com vontade de se desculpar. Eu o vi, sim, volvidos 9 anos, tentar desculpar o seu comportamento infiel atribuindo culpas a Viola. E isso não abonou em nada a favor dele moralmente. Por mais compreensiva que eu seja com relação ao papel que o passado dele teve na pessoa em quem ele se tornou, acho que após o mergulho dentro de si mesmo e de ter reconhecido uma série de coisas, ficou faltando uma verdadeira cena de redenção perante Viola. Cheguei mesmo a achar que esse livro iria terminar sem uma declaração de amor da parte do mocinho. Quando ela finalmente aconteceu… eu esperava mais.

 
Acho que esse livro também perde para o primeiro da série na parte sensual. Não tenho memória de algo ter me desagradado no primeiro livro com relação às cenas de sexo mas neste achei que ficaram um pouco vulgares e demasiado gráficas. Se isso é algo que não me incomoda em alguns livros, neste achei desnecessário.

 
No geral eu gostei bastante do livro. Acho que a autora teve uma atitude ousada ao escrever essa história e ao criar um mocinho tão “imperfeito” mas quanto a mim é uma história que tinha mais potencial. O meu preferido até agora foi o primeiro livro da série.


(Ese livro ganhou 4 estrelas no Skoob)



Carla

Uma leitora que se envolve profundamente com as histórias que lê, que é apaixonada por músicas, filmes... uma romântica incurável.Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

Um comentário:

  1. Olá!

    Puxa vida, essa é uma temática que dá pano pra manga... Eu nem sei se conseguiria ler, mas vou anotar (por via das dúvidas). É bom ficar sabendo dos temas destes livros...
    Quero ler Um Amor Quase Perfeito, embora ache que vou ficar o livro inteiro querendo queimar o mocinho vivo... rs.
    Gostei muuuuuuuuuuuuito da resenha. Você expôs todos os pontos positivos e negativos de forma sucinta e eficaz.

    Abraços!

    Ana Carolina Nonato
    Seis Milênios

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo