6 de agosto de 2020

Fábulas Chinesas (Vários autores)

Tempo de leitura:

                                       

Literatura Chinesa
Organização e tradução: Sérgio Capparelli e Márcia Schmaltz
Editora: L&PM Pocket
Edição de: 2012
Páginas: 67

42ª leitura de 2020 (41ª resenha do ano)

Sinopse: O fabuloso mundo das fábulas

A fábula é um dos tesouros dos primórdios da humanidade. Gênero literário popular, tem origem em histórias transmitidas oralmente, de geração a geração – até que um ou mais escritores decidem registrá-las e dar-lhes uma forma definitiva. O presente livro reúne fábulas de diversos períodos da civilização chinesa – as mais antigas datando de antes da Era Cristã. São histórias de vários estilos, registradas por diversos autores que eram também poetas, mandarins, historiadores, sábios em geral, nas quais se evidenciam traços da cultura da China e uma sabedoria popular milenar. Para ilustrar esse mundo fabuloso, foi escolhida a arte do papel recortado, ou jianzhi. Muito comum na China e datando de dois mil anos atrás, esse tipo de ilustração tem, como a fábula, raízes na arte popular. Consiste em papel fino, geralmente de seda e de uma só cor, no qual, com muito esmero, são feitos pequenos e delicados recortes com tesoura, criando, assim, imagens que no mais das vezes representam cenas cotidianas ou animais.



Quanto tempo fazia que eu não lia uma fábula???!!! A verdade é que eu não sei.rs Acredito que a última vez foi ainda no colégio, então faz bastante tempo mesmo! O bom é que através deste livro, Fábulas Chinesas, eu pude ler, num só dia, exatas 35 fábulas! 

Como o título já diz, o livro reúne fábulas de diversos autores chineses, muitas delas datando de antes de Cristo. São histórias bem curtas que no final acabam por nos provocar um sorriso e nos fazem refletir sobre a sabedoria contida na maioria delas. Algumas me fizeram ficar pensando por um longo tempo, imaginando como textos escritos tantos e tantos séculos atrás ainda conseguem ser tão atuais...

Não sei dizer de qual delas gostei mais. Mas vou falar brevemente das minhas preferidas...rs

O pássaro de nove cabeças traz a história de um pássaro (obviamente, Luna!kkkkk) que não conseguia se alimentar, pois suas nove cabeças ficavam brigando violentamente sempre que ele tentava comer. Elas não conseguiam compreender, como um pássaro marinho bem ressaltará depois, que não importava por qual das bocas o alimento entraria, pois a barriga era a mesma.

Em O macaco dourado que comia cérebro de tigre, temos um macaco muito esperto, que sabia exatamente o que fazer para conseguir o que desejava. Assim sendo, ele resolve fazer amizade com um tigre conhecido como um animal feroz. O tigre aceita docemente o amigo inesperado, mas não percebe que por trás de tudo aquilo existia um interesse monstruoso. É uma fábula que nos faz refletir sobre quem permitimos que fique ao nosso redor. Muitas vezes damos a nossa amizade para alguém que pretende nos destruir, nos apunhalar pelas costas. Que nos manipula até conseguir tirar tudo de nós. Sabemos que existem pessoas assim, tóxicas. 

O lobo de Zhongshan traz uma moral bem parecida com a da fábula acima. Nela temos um lobo que acaba sendo ferido e mesmo assim tenta fugir de seu agressor. No caminho, encontra um senhor muito bondoso e implora por sua ajuda. O velhinho não se importa com os riscos de ajudar um animal tão perigoso e decide escondê-lo. Mas... quando o lobo vê que a ameaça cessou, resolve se voltar contra aquele que salvou sua vida, decidindo que vai se alimentar dele. E não só isso! O lobo ainda diz para o senhor que pessoas tão ingênuas como ele tinham nascido justamente para serem devoradas. Não vou dizer como a historinha termina, mas aqui refletimos sobre as situações nas quais ajudamos alguém sem esperar algo em troca e aquela pessoa zomba da ajuda que prestamos e ainda tenta nos arruinar. Claro que a maioria das pessoas não é traiçoeira assim, mas temos sim que tomar cuidado para não acabarmos "devorados". 

Eu também apreciei muito a fábula A raposa e o tigre (as raposas são sempre espertas!rsrs) e o Gato vegetariano. Todas as que mencionei aqui são as minhas preferidas. Não seria possível falar de todas as 35 fábulas, por isso resolvi falar apenas destas. 

O livro é rapidinho de ler (não levei nem uma hora) e ótimo para um momento no qual queremos mergulhar em histórias leves, depois de termos lido algo pesado, que nos desgastou emocionalmente. 


-> DLL 20: Um livro de fábulas ou lendas


Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo