Olá, queridos!
O ano de 2026 está começando e, normalmente, seria o momento de fazer promessas literárias. De colocar aqui quais são as minhas metas de leitura para o ano. Só que, desta vez, não farei isso. Porque nos últimos anos prometer não foi positivo. Eu fiz várias promessas de estar mais presente, de voltar a fazer resenhas, de ler mais romances românticos, de voltar a me dedicar ao meu cantinho querido como antes. O meu cantinho que este ano completará 16 anos. Só que toda vez que prometi, veio a vida e se encarregou de mudar tudo. E para não seguir me frustrando, eu decidi que deixarei o ano livre.
Sim, tenho o meu grande projeto literário, mas também se trata de um projeto bem livre, para cumprir (ou não) ao longo dos próximos anos. Foram livros selecionados conforme o meu grande desejo de lê-los, mas se não for possível concluir a leitura de todos nos anos que virão, tudo bem. Não vou surtar por isso. E eis aqui a questão: nos últimos anos me angustiei muito por não cumprir metas, mesmo tendo prometido que não surtaria.rs Eu sofri por não conseguir me dedicar aos livros como antes, por não ler meus romances, por não fazer as resenhas com a frequência que eu desejava, por participar de clubes de leitura, mas não conseguir concluir a leitura da maioria dos livros. Enfim... Eu sofri bastante. Para alguns pode parecer tolice, mas os livros possuem um lugar muito importante na minha vida e falhar com eles, me causa impacto, me atinge. Bem... É isso que pretendo mudar.
O que sim prometo a mim mesma neste ano que se inicia é levar a literatura com leveza. Não significa que não irei cair em prantos com uma história (quase sempre choro com os livros.kkkk), que não vou me emocionar e falar sobre literatura com as pessoas (estou sempre falando sobre livros no meu dia a dia). O que significa "levar a literatura com leveza" é não surtar se não conseguir ler todos os livros que desejo este ano, não me entristecer, me cobrar e me culpar se determinado livro de um clube de leituras não for lido, se não conseguir fazer resenhas, se começar um livro e não terminar... Enfim... Simplesmente me permitir ler conforme o meu tempo, sem cobranças, sem prazos, sem desespero.
E é assim que estou começando o ano... Com livros? Claro! Mas de forma leve, sem exigir demais de mim. Estou lendo três livros ao mesmo tempo, de gêneros diferentes, mas no meu ritmo, sem surtar. Ler precisa ser um prazer, queridos! Eu sempre falei aqui sobre o prazer de ler, o privilégio, a mágica que é estar com um livro, mergulhar naquela história e esquecer todo o resto. Quero isso de volta. Quero sentir os livros sem me desesperar com cobranças que eu mesma me faço. Quero ler com tranquilidade.
Que 2026 seja bom! Para todos nós! E que possamos mergulhar em livros inesquecíveis!

