2 de junho de 2018

Especial: O Morro dos Ventos Uivantes - Parte 1

Tempo de leitura:
Adaptação de 2009 para a TV


Olá, meus queridos!

- Pensem numa pessoa extremamente ansiosa que nem conseguiu esperar o expediente de trabalho acabar antes de iniciar este post.rs Ansiedade é um problema na minha vida e costumo ficar muito agitada com coisas simples. Assim, precisava colocar as ideias no Word para só então conseguir trabalhar na santa paz de Deus.rs

Quando vocês lerem este post provavelmente já será sábado (hoje, enquanto escrevo, é sexta-feira).

Como bem sabem, juntamente com outras blogueiras e leitoras, estou relendo o meu clássico amado/odiado, que não canso de reviver: O Morro dos Ventos Uivantes. Quem não sabe que amo/odeio este livro não pode dizer que me conhece.kkkk Porque eu respiro esta história. 

"Nelly, eu sou o Heathcliff."

- Então, reler a história do amor intenso e destrutivo de Catherine e Heathcliff, um amor capaz de sobreviver ao tempo e até mesmo à morte, trouxe de volta minha obsessão por assistir todas as adaptações possíveis da obra (post que será publicado, se Deus quiser, até início de julho, pois preciso assistir novamente alguns dos filmes, como a versão de 1992 e a de 2011, uma vez que se passaram séculos desde a última vez que vi) bem como me fez pensar nos livros que já li e mencionavam este clássico. Inclusive em algumas dessas histórias o livro da Emily era significativo para os protagonistas, sendo mais do que sua história preferida. 

"Como posso eu viver sem a minha vida? Como posso eu viver sem a minha alma?"

Assim, surgiu a ideia deste texto que agora escrevo. Que tal conhecerem quais são as histórias que ajudam a manter vivo o nome da minha autora querida e seu único e inesquecível livro? Que fazem com que leitores atuais ouçam falar desta obra e tenham a curiosidade despertada? Coloquem Wuthering Heights (de preferência a versão de Angra) para tocar e venham comigo!


Saga Crepúsculo
Autora: Stephenie Meyer


- Seja você fã incondicional de Crepúsculo (como eu) ou faça parte do time que torce o nariz e despreza profundamente, não pode negar o fato que muita gente ouviu falar pela primeira de O Morro dos Ventos Uivantes por causa dos protagonistas desta história. Crepúsculo também é cultura, minha gente! Trazendo para nossa vida não só livros clássicos como músicas também (Clair de Lune, Debussy, lembram? Belíssima! Ok. Creio que Clair de Lune é mencionada apenas no filme, mas já vale muito! E agora estou me lembrando de Decode também. Amo!). E amo sim o fato da minha tradução preferida, publicada pelo selo Lua de Papel, vir com a seguinte informação logo na capa: O livro preferido de Bella e Edward. :D

"Você precisa muitíssimo de uma visita à livraria. Nem acredito que está lendo O morro dos ventos uivantes de novo. Ainda não sabe de cor?"

"[...] O que lhe agrada tanto? 
[...] Acho que tem algo a ver com a inevitabilidade. Nada pode separá-los... Nem o egoísmo dela, nem a maldade dele, nem mesmo a morte, no final..."

"- Ainda acho que seria uma história melhor se um deles tivesse uma qualidade que os redimisse.
- Acho que esta é a questão - discordei. - O amor dos dois é a única qualidade redentora."

"- O que estava lendo? - murmurei não desperta de todo.
- O morro dos ventos uivantes - disse ele.
Franzi a testa, sonolenta.
- Pensei que você não gostasse desse livro.
- Você deixou à vista - murmurou ele [...] - .... Estou descobrindo que posso me solidarizar com Heathcliff de um modo que não acreditava ser possível."

- Sério! Eu poderia mencionar inúmeros momentos em que eles mencionam esse livro. Mas existe um especial: 

"Folheei o livro, encontrando facilmente a página que queria. O canto estava dobrado de tantas vezes que parei ali. [...] 'Se tudo o mais perecesse e enquanto ele perdurasse, eu ainda continuaria a existir; e se tudo o mais restasse e ele fosse aniquilado, o universo se tornaria muito mais estranho.' - Eu assenti outra vez para mim mesma. - Sei exatamente o que ela quis dizer. E sei com quem não posso deixar de viver."

"- Heathcliff também teve seus momentos - disse ele. Edward não precisava do livro para citar com perfeição. Puxou-me para mais perto e sussurrou em meu ouvido: - 'Eu não posso viver sem minha vida! Não posso viver sem minha alma!'"



Corações Feridos
Autora: Louisa Reid 

- Este é um drama bem pesado daqueles que nos jogam no chão com força e fazem de tudo para nos manter lá. Li a história num único dia e depois chorei até não ter mais forças. Existem diversos motivos para eu nunca tê-la esquecido e um deles é o fato da protagonista Rebecca ser uma apaixonada por livros, incluindo O Morro dos Ventos Uivantes. A vida dessa protagonista é muito triste e embora amasse ler tinha que viver tal prazer escondida, pois em sua casa jamais seria permitido. Quer uma amostra? "Eu encolhia minha mente enquanto pensava em todos os livros que nunca chegaria a ler, as histórias que ele estava escondendo de mim."Rebecca é muito, muito apaixonada por livros mesmo, e não ama só o Heathcliff, mas também o Sr. Darcy e outros mocinhos. Várias histórias são mencionadas: Grandes Esperanças, Emma, Villete, Orgulho e Preconceito, Crepúsculo, Harry Potter... 

"Fui para o fundo da biblioteca, para retomar de onde parara, a meio caminho da letra C. Eu estava determinada a ler todos os livros de todas as prateleiras, mas aquilo estava me tomando muito tempo. [...] No entanto, eu estava determinada a não desistir. Quando eu era transportada para o Morro dos Ventos Uivantes [...], meu mundo recuava e, por 40 minutos, a realidade ficava suspensa em algum lugar acima da escola..."


O Céu Está em Todo Lugar 
Autora: Jandy Nelson


- Bella Swan poderia até ser apaixonada por essa história, mas foi em O Céu Está em Todo Lugar que encontrei uma mocinha realmente obcecada. Se possível, ela não leria outro livro. O Morro dos Ventos Uivantes era tudo para ela. Sempre. Como esquecer Catherine e Heathcliff? Como traí-los lendo outra coisa?rs Lennie é uma personagem que rouba nosso coração. Não apenas com seu amor pelos livros (especialmente o "meu" clássico), mas também por toda a sua riqueza como personagem. É impossível não rirmos e chorarmos com ela. 

"Eu estava lendo O Morro dos Ventos Uivantes, como sempre [...]"

"Belo cavalo, pensei, e voltei para Cathy e Heathcliff, olhando para cima somente alguns segundos depois [...]"

"Ele afunda a mão novamente, tirando um exemplar de O morro dos ventos uivantes.
- É o meu livro favorito. Funciona como um calmante. Já li 23 vezes."

- O engraçado nesse trecho acima é que o mocinho com o qual a Lennie conversava fica admirado por ela ser capaz de viver depois de ler 23 vezes "o livro mais triste de todos" (segundo ele).rsrs Toda a família da protagonista sabia do seu amor pela história. Ela era obcecada mesmo. O livro era seu porto seguro, um lugar no qual poderia se esconder, se sentir acolhida e compreendida pelos personagens. Ela ia com ele para tudo que era canto, escrevia em seu exemplar... Era muito amor, gente! :)

E tem mais trechos, afinal de contas, é o livro que menciona o casal com mais intensidade, já que os personagens são importantíssimos para a Lennie:

"...um beijo como os de Cathy e Heathcliff trocados nas charnecas, com o sol batendo em suas costas e o mundo girando com o vento e as possibilidades."

"Como Heathcliff e Cathy. Tive o amor explosivo-do-tipo-que-acontece-uma-vez-na-vida e destruí tudo."

"Olho para nossas mãos e vejo O morro dos ventos uivantes em cima da mesa, silencioso e inofensivo e teimoso como sempre. Penso em todas as vidas desperdiçadas, e todos os amores desperdiçados presos dentro dele."

"Quero montar a história novamente para que Heathcliff e Cathy possam parar de impedir o caminho um do outro em cada curva, possam seguir seus furiosos corações vulcânicos na direção um do outro."


O Caçador de Pipas
Autor: Khaled Hosseini

- É necessário respirar fundo antes de mencionar este livro. Porque é uma história que abalou minhas estruturas e que fico tensa só em lembrar. Mas a intenção deste post é falar apenas das menções ao meu clássico em diversos outros livros, de gêneros distintos. Amir, protagonista da história, se apaixona por uma moça e tenta puxar assunto enquanto ela está lendo. Qual livro?rs

"Soraya virou o livro deixando a capa de frente para mim. Era O morro dos ventos uivantes.
- Já leu? - perguntou ela.
Fiz que sim com a cabeça. Podia sentir o meu coração pulsando acelerado por detrás dos meus olhos.
- É uma história triste - comentei.
- Histórias tristes dão bons livros - disse ela."


Nascida Sob o Sol de Aquário
Autora: Florencia Bonelli


- E como não poderia ser diferente, a minha sádica e amada FB também não perderia a oportunidade de trazer Catherine e Heathcliff para um dos seus livros, dessa vez através da música inspirada na história: Wuthering Heights, de Kate Bush. Bianca, protagonista do livro, é uma cantora lírica e numa determinada cena solta a voz interpretando a canção. Confiram:

"- Bianca, com que canção gostaria de começar? [...]
 - Com Wuthering Heights, de Kate Bush.[...]
- Sabia que existe um livro de mesmo nome? - comentou Mariel. - Cumbres Borrascosas, em castelhano. A história me encantou. 
- Sim, eu li. Na verdade, a canção fala da história de Cathy e Heathcliff."

Quando começa a cantar... Bianca entrega-se à música e só consegue pensar em Sebastián, seu próprio Heathcliff, comparando os trechos da canção com os sentimentos que cresciam em seu interior... com a paixão que envolvia os dois:

"Seu Heathcliff também era cruel, e também era seu único sonho" 
"Sobretudo, seu Heathcliff era seu único senhor, seu único dono."



O Que Dizem Seus Olhos
Autora: Florencia Bonelli

- Sim, neste lançamento de maio da editora Planeta Brasil, vocês conhecerão Francesca, uma protagonista forte e determinada (que também ama livros) que viverá ao lado de Kamal uma belíssima história de amor. Diferente de uma das suas histórias preferidas, claro, pois nada havia de destrutivo no que a unia ao Kamal. O amor deles era tão intenso quanto o de Cathy e Heathcliff, mas era um amor que curava, que os fazia recomeçar e lutar contra um mundo hostil, que não via com bons olhos a união de um árabe e uma ocidental. No livro, a menção ao morro dos ventos uivantes não é explícita, pois Francesca apenas cita suas autoras favoritas. 

"Amante dos grandes autores da literatura, Fredo abastecia a biblioteca de sua afilhada com Shakespeare, Cervantes, Dante, Goethe e outros; Francesca, por sua vez, apaixonou-se pelas irmãs Brontë e por Jane Austen e lamentava que houvessem morrido tão jovens e sua obra não fosse mais extensa."


- Estes foram os que consegui recordar. :D Todavia, vale mencionar ainda um livro muito amado pela minha amiga Rubia, que lembrou-se que há uma menção especial à história. 

A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata
Autoras: Mary Ann Shaffer e Annie Barrows


- O título do livro é estranho, mas morro de vontade de lê-lo, pois a Rubia e outras meninas disseram que é uma história apaixonante e inesquecível. É um livro muito amado por elas e eu também quero ter a oportunidade de ser arrebatada pela história desses personagens! :)

"A princípio, não gostei de O morro dos ventos uivantes, mas assim que aquele fantasma, Cathy, passou os dedos ossudos pelo vidro da janela, fiquei fascinada e não consegui mais largar o livro. Com Emily, eu podia ouvir os gritos desesperados de Heathcliff nas charnecas. Não acredito que depois de ler uma escritora tão boa quanto Emily Brontë eu consiga voltar a ler [...]. Ler bons livros não permite que você goste de livros ruins."

Isso é uma grande verdade! Depois que conhecemos obras maravilhosas como O Morro dos Ventos Uivantes nos tornamos pessoas mais seletivas, nem todo livro nos agrada mais. Exigimos mais dos autores e suas histórias. 


- A querida Suelen Mattos, do blog Romantic Girl, também me ajudou com este post especial, pois descobriu uma menção incrível no livro abaixo: 

Os Homens (às vezes, infelizmente) Voltam Sempre
Autora: Penélope Parker

- Achou o título curioso? Eu também!kkkkkk... Me parece ser uma história divertida sobre uma mulher independente que quer nos ensinar como fazer para que os homens sempre voltem (ou o que fazer para eles não voltarem, se não quisermos, claro). Na verdade, pelo que li da sinopse, o retorno deles trata-se de uma lei da natureza e só é preciso seguir algumas dicas básicas para atraí-los de volta. Não é o tipo de história que aprecio ler, mas é inegável a beleza da referência ao meu amado livro:

"Quando eu era criança e li pela primeira vez a cena de despedida de Heathcliff e Catherine em O Alto dos Vendavais, percebi que a Humanidade se divide em dois grandes grupos: os que choram ao ler esta passagem e todos os demais. Ao olhar para trás, vejo-me a ler sentada no velho sofá grenat que havia na biblioteca da minha avó em Toronto. Perguntava a mim mesma por que diabo alguém na sua perfeita consciência resistiria à encantadora brutalidade literária de Heathcliff."

Eu também não sei!kkkkkkk... Definitivamente não dá para entender como alguém é capaz de resistir a ele. Nem nascendo de novo compreenderia.rs Amei muito o trecho acima!


Além disso, outras meninas do maravilhoso grupo Literatura de Época também citaram algumas outras histórias, como:

- O Diário de Bridget Jones, de Helen Fielding (citado por Maísa Lemes)

Crazy in Love at The Lonely Hearts Bookshop, de Annie Darling (citado por Aline Coelho). Sobre esse livro: pelo que pude entender com a ajuda do Google Tradutor (vocês sabem que não entendo nada de inglês.rsrs), O Morro dos Ventos Uivantes é de vital importância para a protagonista da história. Catherine e Heathcliff são sua inspiração.

Fama, de Tilly Bagshawe (citado pela Suelen Mattos). Quem aqui não sabe que odeio a Tilly?! Com todas as minhas forças, já que ela usa e abusa do nome do meu autor (Sidney Sheldon) para fazer sucesso. Ela tem a permissão da família dele para isso. Não está infringindo nenhuma lei de direitos autorais nem nada. Mas me enfurece profundamente como fã do autor. Enfim... Todavia, se ela mencionou a Catherine e o Heatchliff vale dizer, certo? Até a antipatia eu deixo de lado na hora de falar da C. e do H. :D Segundo a Suelen, Fama já começa com uma citação do livro:

"Heathcliff nunca há de saber do amor que lhe tenho.
E não é porque ele seja bonito, Nelly, mas porque ele 
é mais eu do que eu própria. Não sei de que são feitas
nossas almas, mas sei que a minha alma e a dele são iguais."

                        Emily Brontë, O Morro dos Ventos Uivantes


Bela maneira de começar um livro, verdade?! Mesmo odiando a autora eu amei isso! Só espero que Fama não seja uma releitura do clássico. Só espero!rs 

Fui lá ler a sinopse e voltei.kkkkkkk... Pelo que entendi da sinopse e das resenhas, os protagonistas da história são: um diretor de cinema, uma atriz e um ator. Todos os três envolvidos no remake de O Morro dos Ventos Uivantes. Os três veem no filme a oportunidade de salvar suas carreiras. Pelo que percebi da protagonista ela ficará ótima no papel de Catherine.rsrs

- Nascida na Escuridão, de Anne Holt Muller (citado pela Suelen Mattos). Os alunos discutem sobre o livro na sala de aula, pelo que entendi. E a conclusão na qual cheguei é que nenhum deles entendeu a história.rs

- Sombras do Infinito: O Artefato Mortal, de Billy M. Hidalgo (citado pela Suelen Mattos). O personagem está lendo o livro e menciona o trecho no qual o Heathcliff diz que enquanto ele viver a Catherine não descansará em paz. 


Espero que vocês fiquem tão felizes lendo este post como eu fiquei na hora de prepará-lo. Agradeço muitíssimo às meninas que me ajudaram com as indicações. Vocês são umas queridas! 

E quem aqui gosta de participar de grupos de leitura e debate sobre livros não sabe o que está perdendo por ainda não estar fazendo parte dos seguintes grupos: 

Literatura de Época -> Grupo fascinante! Amo as trocas de ideias, as indicações incríveis, os debates... Eu quase enlouqueço desejando os livros que as meninas mencionam. É muito amor nesse grupo, gente! 

Grupo Fãs Florencia Bonelli -> Quotes emocionantes (é um mais lindo que o outro!), debates sobre as melhores histórias/mocinhos/mocinhas... Nunca nos falta assunto. :D É simplesmente maravilhoso fazer parte desse grupo amado. E ainda existe a página para quem é fã da autora curtir e acompanhar as novidades: aqui


Agora... Por que o título do post é Especial: O Morro dos Ventos Uivantes - Parte 1? Simples. Porque na Parte 2 falarei sobre os filmes/minisséries que vi e farei uma comparação entre os mesmos. Aguardem! 

Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

20 comentários:

  1. Luna, que post lindo!!! Amei cada detalhe - e a sua paixão pela história. Foi um prazer poder ajudar um pouquinho!

    Agora deixa eu confessar uma coisinha: eu ganhei esse livro há anos de uma amiga da faculdade, mas até hoje não li. #Shame
    Preciso remediar isso logo!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado, Suelen! :D E mais uma vez muito obrigada! Você me ajudou muito, querida!

    Precisa mesmo!kkkkk... Leia!!! E depois me conte tudo o que achou! Claro que espero que você ame! Que se apaixone loucamente pela história!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Luna! Sou uma apaixonada por Morro dos Ventos uivantes também, e quando eu li, ainda era muito jovem, e por certo não entendia muitas das coisas e sentimentos retratados ali.. Até ler novamente e compreender. Tenho uma edição velhinha, que ganhei com um monte de livros velhos de um tio, e hoje percebo que tesouro.. E mesmo não sendo uma fã louca de Crepúsculo, eu gosto muito de todas as referências sobre o livro.


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  4. Ai ai ai... Luna, vc ainda vai me convencer a ler esse livro. Minha resistência está quase se quebrando, que medo rsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. Olá, meninas!

    Aline, realmente você tem um tesouro e tanto! :D Guarde essa edição com todo o carinho, pois as edições antigas dessa história são preciosidades. Eu sonho em conseguir algumas!rsrs

    Vanessa, vou ficar muito feliz se conseguir isso!kkkkkkkk... Espero que você leia a história e ame tanto quanto eu amo! :D

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente eu nunca li o livro e não vi nenhuma adaptação da obra, mas sou bem curiosa quanto a trama e como não li diversos dos livros que mencionou, então eu não sabia que neles existem essa referência e pela quantidade de livros mencionados, acho que já passou da hora de conferir esse clássico.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu gosto muito de O Morro dos Ventos Uivantes, li duas vezes, acho (eu sei que não são tantas como vc leu, ms enfim rs). Acho interessante que outras obras tenham como referência esse livro, ou que pelo menos citem ele. É uma boa forma de fazer com que novas gerações sempre se lembrem dele, que busquem por ele para saber exatamente do que se trata.
    Não vejo como não gostar desse amor louco entre os protagonistas. Com certeza um livro que dificilmente será esquecido.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Caramba! Não sabia que esse livro era citado em tantas outras obras! Realmente, a primeira vez que ouvi falar desse título foi em Crepusculo, e li ele por influência do filme! Haha

    ResponderExcluir
  9. Esse post só poderia te rsido feito por alguém que am ademais este livro e reconehce suas referencias em outros livros. Confesso que não lembro dele em O Caçador de Pipas, mas deu vontade de reler só pra pegar a deixa. Adorei o post. MUitoooooooo.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, foi justamente com O Céu Está em Todo Lugar e a obsessão da protagonista pelo livro que nasceu em mim a vontade de ler O morro dos ventos uivantes, leitura que venho adiando há séculos, rsrs. Amei saber de todas essas obras que mencionam o clássico.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Que postagem mais amor é esse? Eu amo O morro dos ventos uivantes e acho muito legal conhecer livros que ele é mencionado. Claro que sei da menção em Crepúsculo e foi por causa disso que fiz a leitura dele. Não sabia da menção dele em todos esses outros livros, muito menos em O caçador de pipas, que já li.
    Estou com o novo livro da Planeta aqui em casa para ler e espero curtir muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Acredita que eu ainda não li esse livro, assim como não vi nenhuma adaptação?
    Sério, ainda não me senti inspirada para assistir ou ler, mas vou anotar a dica, pois tenho a intenção de conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Acredita que nunca li O morro dos ventos uivantes? Sempre tive pé atrás por já ver muitos comentários sobre ter uma narrativa arrastada, ai acabei deixando de lado.
    Sua postagem e referências ficaram ótimas, aguçou até uma curiosidade em conhecer e dar uma chance a essa obra.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Acredita que eu ainda não li O morro dos ventos uivantes? Sim, tenho que corrigir isso.
    Adorei a ideia do post, uma das coisas que mais me agrada em um livro é quando os personagens gostam de ler e mencionam outras obras.
    Da lita que você fez eu só li a série Crepúsculo, e Clair de Lune é citada nos livros sim, conheci por conta disso.
    Realmente amei o post e acrescentei vários livros na lista por conta dele. Além é claro de aumentar a urgência de corrigir o erro de não ainda não ter lido o morro dos ventos uivantes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Luna

    Que postagem criativa, adorei! Acho que já comentei aqui que tentei lernO Morro dos Ventos Uivantes por causa de Crepúsculo mesmo, de tanto que ele era mencionado. Mas não rolou, fui ler pelos motivos errados, mas um dia tentarei novamente. Nem lembrava dessas quotes, adorei relembrar! E que legal que há menção nos demais livros... fiquei aqui pensando em quantos livros mais ele aparece! Hahahah

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá! Tudo bom?

    Eu tenho MUITA curiosidade sobre o livro O Morro dos Ventos Uivantes, espero de verdade ter a oportunidade de lê-lo no futuro ou apenas assistir a adaptação. Você citou as músicas clássicas de crepúsculo e já dei um grito haha Amo músicas clássicas e tenho as que você citou tanto no meu celular quanto no meu computador. Estou com esse livro, O Que Dizem Seus Olhos, e espero poder chegar logo na parte que tem essa citação. ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Já comecei a ler O morro dos ventos uivantes várias vezes, até perdi as contas de quantas. O que mais me impressiona é a quantidade de livros que mencionam a obra, tô um pouco chocada hahaha, já li uns 6 dessa lista e não tinha notado o quanto se fazia presente essa recomendação, só na Saga Crepúsculo é que senti uma vontade louca de conhecer o livro.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    que post maravilhoso. Das obras citadas, conheço/li apenas a saga crepúsculo e admito que embora já tivesse ouvido falar de o morro dos ventos uivantes, foram os personagens de Meyer que despertaram meu interesse em conhecer a história, e já quero me desculpar antecipadamente, pois este é o único livro que abandonei em toda a minha vida literária, não consegui amar, então só odiei mesmo, achei os protagonistas de Bronte desagradáveis e o relacionamento tóxico, não tive vontade de seguir com a leitura, apesar disso assisti a versão mais recente do filme e achei okay. Tenho plano de algum dia reler e finalmente concluir a leitura, para quem sabe dessa forma ter uma visão mais ampla e talvez diferente da que tenho atualmente.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Confesso que na febre de Crepúsculo eu até o li, mas hoje vejo o quanto esse hype influenciou (positivamente ou não) os leitores atuais. Não é o tipo de livro que leria hoje em dia e tampouco novamente, rs. Peguei ranço hahaha.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Fiquei muuuuitooooo curiosa para ler "Os Homens (às vezes, infelizmente) Voltam Sempre" por causa do titulo e da capa.
    Na verdade mesmo, eu amei todos os livros mas os dois que eu adicionei na minha lista foram: "O Que Dizem Seus Olhos" pelo pequeno resumo eu pude perceber que irei amar o livro e que ele irá realmente valer a pena.

    Beijos!

    www.resenhasetudomaisbr.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo