4 de fevereiro de 2021

O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson

Tempo de leitura:

 



Literatura Escocesa 
Título Original: The Strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde
Tradutor: Marcos Marcionilo
Editora: Melhoramentos
Edição de: 2013
Páginas: 131 (e-book)

3ª leitura de 2021 (3ª resenha do ano)

Sinopse: Na efervescente Londres do século XIX, qual seria a relação secreta entre Dr. Henry Jekyll, um médico bem-sucedido, generoso, elegante e educado, e Mr. Hyde, um homem repugnante e assustador? É isso que o advogado Mr. Utterson vai tentar descobrir nesta história repleta de mistério e terror, um dos grandes clássicos da literatura universal.





Eu já tinha ouvido falar muito desta história. Inclusive na série Once Upon a Time existiram alguns episódios falando dela, o que só serviu para aumentar minha curiosidade, embora eu soubesse qual era o grande segredo do livro. 

Mas ao iniciar a leitura percebi o quanto tudo seria diferente do que eu imaginava. A narrativa era muito lenta e cansativa, do tipo que dá voltas e voltas, em vez de ir direto ao ponto. Os personagens não são carismáticos e um livro que poderia ser lido em pouco menos de duas horas se tornou tedioso, ao ponto do meu estresse com a enrolação do autor ser tão grande que quase abandonei o livro. Consegui terminar a leitura no último dia do mês de janeiro, mas não tinha realmente nenhuma vontade de escrever sobre a história. 

Nela é trabalhada a dualidade do ser humano, o que pode ser considerado spoiler para quem nunca ouviu falar do livro (o que é quase impossível, pois a questão central de O médico e o monstro é algo que já foi adaptado até para alguns episódios de vários desenhos animados), como não existe ninguém que seja completamente bom nem completamente mau. Que no interior de cada ser humano habita a bondade e a maldade e tendemos a escolher um lado, o que não significa que o lado "rejeitado" não possa se manifestar em algum momento. É uma teoria na qual eu própria acredito: que todo ser humano é capaz de qualquer coisa, mas geralmente "abraça" um dos seus lados e luta para permanecer sem contato com seu outro lado. 

Através do senhor Utterson, um advogado muito bondoso e querido por seus amigos, conhecemos a história do doutor Henry Jekyll, um profissional muito respeitado, que sempre tratava a todos com consideração e tentava levar uma vida o mais correta possível, sem jamais fazer mal a ninguém. Utterson fica muito perturbado quando Henry lhe entrega um testamento, que deveria ser cumprido caso ele morresse ou "desaparecesse". A perturbação acontece pelos termos do testamento, que deixavam tudo o que médico possuía para um completo desconhecido, um tal de Edward Hyde, que mais tarde o advogado vem a descobrir que se trata de um homem perverso, que desperta o pavor e o ódio em quem cruza o seu caminho. Como alguém como Henry deixaria tudo o que lutou para conquistar nas mãos de alguém tão desprezível como Hyde? Logo, ele chega à conclusão que seu amigo só pode estar sendo chantageado e que seria a sua obrigação ajudá-lo. 

Ao longo da história vão acontecer alguns crimes bem terríveis praticados por Hyde, o misterioso e desprezível ser que quase não parece humano. Isso não é spoiler, pois é algo falado desde o início da história. Sabemos que Hyde é muito ruim e que é capaz das mais monstruosas coisas. O que o autor guarda como "segredo" é a relação dele com o médico. Que grande poder ele possuía sobre o Henry? Que grande segredo é esse que ele guardaria sobre o médico, ao ponto de ele fazer tudo o que Hyde queria? O autor guarda a grande revelação para o final, mas como eu disse, já sabia disso praticamente desde a minha infância, graças aos desenhos animados.rs

É um livro curtinho, no e-book são 131 páginas, e daria para ser lido em menos de duas horas, se não fosse tão chato. A teoria trabalhada na história é incrível, fascinante, principalmente para quem, como eu, aprecia essas questões psicológicas, mas não gostei da narrativa do autor, da enrolação para chegar onde ele queria. Se a história tivesse sido escrita de maneira diferente eu teria curtido bastante o livro. 



-> DLL 21: Um livro de até 200 páginas



Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo