2 de janeiro de 2024

Metas Literárias para 2024

Tempo de leitura:


 

Olá, queridos!

Feliz 2024!!!

Este ano, se Deus quiser, irei completar três décadas de vida.rsrs Em 01 de julho. E ousei elaborar uma lista com 30 livros para ler antes dos 30.kkkkkkkk Fiz a lista em final de junho do ano passado e até agora li apenas um dos selecionados.kkkkkk Sim, só rindo mesmo! Como se não bastasse estar lendo num ritmo quase impossível de concluir a meta até o meu aniversário, ainda decidi elaborar uma lista de 12 livros para 2024 e participar do clube de leituras do canal Aventuras na Leitura. :D

Estou empolgada com as minhas metas literárias! Talvez não leia nem metade dos livros que pretendo, mas é bom retornar a literatura. Sentia muita falta do meu cantinho querido, de fazer metas, participar de grupos de leitura, compartilhar impressões sobre as histórias... Estou muito feliz de estar de volta! Estava me dedicando demais ao que não me acrescentava em nada como pessoa. Pelo contrário, me deixava cada vez mais triste e vazia. Livros me fazem feliz. Me fazem "respirar". 

E não só os livros, claro! Músicas e novelas também! Não parei de ouvir músicas em 2023. Ouvi bastante, até. Mas não as apreciava, sabe. Ouvia para fugir, para me acalmar. Mas não "sentia" a música como tinha o hábito de fazer. Mergulhando na melodia e na letra. 

Na entrada de 2024 resolvi ouvir uma música "nova". Não precisava ser um lançamento, mas apenas uma música que eu ainda não conhecesse. Escolhi o cantor Carlos Rivera e fui pesquisar quais de suas músicas ainda não conhecia. Sou apaixonada por ele por conta da música Otras Vidas, que me arrebata por completo! 

Acabei por esbarrar na música La Carta... e que música! Poesia em forma de canção.

La Carta - Carlos Rivera


E como desejo fazer de 2024 um resgate de mim mesma, também decidi abrir o ano com novas novelas (novas para mim, por não tê-las visto antes). Apostei em Hercai e La Intrusa, telenovelas turca e mexicana, respectivamente. Ambas disponíveis no Globoplay (embora Hercai ainda não esteja completa e eu me pergunte se o Globoplay vai demorar muito para disponibilizar todos os episódios). 


Hercai - Amor e Vingança já me conquistou logo no primeiro capítulo. Que início! Sei que vou chorar muito com a história de Miran e Reyyan. Estou preparada para isso.kkkk É romance. Daqueles bem dramáticos, cheios de segredos, vingança, amor e ódio... Miran foi levado pela avó a acreditar, desde criança, que sua mãe e seu pai foram brutalmente assassinados pelo pai de Reyyan. 

Ao crescer, decide cumprir a promessa de vingar-se daqueles que destruíram sua vida e se aproxima da família da mocinha, disposto a conquistar-lhes a confiança (com uma identidade falsa) e fazê-los lhe entregarem Reyyan em casamento. Não sei muito sobre a história ainda, mas considerando que ele deu um sobrenome falso, imagino que seu casamento com a mocinha não será válido, e através da desonra dela que ele deve concretizar sua vingança, já que se trata de uma família extremamente tradicional, que vive numa cidade conservadora da Turquia, onde os costumes e as "leis" da honra ainda são fortes. 

Devo odiar muito o Miran ao longo da história, mas acredito que vou perdoá-lo. Dá para ver desde o primeiro episódio (estou indo para o quarto) que ele está loucamente apaixonado pela Reyyan... As trocas de olhares desses dois me deixam com o coração acelerado!kkkkk Apesar de toda rivalidade e ódio entre as famílias, eu sinto que ele vai ficar do lado dela. Que vai lutar por ela. E se ela acabar ferida em sua vingança, espero que o arrependimento dele venha acompanhado de rastejar aos pés dela para eu poder perdoá-lo mais rápido. :)

A Intrusa é uma telenovela de 2001, sendo uma típica novela mexicana, do jeito que eu amo! Mas apesar de conter todos os elementos que me enfurecem e encantam (sim, ao mesmo tempo!) nas novelas mexicanas, o primeiro capítulo não me envolveu muito. A infantilidade do suposto mocinho da história é cansativa. Enquanto a protagonista Virgínia é perfeita, o mocinho tem um comportamento ridículo e esta é a parte que me irrita em algumas novelas mexicanas: as mocinhas têm que ter extrema paciência e serem mães dos digníssimos mocinhos, que se esqueceram de crescer. Nem cheguei ao segundo capítulo e já estou querendo que a Virgínia o mande para o quinto dos infernos!

Agora sim vamos ao assunto deste post.rs Era sobre as metas literárias, lembram?

A meta mais importante é a dos 30 livros para ler antes dos 30 (link para o post com todas as escolhas aqui). Também pretendo ler ao menos 6 livros em espanhol e participar de todos os meses do desafio do canal Aventuras na Leitura, cuja lista com as escolhas até julho vocês podem conferir no próprio canal da organizadora do desafio, clicando aqui

Este post na verdade é para falar dos 12 livros escolhidos para 2024, que não fazem parte dessas outras metas. 

Vou apenas listá-los aqui e ir atualizando o post conforme conclua as leituras ao longo do ano, se concluir.kkkkk Foram livros escolhidos com base no fato de já ter desejado iniciar as leituras outras vezes e não ter conseguido. Histórias que quero muito ler. E que pretendo que me acompanhem neste "retorno a mim mesma" que quero concretizar em 2024. 

-> 12 livros para 2024:

1. Os Tambores do Outono - Diana Gabaldon
2. Purgatório - Dante Alighieri
3. Paraíso - Dante Alighieri
4. Escravidão - Vol. II - Laurentino Gomes
5. Escravidão - Vol. III - Laurentino Gomes
6. Os Mistérios de Sir Richard - Julia Quinn
7. Corte de Névoa e Fúria - Sarah J. Maas
8. Corte de Asas e Ruínas - Sarah J. Maas
9. Uma Noite Escura - Elizabeth Gaskell 
10. Que Falta Você me Faz - Harlan Coben
11. Violeta - Isabel Allende
12. Vamos comprar um poeta - Afonso Cruz


E é isso, queridos!

Até breve!

Bjs!

Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo