16 de agosto de 2015

Em Busca do Paraíso - Judith McNaught

Tempo de leitura:

1º Livro da Série Segundas Oportunidades


Uma história envolvente e emocionante de dois jovens apaixonados, separados pela tirania de um homem arrogante e poderoso, que se dá o direito de manipular pessoas e mudar o rumo de suas vidas.

Meredith Bancroft, de família rica e tradicional de Chicago, é criada pelo pai divorciado, um homem despótico e superprotetor, que a sufoca com proibições e exigências descabidas. E é num ato de rebelião que, no fim da adolescência, ela entrega sua virgindade a Matthew Farrell, oito anos mais velho, sem nenhuma projeção social, mas inteligente e determinado, por quem sente súbita e avassaladora atração. Essa única noite de paixão resulta numa inimaginada gravidez e desencadeia uma série de acontecimentos emocionantes que culminam com uma separação litigiosa e sofrida.

Onze anos mais tarde, num encontro ao acaso, os dois se veem frente a frente, e daí por diante seus caminhos se cruzam e se tornam inseparáveis, assim como suas vidas, seus destinos, seu amor.


Palavras de uma leitora...


"A vida desferira-lhe grandes golpes, mas ela sobrevivera e descobrira uma força interior que não sabia que possuía."

- Ao olhar para o passado, Meredith Bancroft, uma mulher de negócios que alcançara o sucesso com muito esforço, lutando contra os empecilhos que o próprio pai sempre insistira em colocar em seu caminho e que agora estava prestes a se casar com o seu amor de infância, poderia ver exatamente onde deixara seu coração. Onze anos antes, quando não tivera forças para lutar por um casamento fadado ao fracasso desde o princípio e pelo amor de um homem que invadira o seu mundo, o virara de ponta-cabeça e depois fora embora, sem sequer uma despedida. E no momento em que ela mais precisava dele... Ela sabia que nunca seria capaz de voltar a amar... E que enquanto vivesse, aquele passado, que ela tentara sufocar com todas as suas forças, voltaria para assombrá-la... 

Mas o que ela jamais poderia imaginar é que ele poderia voltar justamente na imagem do homem que tanto a ferira e despedaçara seu coração...  Alguém que ela não esperava voltar a ver... e que o destino estaria lhe dando uma segunda oportunidade. Para acertar as contas com o passado... consertar seus erros e, quem sabe, acreditar uma vez mais... amar uma vez... Mas estaria ela pronta para aceitar essa oportunidade? Ou colocaria um ponto final na história de amor e dor que ainda os unia apesar de todos aqueles anos? 

- Ao voltar à Chicago para fechar um novo negócio, Matt sabia que acabaria por reencontrar a mulher que havia sido sua esposa durante um curto período de tempo e que o ensinara que amar era a maior estupidez que um ser humano poderia cometer. Há mais de uma década ele entregara seu coração a uma jovem de lindos e risonhos olhos azuis que o fizera ansiar por coisas que jamais desejou. Que o fez derrubar suas defesas e acreditar que ficariam juntos mesmo com tudo contra eles... e que construiriam uma família. Apenas para destruir seus sonhos de uma maneira terrível. Nem com a morte da mãe ele sentira uma dor tão grande. E mesmo sentindo-se sufocar pelo desespero, ele pegara um avião para ir atrás dela, tentar convencê-la a pelo menos não acabar com o casamento... a lhe dar uma segunda chance de mostrar-lhe que poderia fazê-la feliz. Mas tudo foi em vão... e não valia a pena recordar aquele passado, mesmo que uma simples troca de olhar fosse suficiente para fazê-lo sentir de novo tudo que um dia sentira por ela e que mantivera trancando dentro de si. Desejando esquecer... desejando apagar... 

Mas quando certas mentiras finalmente são descobertas, ele percebe que deverá lutar com todas as armas ao seu alcance para conseguir o perdão de Meredith e fazê-la ver que ainda existe tempo para os dois... e que juntos poderiam aprender a amar... E curar as feridas que ainda sangravam. 

"Apenas Matt tinha o poder de causar-lhe sofrimento e, apesar disso, ela o queria. Essa verdade atingiu-a sem aviso, inaceitável, aterradora. Inegável."

- Fazia tempo que eu não lia uma história da minha querida autora e me perdia num mundo de magia, romance, sorrisos e dor que ela sabe criar de uma maneira que sempre nos causa um grande impacto. São raras as histórias da JM para as quais eu não perdi meu coração. E Em Busca do Paraíso já conquistou um lugar em minha vida, sendo inclusive o melhor romance contemporâneo que leio da autora. Os outros são lindos, mas a história de Meredith e Matt é especial.

"Amo você. Nunca deixarei que alguém a machuque."

- Um amor que sobrevive ao tempo e às artimanhas de um homem egoísta e manipulador, e que nos encanta desde o princípio. É impossível não suspirarmos com o primeiro encontro entre esse casal... com um amor que nasceu no momento errado e que justamente por isso nada nem ninguém poderia destruir, não importando o quanto tentassem e nem mesmo que eles próprios não tivessem forças para lutar. Quando se conhecem, nenhum dos dois está preparado para os sentimentos que começam a surgir, ambos tinham sonhos particulares, que faziam parte do que eles eram e que os obrigaria a seguir caminhos diferentes, ainda que ninguém interferisse no relacionamento deles. Porque era realmente o momento errado, embora fosse o sentimento certo. E mesmo que eu tenha sofrido muito com a separação dos dois e com tudo o que a Meredith teve que suportar sozinha, enganada pelo próprio pai, acreditando que o homem que ela amava fora capaz de abandoná-la justamente quando ela mais precisava que ele estivesse ao seu lado... apesar de meus olhos terem ficado cheios de lágrimas e um nó doloroso ter se formado em minha garganta... e apesar também de eu ter desejado matar o pai dela com as minhas próprias mãos e mandá-lo com passagem só de ida para o inferno... eu estava preparada para aquele suposto fim. Porque eu sabia que não era realmente o final. E sabia também que por mais doloroso que tudo fosse para eles e que todos aqueles anos de separação manteriam vivas aquelas feridas... eu sabia também que era uma separação necessária. Para que eles amadurecessem, para que realizassem os sonhos que não poderiam abandonar e assim estivessem finalmente prontos para aprender a amar. Eu sofri muito com eles dois, mas aceitei o que aconteceu, sabendo que quando a vida os colocasse frente a frente de novo o tempo deixaria de existir... os sentimentos estariam ainda mais fortes e eles tomariam todas as decisões certas que antes não foram capazes de tomar. 

 "Matt nunca a aceitaria de volta…
  As pequenas imagens do presépio pareceram oscilar, quando ela as fitou através das lágrimas.
  - Por favor, não deixem que isso aconteça comigo - rezou, desatando num choro convulsivo."

- Amar a Meredith e o Matt foi fácil, fácil.rs E totalmente inevitável. Eles vão roubando espaço em nosso coração, nos fazendo sentir tudo com eles. Com os dois eu ri muito, mas também chorei. E torci para que tudo pudesse se resolver sem que eles tivessem que sofrer mais do que já tinham sofrido. Para que se consolassem, para que colocassem para fora a forte dor que partilhavam por uma perda marcante e encontrassem juntos o caminho de volta para o amor. 

"- Pretende viajar para onde, Meredith?
 - Se você ainda quiser me levar… eu gostaria de ir ao paraíso. 
 Matt não se moveu, nem falou. Por um momento horrível, Meredith pensou que se enganara, que  realmente estava tudo perdido. Então, ele estendeu a mão.

 Com lágrimas de alegria nos olhos, ela deu-lhe a sua. Matt entrelaçou os longos dedos fortes nos  seus e puxou-a gentilmente, tomando-a nos braços e apertando-a contra o peito.

 - Amo você, Meredith - murmurou, apossando-se de sua boca num beijo desesperado."

- Uma história de amor, de dor, que também fala de esperança, perdão, arrependimentos e novas oportunidades. E não é só aos protagonistas que é dada uma segunda chance. Outros personagens (incluindo alguns que não mereciam) também têm a oportunidade de consertar os erros passados e voltar a amar. Fiquei muito feliz por uns e furiosa por outros. A JM não consegue não me irritar. Sei que ela faz de propósito.rsrsrsrs....

Uma música que me parece escrita para este casal é Volverte a Ver da cantora Noelia. Clicando aqui vocês poderão ouvi-la. :) 

"Eu que jurei não voltar a chorar, nada posso prometer.
 Quis enterrar o passado no fundo do mar...
 Porém, hoje a vida nos volta a cruzar e de novo outra vez ponho à prova o coração...
 O que sentirá? Que segredo oculta o seu olhar?" 
  Volverte a Ver - Noelia


Segundas Oportunidades:

1º- Em Busca do Paraíso
4º- Todo Ar que Respiras

Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo