30 de dezembro de 2012

Retrospectiva Literária da Carla - Melhores Romances de 2012

Tempo de leitura:





Prometi à minha querida amiga Luna que faria um top dos melhores romances que eu li em 2012. Onde eu fui me meter! :D

Sei que é covardia minha mas eu me limitei a escolher 12 histórias que eu amei, sem tentar colocá-las por ordem de preferência, pois eu simplesmente não conseguiria fazer isso. Para mim várias delas merecem o 1º lugar, várias o 2º e por aí adiante, então não tive coragem de hierarquizá-las.


Seguem então os eleitos: 


O Grande Amor da Minha Vida: O cavaleiro de bronze – Paullina Simons
















Sem dúvida que essa foi uma das histórias mais lindas, sofridas e inesquecíveis que eu li esse ano. E não só esse ano. É um dos romances mais marcantes que eu li na minha vida e ganhou um lugar de honra na minha estante! Ele faz parte de uma trilogia mas eu ainda só tive o privilégio de ler o 1º. É um romance OBRIGATÓRIO, entenderam? Quem ama um bom romance não pode morrer sem ter lido essa história! 

Tudo o mais que eu falar será supérfluo pois jamais conseguirei passar a essência desse livro, que ficará para a história como um dos livros da minha vida!



Trilogia Cavalo de Fogo – Florencia Bonelli









(capa do 1º livro da trilogia, publicado em Portugal)

Um livro da Florencia Bonelli é garantia de que todas as horas, minutos e segundos que vc investiu na leitura terão valido a pena. Os livros dessa autora são livros que a gente tem que ter na estante! Eu alinho e realinho mesmo quando eles estão milimetricamente alinhados. Tiro da estante e folheio para ler alguns trechos e matar a saudade dos seus personagens arrebatadores, sinto o cheiro ou apenas os seguro nas mãos porque me deu vontade. Tiro os grãozinhos de pó mesmo quando são invisíveis. Deu para entender como vale a pena ler os livros dessa autora???

Os heróis dela são apaixonantes e fazem qualquer coisa por amor. E como são quentes, meu Deus!! Amor, erotismo, ódio, guerra, intrigas e mistérios, História, aventura, ação. A gente encontra tudo isso e muito mais nessa trilogia. É uma autora com um estilo muito parecido com o da Paullina Simons, então ter um livro dessas duas autoras nas mãos não tem preço.



Me llaman Artemio Furia – Florencia Bonelli














Sim, Florencia Bonelli. De novo! Esse livro é ma-ra-vi-lho-so. Um dos melhores dessa diva. Artémio roubou o meu coração e essa foi uma das histórias da autora que mais me fizeram chorar pois ela foi muito cruel com o casal protagonista! Artémio e Rafaela são dois personagens tão bem construídos e tão intensos que se tornaram inesquecíveis para mim. É um livro que é puro sentimento e tudo nele é intenso demais!


Flores na Tempestade – Laura Kinsale













Ainda só li um livro dessa autora, mas foi tão arrebatador que eu virei fã dela para todo o sempre! Esse é um livro bem original, diferente de tudo o que eu já havia lido em romances históricos. Nada do que eu dissesse poderia fazer jus à história do inesquecível Christian e por isso eu convido todos a lerem e julgarem por vocês mesmos.



Um Estranho nos Meus Braços – Lisa Kleypas














Esse foi o 1º livro que eu li da Lisa Kleypas. Não li muitos mais depois desse, apenas um, e apesar de ter amado os dois, Um Estranho Nos Meus Braços continua sendo o meu preferido. Ele faz lembrar imenso um filme que eu adoro chamado Sommersby (e com certeza a autora se inspirou nele). Esse filme é lindo e para mim só tem o defeito de não terminar como eu queria. Lisa Kleypas corrige essa "falha" no livro dela, o que para mim o torna simplesmente perfeito! E o que dizer do Hunter? Ele simplesmente tirou o meu sono!


O Príncipe Corvo – Elizabeth Hoyt














O mocinho desse livro é muito feio! Além de narigudo e queixudo, ele ainda tem o rosto coberto de bexigas - umas cicatrizes muito feias causadas pela varíola, uma doença que não o matou mas que o marcou para sempre. Ele é tão traumatizado com isso que perdeu quaisquer ilusões românticas e alivia as suas necessidades num bordel. Mas a nossa mocinha vai ver muito além da aparência dele e enxergará sob a superfície um homem sensível e lindo. E nós tb! As livrarias deveriam vender esse livro junto com um ventilador porque esse homem é fogo!!



O Segredo de Sophia – Susanna Kearsley















Outra leitura diferente e linda que me transportou para a bela Escócia. A história se passa em duas épocas temporais mas o que realmente me encantou foi a história de amor de Sophia e John Moray, passada no século XVIII. Essa autora foi uma revelação e eu não vejo a hora de ler o próximo livro dela que a ASA irá publicar!


Palmeiras na Neve – Luz Gabás














Esse livro foi um sucesso de vendas em Espanha e vai virar filme! É um livro intenso e apaixonante que me transportou para a Guiné Equatorial dos anos 50, em plena época colonial espanhola. Ele é diferente dos outros livros que referi aqui. Se tem romance? Tem. E belíssimo, devo dizer. Mas nem todas as histórias de amor contadas nesse livro têm um final feliz. E não é um livro cujo enfoque seja o erotismo. Mas nada disso me desmotivou a lê-lo. Ainda hoje eu penso nele e em alguns personagens tão queridos para mim e lembro dos cenários de África como se eu própria tivesse passado por lá.


Lo que Dicen Tus Ojos – Florencia Bonelli


















Não é falta de criatividade. É que essa autora é boa demais e por isso eu tive que ler vários livros dela em 2012. Mas não li todos! Guardei alguns para 2013. kkkk

Lo Que Dicen Tus Ojos foi a 1ª história que a Florencia Bonelli escreveu. O 1º livro que ela conseguiu publicar foi Bodas de Odio – que eu ainda não li – mas teoricamente essa foi a primeira história que ela escreveu (detalhe sui generis: num computador emprestado)! E eu achei maravilhosa. Nota-se que ela evoluiu nos livros seguintes pois os mocinhos dela passaram a ser mais complexos que o Kamal. No entanto ele não deixa de ser maravilhoso! Penso que esse livro será muito do agrado das viciadas em romances de banca pois tem alguns ingredientes típicos dessas histórias. E para quem preferir mocinhos doces, protetores e sem defeitos é um prato cheio. Além de o estilo inconfundível dessa autora marcar presença, claro.


Marlene – Florencia Bonelli














Eu sei que vcs já devem estar achando que eu sou maluca. Mas fazer o quê? Marlene é uma linda história de amor entre uma jovem cantora de ópera e um mocinho bem atípico: um cafetão! Ele tem umas contas para acertar com o irmão dela e a forma de ela salvar a vida do irmão é aceitando cantar tangos no bordel do Carlo. As cenas deles dançando tango são belíssimas! É uma história de amor atribulada, com altos e baixos e, como sempre, a autora recria com maestria o contexto da época e a história do tango. É simplesmente imperdível.


Segredos do Passado – Deborah Smith
















Eu conheci essa autora com um livro maravilhoso, que não surge nessa lista pois foi lido em 2011 (A Doçura da Chuva), e a experiência foi tão doce e tão marcante que assim que surgiu uma oportunidade eu li um outro livro dela. Esse livro é mais dramático que A Doçura da Chuva, mas não menos lindo e especial. A relação de Roan e Claire em crianças me lembrou um pouco a de Heathcliff e Catherine (O Morro dos Ventos Uivantes), se bem que não é doentia nem tem o fim trágico da história destes últimos.  

O amor de Roan e Claire nasce quando eles ainda são crianças. Inicialmente não é um amor carnal, e nem poderia, mas sim algo muito mais profundo. Eles se amam com a pureza que só a infância conhece e é um amor tão único que é como se um fosse o outro. É um amor tão grande e especial que ultrapassa o entendimento dos adultos. E nem os 20 anos que eles passam separados podem destruir esse amor. É lindo demais!



A Canção de Annie – Catherine Anderson


















A Canção de Annie é um livro bem conhecido de imensas fãs da literatura romântica. Eu o conheci apenas esse ano e apesar das expectativas elevadíssimas por conta dos enormes elogios que se fazem a ele, eu não me senti defraudada, pelo contrário. Assino em baixo de cada resenha que enaltece essa história! É uma história que nos convence que o amor é possível para todos, até para uma mulher que desde criança foi tratada como uma deficiente mental (porque ninguém soube perceber que ela era surda), foi isolada do convívio com a sociedade e sequer aprendeu a falar, a ler ou escrever.

Por causa de uma tragédia o destino de Annie se unirá ao de Alex, que é o príncipe dos sonhos dela, dos meus sonhos e tb dos seus!


Carla.

Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

3 comentários:

  1. Carla uma overdose de livros maravilhosos ! Só pra me fazer passar vontade multiplicada por 10 !rsrsrs Amei sua seleção . Beijos !!

    ResponderExcluir
  2. Carla, sua lindona

    Fico aqui imaginando a loucura e a dificuldade que vc teve em selecionar esses livros... kkk

    Parabens! São livros maravilhosos que, alguns eu ja li,e, outros ja estão em minha lista de leitura.

    Feliz ano novo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, Thaís. Foram leituras maravilhosas, sem dúvida.

    É verdade, Flá. Foi muito complicado. kkkk Eu queria ter colocado mais livros. :D Espero que vc os aprecie também.

    Beijos, meninas. Feliz 2013!!

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo