23 de fevereiro de 2019

Projeto Biblioteca

Tempo de leitura:


- Este é um dos meus projetos do ano. Quero visitar o maior número de bibliotecas que eu conseguir. E em cada uma delas ver se consigo fazer cadastro para pegar livros emprestados.rs Quero deixar um pouquinho de mim em cada uma delas, sabe? Ter meu cadastro lá. Sentir que fiz parte daqueles espaços de alguma forma. 

Quando eu fiz estágio no Leblon, um bairro aqui do Rio de Janeiro, aproveitei os momentos de intervalo para andar por lá. E além de ter conhecido algumas livrarias, sebos e feiras de livros, também encontrei a Biblioteca Municipal Vinicius de Moraes, pela qual me apaixonei à primeira vista. Fiz meu cadastro o mais rápido possível e todo dia de estágio chegava mais cedo para poder passar algum tempo na biblioteca. Aí, quando era meu intervalo, saía correndo para voltar para a biblioteca. Eu me perdia ali. Era um mundo de sonho. Um livro melhor que o outro, funcionários gentis, ambiente acolhedor... Eu vivia pegando livros emprestados. Sentava para ler numa mesa que ficava ao lado de uma janela grande. E do outro lado da janela tinha um pequeno pátio para o qual eu costumava passar vários minutos olhando... 

Levava os livros para casa, claro. Porque não dava tempo de terminar de lê-los lá. E peguei muitos livros emprestados ao longo dos meses. Sinto falta. :( Muita falta. Quando chegou meu último dia de estágio e eu sabia que não teria mais como continuar visitando aquele lugar fiquei muito triste. Fui até lá para me despedir dos funcionários e não consegui conter a tristeza. Chorei, abracei e me despedi. Sabia que provavelmente nunca mais voltaria a vê-los. E realmente não voltei. Uns quatro ou cinco anos já se passaram. 

- Ontem eu resolvi visitar uma biblioteca na qual apareço de vez em quando. Fica num bairro próximo ao meu, mas eu não tenho o hábito de frequentá-la porque ela nunca foi muito bem abastecida. Não tinha muitos livros interessantes, esta é a verdade. Todavia, apareci lá sem nenhuma pretensão, na tarde de ontem, e fiquei encantada com os livros que encontrei. Em choque, fiquei olhando para as prateleiras e vendo um livro mais desejado que outro.kkkkkkkk... E em edições bonitas! A biblioteca ainda não está perfeita, ainda precisa melhorar, mas mudou significativamente desde a última vez que estive lá (e se não me engano foi em 2017). Eles tanto mudaram tudo que tive que fazer meu cadastro de novo, pois entre as mudanças parece que perderam os cadastros mais "antigos". 

E foi por causa disso que pensei no Projeto Biblioteca, que consiste em ler livros que eu pegue emprestado em bibliotecas em geral, claro que de preferência bibliotecas próximas do meu bairro, pois tem que valer a pena pegar emprestado em vez de comprar um livro e às vezes a passagem pode ser bem salgada. E eu já comecei meu projeto trazendo o livro Cien Años de Soledad, do Gabriel García Márquez, que encontrei lá numa edição belíssima, de capa dura e irresistível. Realmente me apaixonei tanto que no futuro, daqui a alguns anos, tratarei de tentar achar uma edição igual para comprar.rsrs O livro está no idioma original e é uma edição comentada. São tantas e tantas páginas de comentários que devo demorar dois dias só nelas.rsrs Estou muito feliz em ter conseguido este livro emprestado, pois eu realmente queria lê-lo em espanhol. Não queria uma edição traduzida, não. 

- Vou levar muito a sério este projeto, prometo! Claro que é uma loucura pegar livros emprestados quando tenho em casa mais de trezentos NÃO lidos. Ao todo tenho mais de seiscentos livros (entre lidos e não lidos) e nenhum espaço mais onde colocar livro algum aqui em casa. Daqui a pouco terei que dormir no chão e deixar a cama para os livros.kkkkkkk... Então, se por um lado não deveria pegar livros emprestados porque era para estar priorizando os que tenho e não li, por outro lado é até bom porque assim evito comprar muitos livros nos próximos anos. :D Além disso, nem tenho condições financeiras para comprar todos os livros que desejo. E com este projeto comprarei somente os livros que não encontrar nas bibliotecas. O que facilitará muito a minha vida. 

É isso, queridos! Espero que este projeto dê muito certo! E recomendo que vocês também visitem mais bibliotecas! É algo delicioso, que provoca uma sensação boa dentro de nós! :)

Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

2 comentários:

  1. OLA BOM DIA fiquei pasma com a sua postagem PORQUE eu tambem faço isso AQUI NA minha cidade tem uma biblioteca e eu tenho cadastro lá .EMBORA TENHA MUITOS LIVROS não lidos aqui em casa para serem lidos ,eu não resisto a tentaçao e passo lá .LI MUITOS LIVRPS bons lá ,foi lá que conheci a trilogia da gratidão da NORA ROBERTS sem falar na economia e na alegria que é para os funcionarios quando a gente aparece por lá .ah e livro WITNEY MEU AMOR eu tambem peguei emprestado
    QUENDO VOU la penso que estou fazendo uma grande tolice ,devidos a tantos livros que tenho em casa ,mas é táo irresistel ficar em meios a tantos livros kkk e o olho é grande ... então ja viu né
    SOU DAQUELAS zoiudas kkkkk e logo vou participar de um clube do livro EM FRENTE DA MINHA CASA.TÓ PERDIDA KKKK

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eliane!

    Me deixa muito feliz saber disso! Acho que poucas pessoas têm o hábito de frequentar bibliotecas hoje em dia e é uma pena, pois é uma experiência maravilhosa!

    kkkkkkk... Eu compreendo. Foi exatamente assim que me senti!kkkkkkkk E eu queria pegar tantos livros emprestados!rs Era um livro melhor que o outro.

    Ah, que notícia boa! Amo essas coisas de clube do livro! Infelizmente nunca consegui participar de um. O máximo que consigo é manter o projeto de Leitura Coletiva que acontece pelo Facebook.

    Bjs!

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo