30 de setembro de 2019

Leituras pendentes, leituras em andamento (e próximas!)

Tempo de leitura:


Olá, meus queridos!

Hoje eu resolvi falar das leituras que não consegui concluir nos meses anteriores (infelizmente!), das que estão em andamento e ainda daquelas que pretendo começar e finalizar em outubro (o que será praticamente IMPOSSÍVEL!).rs 


Retrato do Artista Quando Jovem é um livro que comecei a ler em MARÇO.kkkkkkkk... Acontece que a leitura ia muito bem até mais ou menos um terço do livro e de repente ficou um tédio só.rs Por mais que me esforçasse não consegui prosseguir. Ainda não desisti do livro, mas levando em conta a quantidade de tempo que está parado, terei que recomeçar a leitura e devo fazer isso só lá para dezembro. 

Os Sofrimentos do Jovem Werther é um livro que desejo MUITO ler. Todavia, por estar me recuperando de um período de depressão achei melhor adiar essa leitura. Sim, blogueira literária também é humana e possui problemas como qualquer pessoa. Vocês não fazem ideia de quantas lágrimas derramo e quantas situações difíceis preciso enfrentar para manter minha vida e o blog em equilíbrio. Mas amo este meu cantinho querido. O blog e o carinho de vocês me ajudam demais a enfrentar cada dia difícil. Por isso, muito obrigada!



Memórias de um sargento de milícias é outro livro que está parado há meses. Comecei a lê-lo em abril e apesar da história até ser interessante, sempre que eu parava de ler não desejava voltar ao livro.kkkkk... Assim, acabou não dando certo. Quando retomar a leitura pretendo que seja em e-book (antes eu estava lendo numa edição antiga que tenho aqui). 

Caim será minha primeira experiência de leitura do José Saramago. Deveria ter lido agora em setembro, mas não deu tempo, então, entrará na meta de outubro. 



A História de Nós Dois também é um livro que ficou para trás, mas pretendo ler ainda este ano. Eu lembro de ter lido a primeira página e gostado demais, porém precisei dar prioridade para outras histórias. 

Quando a Noite Cai é outra história que quero muito conhecer e estava na meta de setembro. Mas, infelizmente, o mês passou voando e por conta das metas de outubro, não conseguirei encaixá-lo para breve. Espero, pelo menos, ler em novembro. 



As Crônicas de Nárnia é um livro que queria ter lido para a meta de junho, só que por ser um calhamaço faltou tempo. Ele entrou agora na meta de outubro. 

A Última Taça eu não faço ideia de quando lerei.kkkkkkk... Apesar de ser um romance de banca, é um livro enorme, com 570 páginas e letras pequenas. 






No momento, estou com quatro leituras em andamento, se desconsiderar as duas coletâneas de contos que também estou lendo (uma do Edgar Allan Poe e uma da Clarice Lispector). Mas o livro do Edgar Allan Poe vai para a meta de outubro. 



O Corcunda de Notre Dame é uma leitura que só concluiremos em novembro, logo na primeira semana. Isso porque se trata de uma leitura coletiva que está acontecendo no grupo Clube de Leitura - Amor por Clássicos. Esta semana leremos o livro 7 (são onze livros dentro deste volume). O livro tem uma história boa, envolvente, se conseguirmos suportar as descrições extensas realizadas pelo autor. Alguns capítulos são ágeis e te envolvem muito, despertando diversos sentimentos. Mas outros são puramente de descrições maçantes e isso acaba desanimando quem está lendo. Portanto, está sendo nossa leitura mais difícil até agora. 

O processo é minha segunda aposta no Franz Kafka. Quem acompanha o blog talvez lembre que eu já li A Metamorfose (duas vezes) e que não é um livro que aprecio. Todavia, resolvi dar outra chance ao autor. Por enquanto estou considerando o livro doido, mas interessante.rs



A Rosa Branca é um livro que estou lendo desde o final de julho, mas que a leitura está acontecendo devagar de propósito. Isto porque ele foi escrito pela irmã de dois jovens universitários executados pelo regime nazista, por se levantarem contra as atrocidades cometidas por Hitler. É uma história real, portanto, meu coração não suportaria ler o livro todo de uma vez. Sempre que o pego na estante para ler sinto uma tristeza enorme ao olhar para as fotos desses estudantes que tentaram, mesmo sabendo que estavam colocando sua vida em risco. Ainda assim eles tentaram convencer as outras pessoas de que o que Hitler fazia era desumano, que precisavam se levantar e derrubar aquele regime monstruoso. Ao todo eram seis membros iniciais que faziam parte da Rosa Branca, cinco estudantes e um professor. Todos eles foram julgados e sentenciados à pena de morte. Todos foram executados. 

O sal das lágrimas é um romance histórico que também se passa no período da Segunda Guerra Mundial. Aqui não temos uma história real, mas ela se baseia em acontecimentos reais, daí ser considerado um romance histórico. A autora fez toda uma pesquisa para trazer à memória mundial o pior desastre marítimo da história, pior que o próprio desastre do Titanic. Algo que foi esquecido pela História. Algo que ninguém mais menciona. Mais de 9 mil refugiados civis, que tentavam fugir daquela guerra horrível, perderam suas vidas. Entre eles muitas e muitas crianças. Estou só no início da leitura, mas já estou arrasada. 





Agora vamos falar das leituras que pretendo fazer em outubro. Como eu disse antes, é praticamente impossível eu conseguir concluir todas essas leituras, mas não custa nada tentar.rsrs



As Crônicas de Nárnia entraram na meta de outubro por conta do dia das crianças. Não adiantava escolher outro livro infantojuvenil se já tinha este pendente de meses anteriores. Este livro é enorme e na verdade reúne sete dos livros que fazem parte da série. Estão todos neste volume único. Não acho que conseguirei terminar a leitura em outubro, mas pelo menos vou começar. 

Caim será um grande desafio para mim. Como vocês sabem sou cristã. E já ouvi falar bastante das polêmicas provocadas pelo Saramago, cujos livros que tocam em assuntos bíblicos fazendo releituras "irônicas" da Bíblia acabam por desagradar muita gente. Todavia, eu sou uma leitora de mente aberta e acredito que um bom leitor deve saber separar as coisas. Talvez eu não venha a apreciar o que encontrarei aqui, mas pelo menos me darei a chance de formar minha própria opinião, de mente aberta. 


Memórias de uma moça bem-comportada é uma autobiografia de uma autora que é muitíssimo admirada, mas que eu ainda não tive a oportunidade de ler. Não deveria começar pela biografia, acho, mas como este é o livro que tenho começarei por ele mesmo.rs 

Escândalos na Primavera é um romance de época (não vivo sem eles!) que finaliza a série As Quatro Estações do Amor. Sei que existe um 4.5 (Uma Noite Inesquecível), mas o considero um extra. Estou ansiosa para conhecer a história da Daisy, a leitora do grupo de amigas.rs

Estas seriam as leituras planejadas para o mês de outubro, apenas quatro livros, vez que estou com outras leituras em andamento. MAS...

OUTUBRO É O MÊS DO HORROR. Halloween. Dia das Bruxas. E depois que li o livro Contos Estranhos, do Bram Stoker, resolvi que posso TENTAR ler outras histórias de terror, aproveitando o clima do mês... Se vou conseguir aí já é outra coisa.kkkkkkkkk.... 


Drácula, Os Sete Dedos da Morte e A Toca do Verme Branco são três histórias do Bram Stoker e fazem parte do box que tenho do autor. Acredito que não conseguirei lê-las tanto pela falta de tempo quanto pelo medo.rs Mas mesmo assim coloquei na meta. Quem sabe consigo ler...




Vida e Morte não é terror!kkkkkk... É uma releitura de Crepúsculo feita pela própria Stephenie Meyer, autora da saga. Nunca parei para de fato ler uma resenha da história, mas sei que muita gente odiou. Eu prefiro formar minha própria opinião já que sou apaixonada pela saga Crepúsculo e sinto falta de todo esse universo. Preferia que fosse Midnight Sun (livro que a autora prometeu e mostraria a visão do Edward dos acontecimentos, seria contado pela perspectiva dele)? Sim, claro! Mas não é. E ainda assim já é alguma coisa, uma maneira de revisitar uma das minhas histórias preferidas. E se encaixa na temática de outubro, por conta do universo sobrenatural. 


Contos de Terror, de Mistério e de Morte dispensa comentários, certo?rs Só consegui ler três contos (um em fevereiro e dois em março) e depois deixei o livro de lado, pois me assustava.rsrsrs Tentarei concluir a leitura em outubro. Tentarei...

Ratos é um livro que DESEJO LOUCAMENTE ler há anos. Desde que comprei A Lista do Nunca, um suspense psicológico incrível, um dos melhores livros que já li. Na época, eu quis comprar os dois livros na Saraiva, mas Ratos estava custando bem mais caro. Quando finalmente pude comprar, ele aparecia como esgotado. Ano passado uma menina estava vendendo este livro por um preço inacreditável num grupo do facebook. Além de ter saído praticamente de graça, ainda estava embalado e com aquele cheiro delicioso de livro novo. Só ainda não li por conta das outras metas, mas agora lerei. Estou ansiosa! Se encaixa no tema de outubro porque é um suspense. 

Então é isso, gente! Me deseje sorte! :D

Bjs!

Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

9 comentários:

  1. Oie,
    A História de nós dois, lembro de ter solicitado e acabei desistindo da leitura.
    Memórias de uma moça bem-comportada tenho vontade de ler esse livro, o Leia Mulheres de Lages fez a leitura.
    Acho a Saga Crepúsculo bem ruim então passo longe de Vida e Morte, li bastante resenhas negativas dele, mas prefiro ficar na minha quanto a opinião.

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Também estou precisando me programar assim, pois, minhas leituras andam uma verdadeira bagunça! Porém, até passar a prova do Enem não posso fazer grandes coisas kkk...
    Adorei as suas leituras e pretendo ler vários que você citou como o da Lisa Kleypas, O sal das lágrimas e a Rosa Branca, sendo que esse último foi indicação que recebi num grupo de leitura.

    Você participa do grupo "Leitura Coletiva" no whathsapp, né? Estou lembrando de você <3
    Beijoooooos

    Seguindo seu blog!

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Luna!
    Sua lista está bem chamativa! Eu tenho muita vontade de ler esse livro de Narnia e Caim, tenho eles aqui, mas ainda não parei para realmente colocar nas leituras do mês. Espero fazer isso em breve. Outro que tenho curiosidade é Drácula!
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  4. Oi Luna.
    Nossa, quanta coisa legal em um só post. Bom, eu adoro conhecer pessoas que também fazem várias leituras ao mesmo tempo, porque eu sou bem assim. Sempre tive vontade de ler O Corcunda de Notre Dame, mas nunca consegui colocar ele no meio das leituras, preciso criar vergonha na cara. Vou ficar esperando pela sua resenha pra saber suas impressões sobre ele.
    Sobre Nárnia, eu tenho essa mesma edição, e só consegui ler O Leão, a feiticeira e o guarda-roupas. Espero que logo, logo você consiga ler ele todo e nos traga sua opinião. Preciso ler algo do Saramago urgente, é uma vergonha eu nunca ter lido, quero começar por As Intermitências da Morte.
    Sobre Morte e Vida, bom, eu não tenho só um pé atrás, eu tenho o corpo inteiro. Como está na lista de suas próximas leituras, eu realmente espero que você goste.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. oii tudo bem?
    nem me fale em leituras posso dizer que esta uma grande bagunça, mais espero conseguir um dia por em dia HAHAHA alguns dos livros citados eu conheço narnia esta na lista pra ler iria ler uma cronica por mes mais acabou não dando certo:( quando a noite cai da carina eu li e gostei bastante na verdade eu amo qualquer coisa que essa mulher escreve hahaha.
    espero que voce consiga por as leituras em dia em breve.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que lista rica de obras que você postou. Mas faz parte esses atrasos, agora é irmos colocando aos poucos em dia. Boas leituras!!!

    ResponderExcluir
  7. Ooi,
    Queria conseguir ler tantos livros ao mesmo tempo! Dos que você citou ainda não li nenhum, então vou ficar aguardando suas resenhas para, quem sabe, ler também! Achei legal sua ideia do post, para manter tudo organizadinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Luna!!!
    Digo logo que mês de horror pra mim é corre, porque eu mesma sou muito medrosa kkkkk
    Mas adorei suas escolhas e principalmente que você escolheu "As Crônicas de Nárnia" para leitura do mês das crianças ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo