30 de junho de 2021

Livros lidos e não resenhados - Primeiro semestre de 2021

Tempo de leitura:

 


Literatura Inglesa
Título Original: Wuthering Heights
Tradutor: Ciro Mioranza
Editora: Lafonte
Edição de: 2018
Páginas: 384

13ª leitura de 2021 (releitura)


Sinopse: Um amor proibido que sobrevive ao tempo e a morte, atormentando duas gerações. O Morro dos Ventos Uivantes é um livro intenso com personagens contraditórios. A paixão entra na história como combustível para um enredo recheado de suspense e drama. Adaptado para o cinema por diferentes diretores, o texto de Emily Bronte provoca o leitor o tempo todo com uma atmosfera de desejo onde sentimentos reprimidos, violência e ódio disputam cada linha com emoções delicadas. É uma perfeita tradução da natureza humana. Não espere um romance que provoque suspiros. Esse clássico da literatura inglesa foi feito para arrancar lágrimas.




Quem é que acompanha o blog Emoções à Flor da Pele e não sabe que O Morro dos Ventos Uivantes é minha obsessão???!!!rsrs É o livro que mais reli na vida (já perdi as contas) e venho tentando reler, pelo menos, uma vez a cada ano, em tradução e edição sempre diferentes das que já li. Eu coleciono edições desta história tão intensa e arrebatadora e, como já disse anteriormente, assim como Catherine diz que ela é o Heathcliff, digo que eu sou O morro dos ventos uivantes, tamanha a paixão que sinto por todo o universo presente no livro. Os personagens complexos, o clima, o passar pelas gerações, todo amor e ódio que saltam das linhas e se cravam em nós, nos marcando por dentro, tornando impossível esquecer a montanha-russa que é esta obra tão incrível da minha querida Emily Brontë. 

Todavia, necessito dizer que esta edição da editora Lafonte deixa a desejar. Páginas transparentes (tive que comprar o e-book da mesma edição para conseguir ler, pois no livro físico era muito difícil pra mim), erros bem perceptíveis (como a data de nascimento e a data da morte da autora) e alguns outros erros que aparentemente eram de revisão. O que gostei bastante foi da capa. 

O único motivo para eu não fazer a resenha desta releitura é que já fiz mais de uma resenha sobre a história aqui no blog.rs Já estou ansiosa para ler o livro de novo. E de novo. De novo....kkkkkkkkkk




Editora: Canção Nova
Edição de: 2017
Páginas: 128
17ª leitura de 2021


Sinopse: Este livro é uma preciosa oportunidade para você eliminar sofrimentos, desgostos e complicações de sua vida. Infelizmente, deixamos que os problemas do cotidiano, aliados a questões não resolvidas do passado, tornem a vida pesada e até mesmo triste. Mas não precisa ser assim. 

Sorrir pra vida é uma escolha. É a decisão de, com Deus, retomar o controle e eliminar o lixo emocional que nos torna fracos e doentes. Quando não varremos para longe de nós as ideias e sentimentos estragados que todos os dias entram em nosso íntimo e nos fazem mal, eles sabotam nossas chances de viver bem e ser feliz. 

Tudo o que está dentro de nós, pensamentos e sentimentos, interfere no modo como enfrentamos as dificuldades do dia a dia. Para não desperdiçarmos a vida, precisamos da força e sabedoria do Espírito Santo. 

Você verá que não precisa desistir de seus sonhos só porque as coisas não tomaram o rumo que você esperava. Independente de nossa vontade, a vida não acontece exatamente como planejamos.

Neste livro, você verá que há um jeito de reagir aos aborrecimentos e superá-los sem perder a paz, o bom humor e a alegria. Você encontrará, em cada página, respostas simples e práticas para dissipar as preocupações, o medo, e se libertar de tudo que tem roubado sua alegria de viver. 





Este é um livro sobre o qual não sei falar... Me surpreendeu tão positivamente! Significou tanto para mim em maio, quando eu estava vivendo um período de muita tristeza, de angústias e motivos para não sorrir... Minha edição do livro está toda coberta de marca texto!rsrs Eu marquei quase todas as páginas e usei muito post-it também. 

É um daqueles livros que quero levar para a vida. Reler quando sentir que preciso de forças para sorrir, que preciso de "ânimo", de reencontrar-me comigo mesma e com Deus. 

"Não esmoreça diante das dificuldades, senão elas ficam mais difíceis. Elas são como um inimigo que nos bate com mais força quando a gente abaixa a cabeça e ameaça desistir."

Quero ler todos os livros do autor! Espero que suas obras não me decepcionem em nenhum momento, como acabei me decepcionando com um livro do Augusto Cury. Mas penso positivo e acredito que aprenderei muito com os livros do Márcio Mendes. 






Literatura Infantojuvenil
Editora: Martins Fontes
Edição: 2010
Páginas: 260
19ª leitura de 2021

Sinopse: Matilda adorava ler. Passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas, quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentavam seus problemas. Os pais viam televisão o tempo todo e achavam muito estranho uma menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois ela não acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas. A história de Matilda até que poderia ser triste. Mas Roald Dahl conta as coisas de um jeito tão absurdo e exagerado, inventa tantas travessuras e aventuras malucas, que tudo acaba ficando engraçado.





Matilda é aquele tipo de história leve para lermos quando tudo o que desejamos é relaxar. Quando queremos apenas sorrir e sonhar um pouco ao lado de um livro que não vá nos deixar em prantos. Isso não quer dizer que apenas coisas boas acontecem na história dessa pequena leitora, mas Matilda é uma menina tão forte e determinada que até nas piores situações nos faz rir com suas travessuras e suas pequenas "vinganças" contra os adultos que tentam torná-la triste (e nunca conseguem).

Filha de pais negligentes e que se sentem ofendidos por ela ser inteligente e gostar de livros, a menina se cria praticamente sozinha até os cinco anos de idade, o que acaba por fazê-la amadurecer rápido demais, transformando-a numa criança "adulta". Embora ela brincasse como outras crianças de sua idade, seu cérebro era muito avançado, seus pensamentos e forma de procurar soluções para lidar com injustiças eram maduros demais. E nem mesmo quando conhece a senhorita Mel, professora que percebe sua inteligência e a coloca sob sua proteção, Matilda deixa de estar por si mesma. 

Isso porque a senhorita Mel não era uma pessoa que conseguisse se impor diante de outras pessoas. Se alguém tentasse dominá-la, facilmente conseguiria. Na verdade, é Matilda quem precisa "salvar" a professora e não o inverso.rs São vários os temas "tristes" abordados nesta história aparentemente leve, mas o autor cria um universo de magia e exagero que torna as situações engraçadas, ainda que no fundo elas não sejam. 

Eu gostei muito do livro e quis adotar Matilda como filha!rs Apesar de já fazer bastante tempo que vi o filme pela última vez, achei várias situações bem parecidas com o livro, o que me faz considerar que a adaptação é bem fiel à história em sua essência. 


Além destes livros, eu também reli no primeiro semestre do ano O Sobrinho do Mago, de C. S. Lewis, livro que faz parte de As Crônicas de Nárnia. Pretendo reler todos os livros da série, pois até hoje eu não concluí a resenha e quero até o final do ano, se Deus quiser, publicar a resenha completa sobre os sete livros. 




Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

2 comentários:

  1. ola Luna
    lendo a sua resenha sobre o Morro dos ventos uivantes e de todo o seu amor por ele ,eu me lembrei da Ju Cirqueira do canal Nuvem literaria ,inclusive ela foi convidada para escrever uma mensagem no livro que a editora Antofagica está trazendo.ela tem uma predileçao muito grande por esse livro ,eu ainda não li ,até tenho o livro mas é em uma edião muito antiga e eu quero ler em uma ediçao mais nova .só sei que quem le O morro dos ventos uivantes não sai imune da leitura.
    que bom que leu o livro do Marcio Mendes ,tambem gosto muito da maneira simples e eficaz com que ele explica as coisas .

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliane!

      Saudades de você, querida! :)

      Sim, eu vi o vídeo dela sobre todas as edições que ela possui do livro e que ela escreveu um texto para a edição da Antofágica. Amo quando outras pessoas também sentem esse amor intenso por O Morro dos Ventos Uivantes, que é um dos livros da minha vida. Que é tudo para mim!

      Realmente! Quem lê esse livro não sai imune! Ama ou odeia com força! Eu sinto uma mistura dos dois sentimentos: amo e odeio. Com intensidade. Com loucura!rsrs

      Eu quero ler mais livros do Márcio Mendes. Este livro que li dele me fez muito bem. Foi uma ótima leitura!

      Bjs!

      P.S.: Quando ler O Morro dos Ventos Uivantes, me diga tudo o que sentir pela história! Vou amar saber o que você achou!

      Excluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo