29 de novembro de 2021

Livros lidos e não resenhados - Novembro de 2021

Tempo de leitura:


Literatura Brasileira
Poesia
Editora: Outro Planeta
Edição de: 2018
Páginas: 203 (Kindle Unlimited)

32ª leitura de 2021

Sinopse: Poeta com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais

Antes de mais nada eu gostaria de pedir licença ao seu coração, pois sinto que a relação que vamos criar a partir de agora é muito forte. Eu escrevi neste livro as poesias sobre os lugares mais íntimos em mim, aqueles lugares que são tão profundos que até eu mesmo só consigo visitar às vezes... Estou me apresentando para você como sou, sem rosto, sem voz e sem cheiro. Apenas ideias. E tudo o que sou são ideias.

Neste momento, uma voz está lendo estas palavras em sua cabeça, dentro da sua imaginação, e já não é mais a minha voz, eu não sei como ela é, mas espero que seja doce e suave. Seus pensamentos estão dançando com os meus, e já não sei mais onde eu termino e você começa, e esta é a relação mais íntima que eu já tive com alguém. Obrigado por estar aqui.




Li este livro por acaso. Apenas busquei um livro de poesia para descansar um pouco a mente das leituras densas e dos problemas e Eu tenho sérios poemas mentais apareceu na minha busca na Amazon, como disponível no Kindle Unlimited. Resolvi arriscar... e foi uma excelente decisão!

A escrita do autor é extremamente íntima, próxima do leitor. Suas palavras conversam com nosso íntimo, com nossas emoções mais pessoais, os sentimentos que muitas vezes escondemos dos outros e de nós mesmos. Como sofro de ansiedade generalizada, me identifiquei demais com a maioria dos textos. Era como se meu próprio ser gritasse através das palavras dele. Foi uma experiência arrebatadora e já quero ler tudo o que esse poeta maravilhoso escrever!

"Quando tenho vontade de fugir,
Deito só e fico horas olhando para o teto
Sinto que vou desaparecendo aos poucos
Até sumir.
Às vezes, eu deixo de existir
Para conseguir sobreviver."







Literatura Brasileira
Conto
Edição de: 2021
Páginas: 54 (e-book)

34ª leitura de 2021

Sinopse: Tudo que ela deseja é um clichê para chamar de seu.

Ciara O'Connor é uma simples secretária que desde criança é obcecada pelos livros de Shakespeare, por isso acredita fielmente que um dia irá encontrar um Romeu para chamar de seu. Após um encontro com um charmoso CEO italiano no trabalho, cujo nome é nada mais nada menos que Romeu, ela crê que finalmente encontrou o amor de sua vida.

Com um plano em mente ela aterrisa na Itália atrás de seu Romeu fujão, e irá enfrentar situações cômicas e dificuldades trágicas dignas de uma verdadeira peça de Shakespeariana em busca de seu final feliz. (Essa história foi anteriormente publicada na Antologia "Cada Um Tem O Clichê Que Merece".





Fazia tempo que eu queria ler algo da autora! Eu tenho algumas histórias dela no meu Kindle, mas por um motivo ou outro nunca encontrava tempo para lê-las. Até que resolvi adquirir este conto e dar uma chance... embora tenha a ver com Romeu e Julieta.rs

Quem acompanha meu blog provavelmente sabe que eu não sou muito fã de Shakespeare e que não gosto nem um pouco de Romeu e Julieta. Então, histórias inspiradas nesse clássico ou que são releituras do mesmo não costumam aparecer por aqui. Porém, deixei (um pouco) a minha implicância de lado e mergulhei na história... que se mostrou bastante agradável. 

Nela conhecemos Ciara, uma jovem apaixonada pelas peças de Shakespeare e que deseja viver um amor como o de Romeu e Julieta (mas sem o final trágico, claro). Num determinado dia, ela conhece um homem que a atrai imediatamente, ao ponto de considerá-lo o homem da sua vida, sua outra metade. Mas seu príncipe encantado mora na Itália e ela em Londres... como fazer com que tudo dê certo? Há ainda um pequeno detalhe: ele não lhe prometeu nada, nem sequer sabe que ela decidiu que irão ficar juntos para sempre. 

Ciara embarca numa aventura ao viajar para a Itália disposta a ir atrás do seu Romeu... e as coisas não acontecem exatamente como ela planejava já que ele não era um personagem de Shakespeare e não sabia como desempenhar tal papel.rs É uma história divertida, que segue um rumo diferente do esperado e que termina de um jeito que provoca um quentinho em nossos corações. Eu gostei muito. As referências à história de Shakespeare me incomodaram? Sim, porque não gosto da história, mas nem isso me impediu de curtir as loucuras de Ciara e o romance lindo que ela vive. 






Literatura Brasileira
Clássico
Editora: Edições Câmara
Edição de: 2018
Páginas: 363 (e-book)

35ª leitura de 2021

Sinopse: A série Prazer de Ler apresenta em seu novo volume a principal referência da estética realista-naturalista na literatura brasileira, a obra-prima de Aluísio Azevedo, O Cortiço. Ambição e exploração se misturam nessa envolvente e sombria história de uma habitação coletiva da capital do Segundo império. De um lado, a burguesia gananciosa e interesseira, disposta a tudo para enriquecer e subir na vida. De outro, personagens estereotipados, cheios de vícios e patologias, comparados a animais e movidos pelo instinto e pela fome. Todas as existências entrelaçadas e cruzadas em torno do cortiço de São Romão. Pela espetacular representação da vida cotidiana da cidade do Rio de Janeiro, esboçada com um colorido e com uma objetividade quase fotográficos, esta obra continua como um dos mais poderosos retratos da realidade brasileira. Um clássico da literatura nacional que, passado mais de um século de sua publicação, ainda tem o poder de emocionar e inquietar.




Há anos eu tentava ler este livro e nunca dava certo. Iniciei a leitura muitas vezes e sempre abandonava, não sentindo a mínima vontade de prosseguir. Até que soube que eu tinha direito de acesso ao Skeelo Audiobooks, um aplicativo no qual são disponibilizados audiobooks de livros, de diversos gêneros, um mais interessante do que o outro. 

Eu já tinha tentado "ler" em audiobooks antes, não O Cortiço, mas outros livros e acabava perdendo o interesse. Porém, eu gostei tanto do aplicativo Skeelo que resolvi dar uma chance ao primeiro capítulo de O Cortiço e a partir daí a leitura fluiu naturalmente. Gostei demais da experiência de ouvir uma história. Já coloquei outros livros na lista para "ler" neste formato.rsrs O importante é sempre ler, não importa se em livro físico, e-book ou audiobook. O que não posso é deixar de lado a literatura, que significa tanto na minha vida!

Tive inúmeros problemas com este grande clássico da nossa literatura. O livro me provocou uma confusão de sentimentos e decidi que não faria resenha da história, pois não me sentia preparada para colocar no "papel" tudo o que senti, os momentos de revolta com os personagens e com o próprio autor também... Não queria me desgastar muito emocionalmente, pois já bastava tudo o que passei durante a leitura. 

O que tornou esta história inesquecível para mim foi o seu final. Apesar de todos os altos e baixos ao longo da leitura, o final foi impactante, um verdadeiro soco no estômago da nossa sociedade sempre tão hipócrita. 



*Este tipo de post é dedicado aos livros que li em 2021 e por algum motivo não resenhei.


 

Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo