12 de outubro de 2020

De Gateira em Gateira - Jacqueline Gonçalves

Tempo de leitura:


Literatura Infantil
Literatura Brasileira
Páginas: 24

56ª leitura de 2020 (51ª resenha do ano)

Sinopse: Serafim era um gato muito amado e bem tratado por Veruska, sua dona. Tudo em sua vida caminhava muito bem, até que ele começou a se sentir traído por ela. Por esta razão, ele decidiu tomar providências. O problema foi que ao invés dele arrumar uma solução, acabou foi se metendo em uma grande confusão.




O fato deste livro ser protagonizado por um gato me "chamou" assim que soube do seu lançamento. Qualquer pessoa que realmente me conheça sabe que sou perdidamente apaixonada por animais, sobretudo gatos. Já tive vários. Houve um período da minha vida em que eu tinha oito gatos em minha casa, eram mais gatos que pessoas (moro com a minha mãe e minha irmã), alegrando os meus dias, enchendo minha vida de amor. 

Hoje em dia eu só tenho uma gatinha, a Luana, que é tão ciumenta quanto o Serafim da história. Até mesmo quando estou "conversando" com o cachorro da minha irmã, ela fica me gritando, pois se sente "traída" se dou atenção para qualquer outro animal. Ela é o amor da minha vida. A minha filha. Como o Serafim, ela foi abandonada na rua e "me encontrou", me escolheu como sua mamãe. Desde aquele dia somos inseparáveis. 

O livro traz a história do gatinho Serafim, que tinha sido abandonado na rua com seus irmãozinhos. Ele nos conta que não sabe o que aconteceu com seus irmãos, mas se lembra do momento em que Veruska o encontrou e levou para casa, onde ele tinha um monte de privilégios.rsrs Sua vida era perfeita, com cama quentinha, suas comidas favoritas e até a caixinha de areia à sua disposição, sem mencionar o afeto que recebia, cada carinho, toda a dedicação de Veruska. Até que as coisas desandaram... Ele jamais imaginou que sua mamãe (prefiro chamar de mamãe, pois a palavra "dona" me causa incômodo) pudesse traí-lo daquela maneira, "despedaçando seu coração" e atingindo, é claro, o seu orgulho de gato-filho-único: ela adotou outro gato. Aquele foi o fim do mundo para o Serafim. De modo algum ele aceitaria dividir suas coisas e sua mãe com um intruso.rsrs

É aí que o Serafim decide tomar uma decisão: encontrar outra gateira (pessoa apaixonada por gatos) para adotá-lo, alguém que não tivesse nenhum outro gato em sua casa (pois a questão toda é que ele queria ser filho único) e lhe desse tudo aquilo com o que ele já estava acostumado. 

E ele encontra uma nova mãe, Dona Dolores, uma mulher que tinha perdido um gatinho e estava com o coração triste. Serafim chega em sua vida levando de novo a alegria e no início tudo corre bem. Até que... Serafim, agora com um novo nome, começa a sentir muita saudade de Veruska. O que fazer se ama Dolores, mas não deixa de pensar em sua outra mamãe?! Ele estava realmente metido numa grande confusão!

Esta história é uma delícia! Eu ria tanto com as travessuras do Serafim, porque além de serem divertidas eram muito parecidas com as coisas que os gatos fazem na vida real. Quem cuida de gatos sabe como eles são traquinas, orgulhosos e ciumentos! A gente pisca e lá estão eles aprontando! É uma loucura! Mas amamos cada momento ao lado deles! 

Claro que senti vontade de dar uma bronca no Serafim pelo susto que ele dá na Veruska, mas é impossível ficar brava com ele por muito tempo.rsrs E no final da história tudo dá certo. Final feliz garantido!

É um livro que me lembrou muito minha infância, pois além de ser um livro voltado para o público infantil (mas que encanta pessoas de todas as idades), também fez eu recordar o primeiro gatinho que eu tive (Miguel) que apareceu no meu quintal quando eu era criança e ficou aqui pelo tempo que Deus permitiu. Ele era bem traquinas, independente e amoroso. O Serafim me fez recordá-lo bastante.

A autora Jacqueline Gonçalves é dona do canal literário Estante Alada. Clique aqui para conhecer!



-> DLL 20: Um livro que lembre a infância


Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo