2 de abril de 2019

Balas, Bombons, Caramelos - Ana Maria Machado

Tempo de leitura:

Literatura Nacional e Infantil
Editora: Moderna
Edição de: 2010
Páginas: 44
Onde comprar: Amazon


Sinopse: O que é, o que é? É gostoso, delicioso, mas pode acabar com o sorriso.
Pipo, o hipopótamo, era alegre, brincalhão, amigo de todos os animais e, sobretudo, bastante sorridente. Mas Pipo era comilão também e, às escondidas, devorava todos os tipos de doces que, sem perceber, iam acabar com aquele bom humor. 




Como hoje é o Dia Internacional do Livro Infantil eu resolvi apostar nesta leitura fofa e educativa, geralmente trabalhada nas salas de aula, como um complemento e um incentivo à leitura. É o livrinho que minha prima de dez anos estava lendo bastante empolgada. Também desejei conhecer o hipopótamo Pipo e seus amigos. :)

A história é bem singela, mas a autora conseguiu transmitir com clareza as mensagens desejadas, fazendo as crianças refletirem sobre seu próprio comportamento e hábitos de alimentação. 

Pipo é um hipopótamo que leva a vida bem "de boa", sem se meter em confusão com ninguém. Sempre tão alegre e cheio de brincadeiras engraçadas, ele possui muitos amigos, até mesmo o jacaré gosta dele, e olha que o jacaré não era lá muito popular, preferindo manter-se distante de qualquer possibilidade de laço de amizade com outros bichos, pois aquilo não era para ele. Porém, Pipo tinha algo que fazia com que todos gostassem dele e quisessem partilhar de sua paz e alegria. 

"Mas, também, nenhum deles tinha a simpatia do Pipo.
A calma do Pipo.
Principalmente, o sorriso do Pipo.
Por isso todo mundo gostava dele."

E que sorriso! Era o mais bonito de todos, tão sincero e iluminado. Todavia, era um sorriso que estava prestes a ser apagado. :( Isso porque Pipo tinha um defeito: escondido de todos, comia tudo que era doce. Sua alimentação era composta basicamente de balas, bombons, caramelos, chocolates, chicletes... Enquanto os outros animais acreditavam que ele comia coisas saudáveis e não entendiam por que ele ficava cada vez maior e mais pesado. A verdade foi revelada de uma maneira triste para Pipo, pois seus dentes pagaram o preço do excesso de guloseimas e o fizeram gritar de tanta dor, para angústia de seus amigos. 

"Passava o dia mastigando balas, bombons, chocolates, caramelos, doces, chicletes.
Por isso é que agora estava com os dentes esburacados, todos cariados."

O livro possui ilustrações de Elizabeth Teixeira e são realmente muito fofas e capazes de despertar o interesse até mesmo das crianças que estão começando a ler sozinhas, pois são ilustrações que "conversam" muito bem com o texto e o complementam. 

É um livro que fala de maneira muito bonita sobre amizade e solidariedade. Todos os personagens são animais e eles se ajudam, sem interesses ocultos, sem condições, simplesmente estão ali para seus amigos, independentemente da diferença de espécies. Há uma cena em que o jacaré comenta com Pipo que juntos eles poderiam "mandar" em todos, mas Pipo nem o leva a sério e sua bondade acaba por influenciar o jacaré, que aprende muito com ele. 

O único problema de Pipo era a paixão por doces, a alimentação tão prejudicial tanto para seu organismo quanto para seus dentes. E com isso a autora passa uma mensagem de alerta para as crianças, de que se comerem doce demais podem vir a desenvolver cáries e sofrer as consequências disso. Guloseimas são boas, mas tudo que é demais acaba sendo ruim. 

É uma historinha escrita para o público infantil, mas capaz de agradar a todas as idades. Eu curti muito a leitura! Como o livro é bem curtinho, tendo mais ilustrações que textos, você consegue lê-lo em dez minutos. 

Fica a dica de uma história simples e bonita para você ler se quiser mergulhar em algo leve e também para ler para seus filhos, netos, sobrinhos, irmãos, primos, alunos etc. 


Bjs!






Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

11 comentários:

  1. Oi Lu! Ah, que gracinha de livro! Além de ser um ótimo estímulo para a leitura, é também educativo de uma maneira clara e simples, que as crianças aprendem a ler e a ter cuidados com si mesmas. Espero que sua priminha goste bastante dele, e que leia sempre mais. Sabemos o poder que os livros têm sobre uma mente! Amei o post!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  2. Gosto especialmente da criatividade e doçura da Ana Maria Machado nossa imortal da Academia Brasileira de Letras. Ela sabe o que faz e faz bem feito. Livros infantis têm o poder de encantar e ensinar a todos né... Independentemente da idade. Pena que nem todos os pais acompanham as leituras dos filhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Luna,
    Amei em saber que a autora Ana Maria Machado conta através de fábula sobre os problemas da má alimentação. Existem muitas crianças obesas no mundo que devem tomar cuidado por questões de saúde! Um livro que educa e diverte. Maravilhoso!
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos
    http://www.garotosperdidos.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Adoro esses livrinhos infantis que ensinam tanto para as crianças de uma forma lúdica, que consegue passar sua mensagem de uma forma divertida. Achei uma gracinha este livro e sua premissa. Anotei a dica para comprá-lo para o meu sobrinho. Tenho certeza que ele vai adorar ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ahh mais que delicinha de leitura.
    A sinopse por si só já nos arranca um sorriso e fiquei bem satisfeita ao ler que esse tipo de história também traz ensinamentos e é de fácil compreensão.
    Lembrei dos livrinhos que adorava ler nas aulas quando criança.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Oi, amei conhecer esse livro pelo seu post, super importante essa mensagem que ele passa para os pequenos sobre os problemas causados por comer muitas besteiras, além de parecer ser uma ótima historinha.

    ResponderExcluir
  7. Ola Luna!

    Que post mais fofo, menina! Confesso para ti que tenho um certo problema em ler livros infantis, mas não tem como negar que é delicioso pegar uma história inocente e cheia de ensinamentos como parece ser essa que nos indicou.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Seu post foi providencial porque estou em busca de novos títulos infantis escrito por brasileiros. Adorei a dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Luna!!!
    Achei o livro de uma fofura só por trazer uma história infantil, mas com uma lição por trás da mesma.
    Adorei conhecer a história de Pipo e ver que o mesmo também era uma fofura, apesar do problema em comer doces demais.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adoro essa escritora, ela sempre me conquistou com sua lindas obras. Eu já conhecia essa, mas ainda não li. Com certeza está fantástica como as demais que ela possui.

    ResponderExcluir
  11. Sempre que quero desocupar de leituras mais pesadas eu busco um livro infantil. Este parece ter um tem bem interessante para as criancas mostrando o valor de uma amizade. Amei a capa, vou buscar ler.

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo