20 de maio de 2012

Resenha da Carla: Lo Que Dicen Tus Ojos - Florencia Bonelli

Tempo de leitura:


Córdoba (Argentina) 1961:

 Francesca De Gecco es una joven que, a pesar de su extracción humilde, con la ayuda de su rico padrino ha sabido labrarse una sólida educación. Sin embargo, en sus planes para convertirse en periodista se cruzará una historia de amor imposible. Para ayudarla a olvidar, su tío le conseguirá un puesto en una lejana embajada. Al otro lado del mundo, Francesca encontrará una segunda oportunidad para ser feliz.




Resenha:


Francesca é filha de pais italianos nascida e criada na Argentina. É uma moça de boa formação, graças à orientação e ajuda financeira do seu "tio" Fredo, mas é "simplesmente" a filha da cozinheira de uma família imponente. Francesca se apaixona por Aldo, filho dos patrões da sua mãe e esse sentimento é correspondido, mas o rapaz não tem a coragem suficiente para enfrentar a própria mãe e se resigna a um casamento de conveniência com uma moça da alta sociedade. Ainda assim ele não está disposto a abrir mão de Francesca e passa a persegui-la com o objetivo de torná-la sua amante.

Para fugir da tentação e superar esse amor Francesca aceita um emprego na embaixada da Argentina, em Genebra, e devido a essa decisão a sua vida vai sofrer uma reviravolta. Sem entender muito bem como nem porquê ela é transferida para a embaixada da Argentina na Arábia Saudita e é lá que ela vai conhecer o verdadeiro amor ao encontrar Kamal, um príncipe herdeiro do trono.

Aldo e Kamal não podiam ser mais diferentes, em todos os sentidos… O que um e outro estão dispostos a fazer em nome do amor não se pode sequer comparar, daí eu ter achado o Kamal tão apaixonante.

No decorrer da leitura dei comigo pensando "nunca mais direi que não gosto de histórias de árabes". Talvez o problema esteja no fato de os romances que eu li com histórias passadas no Oriente Médio serem algo limitados em termos de enredo e mostrarem um tipo de mocinho muito esterotipado. Mas Florencia Bonelli não criou uma história de escapismo de enredo simples. Além do detalhe e rigor históricos e do dinamismo, que torna o ambiente por vezes quase cinematográfico, ela descreve maravilhosamente as paisagens e a gastronomia, aborda com realismo os costumes e o choque de culturas, a religião versus fanatismo religioso, entre outros temas, e cria um ambiente tão "vivo" que eu me senti totalmente absorvida. Além disso ela criou uma história com final feliz mas não poupou os seus protagonistas dos obstáculos reais que se apresentam a duas pessoas de culturas e posições sociais tão díspares. Não será a sua melhor história mas não deixou de ser apaixonante para mim.

A única coisa que "faltou" nesse livro (se quisermos entender assim) foi mais "pimenta" nas cenas sexuais (comparativamente a outros livros da autora), no entanto isso em nada prejudica a história, na minha opinião.

Esse livro pode dizer-se que antecede a trilogia Caballo de Fuego (que vai ser publicada em Portugal), uma vez que conta a história dos pais de Eliah, o protagonista dessa trilogia.


Carla


Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

5 comentários:

  1. Carla me maltratando com essa resenha, estou aguardando ansiosa a publicação dos livros Florencia Bonelli, em Português lá na Wook.

    Beijos
    Luciana
    Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  2. Carla, sua linda!

    Que resenha mais fofa! É claro que corri atras pra saber quais os outros livros desta autora e me deparei com o tal aclamado 'Quarto arcano'!!! PRA LISTA JA

    BJ

    ResponderExcluir
  3. Luciana, esse duvido que apareça por cá. Mas a trilogia Caballo de Fuego vai sair (o protagonista é filho dos mocinhos deste livro). O primeiro livro da trilogia está prometido para o mês que vem. beijo!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkk Eu não acredito, Luna. Ela tem O Quarto Arcano em casa e ainda não leu!!

    Flávia, vc tem o mapa da mina em casa! kkk

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Carlita! Isso chega a ser um crime!kkkkkkk... Ter o Quarto Arcano em casa e ainda não ter lido. Um crime gravíssimo.kkkkkkk...


    Bjs!

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo