11 de agosto de 2018

Meu primeiro semestre/2018

Tempo de leitura:

Olá, queridos!

Algumas semanas atrás eu vi um post muito interessante no blog Um Olhar de Estrangeiro e meio que quis copiar a ideia.kkkkkkkk... As meninas desse blog resolveram fazer uma espécie de balanço do semestre anterior para terem uma noção dos gêneros lidos, os países dos autores, se leram mais homens ou mais mulheres... Gostei tanto que quebrei minha cara tentando fazer gráficos no Excel (acredito que nunca fiz isso antes, se fiz não me recordo!kkkkkkk...) e depois de horas de dor de cabeça finalmente saiu alguma coisa!rs Nada perfeito, mas valeu a tentativa! :D



Este ano eu li até o presente momento 43 livros, mas a intenção é fazer um resumo do primeiro semestre, ou seja, de 01 de janeiro até 30 de junho. 

Janeiro foi o melhor mês para a minha leitura e por motivos óbvios já que eu estava de férias da faculdade, embora continuasse trabalhando. Abril foi o pior mês e ainda não consigo entender bem o motivo. :(


Este gráfico ficou bem feio, mas o que vale é tentar!rs Cumprindo a minha meta de ler mais clássicos li 7 em seis meses. A intenção é ler, pelo menos, doze no ano, então, estou indo muito bem. Romances de época lideram, claro! A minha surpresa é a quantidade de thrillers que li: pouquíssimo considerando que sou apaixonada pelo gênero. O que acontece é que tive que encaixar outros gêneros e faltou espaço para os meus bebês. 

Uma curiosidade: aqueles outros gêneros, subgêneros ou sei lá como se chamam estão dentro desses grandes grupos. Por exemplo: tem distopia entre os clássicos lidos e chick-lit em Romances Contemporâneos


Costumo brincar dizendo que tenho que fazer um projeto #LeiaHomens para eu seguir.kkkkkkkkk... Porque enquanto existem metas literárias de #LeiaMulheres, na minha estante e na minha vida sempre existiu uma liderança de literatura escrita por mulheres. Eu sempre li mais autoras que autores. O que me deixa um pouco irritada com o projeto de leitura que tem como objetivo motivar as pessoas a lerem mais autoras femininas é o fato de excluírem determinados gêneros e autoras (me baseando nas listas que eu já vi por aí). Você tem que ler mulheres, mas aí querem que sejam autoras que escrevam sobre feminismo ou que sejam autoras clássicas, autoras contemporâneas importantes. Porque as outras, como Agatha Christie e as que escrevem romances são menos importantes, certo?! Uma vez vi um vídeo de uma menina dizendo que um livro da Agatha Christie dificilmente entraria nesse projeto.kkkkkkk Acho essa discriminação tão ridícula! Ao mesmo tempo que incentivam a leitura de mulheres decidem quais são dignas de serem lidas e quais não. Sei que o projeto surgiu anos atrás e a essência dele, a intenção das organizadoras, é fazer com que as escritoras tenham mais espaço, que sejam mais lidas tanto por homens quanto por mulheres. E seguindo essa essência eu digo que devemos ler qualquer gênero escrito por elas: romance, distopia, thriller, livro de formação, o que seja! 


Este resultado não é nenhuma surpresa para mim.rsrs É comum eu ler mais livros da Harlequin e da Arqueiro justamente porque sou uma apaixonada por romances e suspenses. Mas tenho na minha estante muitos livros da Record e da Nova Fronteira também só que não consegui ler todos eles ainda. Também tenho uma boa quantidade de livros da Martin Claret, pois tenho adquirido mais clássicos e geralmente escolho os dessa editora. 


*Entenda por Reino Unido uma liderança de livros de autores ingleses, mas preferi agrupar tudo mesmo.kkkkkk Tem autor nascido na Irlanda do Norte e outros lugares que fazem parte do Reino Unido, mas a maior parte dos livros que li (desses oito livros) foi de ingleses. 

Quem vence na lista é Estados Unidos com quatorze livros lidos. O Brasil ficou em terceiro lugar. Como comentei no blog Um Olhar de Estrangeiro eu nunca tive o hábito de olhar de que país era um autor antes de comprar um livro.rsrs E nem tenho intenção de começar a escolher minhas leituras com base nisso. Fiz este gráfico por curiosidade, pois gostaria de saber o que leio mais. 

"Indeterminado" está ali porque Tristão e Isolda ninguém sabe ao certo quem escreveu ou de onde surgiu. É considerada uma lenda de amor celta, mas sua versão original se perdeu com o passar dos séculos. Contos de Fadas inclui autores de vários lugares por isso também faz parte de indeterminado. 



Para fechar fiz um resumo geral do semestre. Dá para ver que só foi bom para a leitura.kkkkk A novela que vi foi Muy Padres, iniciada em 2017 e que terminou no início deste ano. Lei e Ordem SVU foi a unica série que assisti, mas só concluí a 19ª temporada em julho, nem foi no primeiro semestre.rs

Espero que tenham gostado do post! :)

Bjs!

Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

16 comentários:

  1. Achei interessante fazer esse levantamento, dá para nos dar uma ideia de como andam nossas leituras, assim como o estilo em que mais estamos na vibe do momento. Irei fazer isso também aqui, mas não sei se postarei, farei no particular. Parabéns pela ótima ideia.

    ResponderExcluir
  2. Uauuu! Adorei o modo como relacionou os dados dos livros lidos!
    Eu leio mais autoras mulheres, mas nao tenho noção do resto das minhas preferencias, vou passar a anotar e fazer como vc.
    Amei a ideia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Luna!
    Você não sabe a minha felicidade quando vi o post!!! Quando estava fazendo os gráficos, também fiquei horas e horas descobrindo como fazer, pois nunca tinha trabalhado com gráficos antes. E não importa se tá bonito ou não (e isso depende muito do ponto de vista, rsrs), mas sim as informações que estão presentes neles.
    Achei bem legal você ter separado por mês o quanto foi lido em cada. Para o segundo semestre, talvez acrescente esse!
    Sobre os gêneros literários, o seu já foi bem diferente do meu, já que li muita fantasia e suspense, e nenhum romance, rsrs. É que realmente não é um gênero que gosto tanto...
    Sobre homem/mulher, eu sempre tento ler diversos livros escritos por nós, pois sei que muitas mulheres precisam mudar seus nomes e etc, por causa do machismo que ainda existe fortemente. Mas entendo o que você fala sobre discriminação de gêneros e tudo mais. Para mim, o que importa é elas estarem sendo lidas, não importando o que elas escrevem. Isso deve depender do leitor e do que ele gosta de ler.
    Nas editoras, comigo não teve nenhuma diferença gritante, como já houve nas suas leituras. No meu caso, foi porque li muitos livros nacionais e vários deles ou não tem editoras ou são editoras pequenas, então ficou bem picadinho.
    No caso das nacionalidades, sempre gosto de saber da onde são os autores e sempre tento ler livros de lugares diferentes, mas por gosto de conhecer novos lugares. Além de sair um pouco do eixo EUA/Inglaterra.
    Achei bem legal também esse seu último gráfico, dividindo suas leituras, filmes, séries, etc. No meu caso, também seria mais livros, mas não teria novelas, pois não gosto. E filmes e séries estariam com um número bem maior, rsrs.
    Adorei o post e novamente, muito obrigada!!! :)
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que otima ideia! Eu queria muito fazer um levantamento assim das minhas leituras, e talvez faça no final do ano pra ver como fica. Também não costumo escolher minhas leituras baseadas em nacional ou estrangeira e concordo que qualquer gênero escrito por mulheres e muito válido para apoia-las.

    ResponderExcluir
  5. Ahh, achei demais a ideia. Mas confesso que não ia ter muita paciência para fazer gráficos, nem sei como começar. hahaha
    Ficou ótimo seu balanço, e você fez bastante leituras! Eu acho que leio muito mais livros de autoras também, mas é meio sem querer mesmo.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Também vi o post que serviu de inspiração e achei a ideia bem legal, além de original. Também quero fazer aqui mas só para ter um controle pessoal mesmo sabe? Eu já faço várias anotações em agendas e cadernos e preciso de um registro em gráficos que vai evidenciar melhor meus números, mas isso será mais lá pra frente, talvez no final do ano.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Achei a ideia muito legal Tbm, mas se eu fizesse isso no blog eu só ia me decepcionar mais hahaha, pois eu li pouquíssimos livros esse ano, uma média que nunca tive na minha vida. Seus números estão ótimos, espero que melhorem cada vez mais. Quanto aos gráficos, Excel é um saco e já apanhei muito dele até pegar o jeito haha.

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Acho muito interessantes esses gráficos. Queria ter esse nível de organização.
    Espero que esse segundo semestre seja de muitas leituras.
    As minhas preferências são os romances seja de época ou hot, mas também gosto de dramas e suspenses, alguns me surpreenderam e se tornaram favoritos.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?

    Adorei a postagem, nunca imaginei fazer algo parecido. Não terei condições de fazer pro primeiro semestre, pois deixei de anotar muitas coisas - incluindo leituras. Porém, começarei a anotar os filmes/séries/livros/novelas e tentarei fazer algo parecido no fim do ano, para o segundo semestre mesmo. É legal ver tudo através de gráfico, pois é uma forma de olharmos com clareza certos dados.
    Eu gostei, principalmente, sobre os países. Eu nunca me atentei a verificar a nacionalidade dos autores que li, mas acho que isso é uma boa estratégia para tentar ler autores do mundo inteiro (acho que, atualmente, EUA também ganha comigo). Os gêneros, é outro: acredito que os romances vençam, mas é legal ver a quantidade exata de livros, para saber os gêneros que eu gostaria de ler, mas sempre adio.

    Enfim, postagem bastante, agora quero ver se no segundo semestre haverão grandes mudanças xD
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Luna!
    Muito bacana seu balanço semestral! Já vi um ou outro post parecido, é legal avaliar o que leu baseado em quantidades de um gênero ou autor. Concordo um pouco com o que você disse sobre projetos de ler autoras, os critérios de escolha dos livros são muitas vezes específicos demais, quando tem muita autora incrível fora deles; eu, inclusive, só li autoras até agora em 2018, porque o único que li de homem foi uma antologia, então foi basicamente de ambos. Que suas leituras nesse segundo semestre sejam ótimas!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Eu vi o post do blog e achei bem interessante essa forma de fazer resumo, além de inovador. Quando paramos para analisar mais detalhadamente nossas leituras, percebemos coisas pequenas que deixamos passar normalmente, eu mesma terei muitas surpresas haha. Enfim, achei muito legal seu post!

    beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Luna,
    Achei a ideia genial! Vou fazer esses gráficos no final do ano, pois tenho o hábito de anotar todas essas informações numa planilha.
    Fiquei muito contente por você ter lido mais clássicos esse semestre, já que era uma de suas metas. Eu li apenas 2 livros de autores franceses esse ano e estou tentando mudar isso.
    Também acho que leio mais mulheres, mas vou confirmar a informação rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie!

    Ah eu vi esse mesmo post que voce disse e pensei em fazer pra mim tbm, mas a falta de tempo pesou demais pra mim haha

    Adorei essa sua analise e achei interessante o uso dos classicos e a forma na qual distribuiu as caracteristicas.

    É engraçado que nos surpreendemos com o rumo das coisas que lemos quando paramos para analisar, pois se ver, estamos tão focadas nos livros pela historia que esquecemos de ver os generos e tudo mais.

    Amei de verdade.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Ai que post mais legal!!! Adoro estes balanços e estas reflexões sobre as nossas leituras e você usar gráficos para explicitar como foi seu semestre literário foi demais. Adorei. Já estou esperando o balanço no final do ano.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Adorei a ideia, vou copiar assim que eu começar a fazer um controle dos livros que eu leio hahaha

    Parabéns pelas leituras, eu não sou uma pessoa que controla muito as leituras e preciso mudar isso urgentemente, atualmente só controlo as séries que assisto. Adorei a forma que você dividiu os gráficos, é sempre bom saber de onde vem as histórias que lemos!

    Ótimo post!

    Beijos

    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá... Adorei a forma como organizou suas leitura, mas confesso que so de ver esses gráficos fiquei aflita kkkkkk... Desculpa, mas sou de humanas...
    Eu me desprendi de criar metas esse ano, e de certa forma tudo fluiu lindamente, mas diferente de você não organizo minhas leituras por gráfico, organizo através de organizações no caderno de leitura que tenho.

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo