30 de dezembro de 2019

Fechando 2019 e Melhores do Ano

Tempo de leitura:


Olá, queridos!

Ainda nem acredito que 2019 finalmente está acabando!!! Eu sei que o ano passou bem rápido, mas aconteceram tantas coisas tristes logo no início do ano (desastres das chuvas, que causaram várias mortes; a tragédia de Brumadinho; a morte dos meninos do Flamengo; e muitas outras tragédias que nos chocaram ao longo do ano), que tudo o que eu queria era que 2019 chegasse ao fim. 

Também não foi um ano bom na minha vida. Aconteceram sim coisas boas: terminei a faculdade em dezembro de 2018 e minha colação de grau foi em março do presente ano, comecei a minha vida profissional, tive algumas conquistas importantes no decorrer de 2019 e sou muito grata a Deus por tudo. Sem Ele eu não teria conseguido nada.

Mas... ao mesmo tempo que aconteceram coisas boas, diversos fatores (como doenças e morte na família) contribuíram para me provocar um estresse maior do que eu conseguia lidar, o que afetou bastante o meu emocional, ao ponto de eu precisar procurar ajuda psicológica, coisa que eu não fazia desde a adolescência. Fazia dez anos que não precisava de terapia com psicólogo para controlar a ansiedade (fui diagnosticada aos quinze anos com transtorno de ansiedade generalizada) e as fases de depressão. Todavia, as diversas mudanças que ocorreram em minha vida em 2019 tornaram a ansiedade forte demais para eu lidar sozinha e se fez necessário procurar a ajuda psicológica, que me ajudou muitíssimo. Cada consulta fez eu me sentir mais forte, mais capaz de controlar a ansiedade e não deixar que ela tenha papel tão importante na minha vida. 

Foi um ano bem difícil para mim. E por mais que as coisas tenham melhorado nos últimos meses e eu esteja conseguindo lidar melhor com os problemas e o modo como eles me afetam, tudo que eu desejava era que 2019 chegasse ao fim.rsrs Por isso, estou muito feliz com este encerramento e desejando com todo o meu coração que 2020 seja um ano maravilhoso para todos nós! Um ano tranquilo, abençoado por Deus, no qual realizemos sonhos, projetos, que conquistemos tudo de bom que está reservado para nós nesse novo ano!

Mas agora é hora de falarmos de livros, filmes e séries, não acham? Cumpri todos os desafios/projetos literários? Assisti alguma coisa?rs Vamos conferir!

No link Projetos de leitura 2019 vocês conseguem conferir tudo o que li para os desafios/projetos e o que acabou ficando pendente.rs Porém, deixarei aqui um resumo:

Desafio do canal Literature-se

Eram 12 temas e eu consegui concluir 10, embora nem todos nos meses certinhos, mas o importante é tê-los concluído!rs Ficaram faltando apenas dois. E os livros escolhidos e não lidos farão parte das minhas leituras de 2020, claro!


Desafio Romance de Época 2019

Era um desafio criado pelo blog Livros Encantos, mas não deixarei o link aqui, pois quando clico não tenho mais acesso ao blog, parece que ele mudou de endereço ou foi excluído pela blogueira, não sei o que aconteceu. 

Dos 13 temas, eu consegui finalizar 11!!! Muito bom, né?! O curioso é que isso não significa que li apenas onze romances de época no ano (na verdade foram doze!kkkkk), mas sim que apenas onze se encaixavam nas categorias. 


Desafio 12 Meses Literários 2019

Este é um desafio do qual eu participava desde 2017, mas neste ano de 2019 as coisas não correram tão bem no grupo do Facebook no qual ocorria o desafio, onde colocávamos os links e conversávamos sobre as leituras. Isso porque o grupo foi abandonado pelas organizadoras, infelizmente. Apesar disso, eu concluí onze dos doze temas. 


Projeto do canal Aventuras na Leitura

Eram doze temas e, infelizmente, vários deles não foram finalizados :( Consegui concluir sete temas e cinco deles ficaram pendentes. Mesmo assim já dou spoiler do meu próximo post: vou participar do novo desafio do canal Aventuras na Leitura! E desta vez vou cumprir todos!rs


Mulheres em Foco

Foi um desafio criado pelo blog Um Olhar de Estrangeiro e eu consegui ler apenas oito livros para este projeto, então quatro ficaram pendentes. A proposta era ler livros escritos por mulheres, independentemente do gênero literário. A curiosidade?! Ao longo do ano eu li 38 livros escritos por mulheres. Então como é que não concluí o desafio???!!!kkkkk Eu digo que não concluí apenas porque não li todos os livros escritos por mulheres que escolhi especialmente para este desafio, entende?rs Mas li bem mais livros do que o projeto pedia. 


Ler 12 Livros Nacionais

Este era um projeto pessoal e consegui concluí-lo tranquilamente. :) Será mantido em 2020. 


Ler 12 Livros Clássicos

Outro projeto pessoal e que deu super certo! Li 19 livros clássicos e muitos deles me marcaram profundamente. Também será mantido em 2020.


Ler 12 livros não lidos em 2018

Este sim NÃO deu certo.kkkkkk Consegui ler apenas quatro dos livros pendentes de 2018. Ficarão para 2020!kkkkk


Ler 12 contos e/ou crônicas

Este foi meu maior sucesso!!!rsrs Entre contos e crônicas (a maioria foi contos) eu li 135!!! Isso mesmo!!! Pretendia ler apenas 12, mas li 135! Nem eu acredito!!! Conheci contos e crônicas maravilhosos, de autores que se tornaram queridinhos do meu coração. 


Total de livros lidos em 2019: 60 livros. 

Total de filmes: 12. 

Total de séries finalizadas (completas): 2

- Hatirla Gönül (turca)
- Once Upon a Time

Total de séries continuadas (que comecei a assistir anos antes e continuei em 2019): 2

- Outlander - terminei a 3ª temporada.
- Grimm - terminei a 1ª temporada.

Total de séries iniciadas (que comecei a assistir em 2019): 4

- Erkenci Kus (turca): estou no episódio 15.
- Dolunay (turca): estou no episódio 6.
- Lucifer - terminei a 1ª temporada.
- You - assisti a 1ª temporada. Não vou assistir a 2ª temporada. 

Séries em dia (que estou acompanhando as temporadas): 1

- Lei e Ordem Unidade de Vítimas Especiais: estou na 21ª temporada, que é a temporada atual!!! É a única série que acompanho certinha.rsrs Minha série preferida da vida!

Novelas

Eu comecei a assistir Bom Sucesso, mas abandonei.rsrs A novela é muito boa, mas acabei desistindo de acompanhar. 

Este ano chegou ao fim Espelho da Vida, uma novela que acompanhei e que me apaixonou!

Comecei a ver Amor sem Igual, da Record TV, e por enquanto estou APAIXONADA!!! 


Espero que tenham gostado deste resumo do ano!rs


E agora... Vamos ao TOP 3!

MELHORES DO ANO


Eu sei que sempre faço um Top 12, mas estava tão difícil escolher doze preferidos do ano, quando eu queria escolher vinte, que fiquei irritada e resolvi destacar apenas três.kkkkkkkkkkk... Isso significa que estes são os especiais, medalhas de bronze, prata e ouro. Mas... existem muitos outros livros que li em 2019 e se tornaram queridos do meu coração.

3º LUGAR - MEDALHA DE BRONZE



Este livro mexeu comigo de tantas maneiras que eu nem saberia o que dizer no momento. Leiam a resenha para entender! 

É um livro que fala de vida... de saber valorizar aquilo que realmente importa e que muitas vezes deixamos simplesmente passar. Através das histórias contadas nele, temos nossas estruturas abaladas. Uma emoção muito forte toma conta do nosso coração e sentimos que não poderemos continuar os mesmos após lermos a última página do livro, que é preciso acordar e entender de uma vez por todas que a vida é fugaz, que tudo é passageiro e um dia certamente nos arrependeremos de tudo o que deixamos de viver por nos concentrarmos no que não era importante. Como o trecho abaixo diz:

"Se eu soubesse como viver é custoso
não perderia tanto tempo assassinando meus dias."


2º LUGAR - MEDALHA DE PRATA



Deus do céu! Apenas recordar este livro já me faz sentir uma profunda dor dentro de mim. Já estou aqui chorando de novo enquanto escrevo. Baseado em fatos, este é um livro no qual a autora nos mostra de maneira crua e ao mesmo tempo delicada, o sofrimento que milhares e milhares de pessoas enfrentaram ao tentar escapar com vida das crueldades de Stálin, ao mesmo tempo que tinham que suportar o horror de talvez serem mortas pelos próprios soldados de Hitler. Eram pessoas que estavam cercadas por todos os lados, vítimas inocentes de uma guerra que nunca desejaram. Eram como brinquedos nas mãos de dois monstros (Hitler e Stálin) e sendo puxados por todos os lados, acabariam sendo despedaçados. Como, de fato, foram. 

Há muita dor nas páginas deste livro. Meu coração ficou quebrado em vários pedacinhos. Mas nem por um instante me arrependo de lê-lo. Graças à autora fui capaz de conhecer uma parte da História que tinha sido praticamente apagada, esquecida por todos. Recomendo muitíssimo este livro! Para todos que gostam de romances históricos, de relembrar períodos da nossa História que nunca deveriam ser esquecidos. 

"Quando os sobreviventes se vão, não devemos deixar que a verdade desapareça com eles. Por favor, dê-lhes voz."


1º LUGAR - MEDALHA DE OURO



Alguém tinha dúvidas de qual seria o meu escolhido como melhor livro do ano???!!! Este é um dos livros mais marcantes que li em toda minha vida. O que ele provocou dentro de mim... não dá para expressar. 

Diferentemente de O Sal das Lágrimas, A Rosa Branca não é um livro baseado em fatos. Não. Ele é a realidade crua. Cada um dos nomes mencionados são reais. Cada uma das execuções... perversamente reais. É um livro de memórias, uma homenagem que a Inge Scholl fez aos seus irmãos Hans e Sophie Scholl, dois estudantes universitários julgados, condenados e executados por terem lutado contra as barbaridades do nazismo. Por terem lutado por liberdade, pelo direito que todos tinham de viver, por terem levantado suas vozes para defender o que hoje conhecemos como direitos humanos. Ao lado de outros três estudantes (e um professor), eles criaram A Rosa Branca, no intuito de produzir e distribuir panfletos que conscientizassem a população alemã, que abrisse os olhos daquelas pessoas e as fizesse tomar uma atitude contra o regime nazista. E foram os seis executados por isso: por distribuir panfletos que expunham as mentiras e as monstruosidades do nazismo. Por distribuírem panfletos que defendiam a vida. Dizer que chorei com este livro é eufemismo. Este livro acabou comigo. Mas se eu tivesse que salvar cinco livros da minha estante, ele certamente estaria entre eles. Leiam!!! 

"O que essas pessoas haviam feito? Em que consistiram seus crimes? [...] Eles não se sacrificaram por nenhuma ideia extraordinária, não perseguiram grandes objetivos: o que queriam era que pessoas como eu e você pudessem viver em um mundo humano."

Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

2 comentários:

  1. oi Luna
    realmente foi um ano marcado por tragedias
    e voce tambem teve um ano dificil maas agora e esperar que 2020 seja bem melhor
    te desejo um feliz e abençoado ano novo repleto de coisas boas muita saude paz amor alegria e felicidades !!!Deus te abençoe
    gosto muito de voce sabia disso ?
    ah e adorei os livros medalhistas que voce escolheu rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliane!

      Muito, muito obrigada, flor!

      Feliz Ano Novo!!! Que 2020 também seja um ano muito abençoado para você, cheio de tudo o que for bom, de amor, paz, saúde, vitórias! Que você possa realizar seus sonhos!

      Também gosto muito de você, querida!

      Foi difícil escolher os melhores de 2019.rsrs Mas esses três são especiais.

      Bjs!

      Excluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo