15 de julho de 2019

Um Corpo na Biblioteca - Agatha Christie

Tempo de leitura:
Título Original: The Body in the Library
Tradutor: Edilson Alkimin Cunha
Editora: Nova Fronteira
Edição de: 2003
Páginas: 207
Onde comprar: Amazon


Sinopse: Sete da manhã. Ao acordarem, os Bantry encontram o corpo de uma jovem estendido sobre o tapete da biblioteca. Ela está com um vestido de noite e muita maquiagem, que agora mancha seu rosto. Mas quem é ela? Como foi parar ali? E qual é a sua ligação com outra adolescente assassinada, cujos restos mortais serão mais tarde encontrados numa pedreira abandonada? Preocupados, os Bantry chamam Jane Marple para desvendar o mistério, antes que as más línguas entrem em ação...



Fazia tanto tempo que eu não lia nada da Agatha Christie que realmente sentia saudades... Eu não mergulhava numa história dela desde agosto de 2017 quando li Os Elefantes não Esquecem, que foi uma leitura agradável, mas nada além disso. A verdade é que as primeiras histórias que li da autora foram tão maravilhosas, viciantes e inesquecíveis que quando conheci outros livros dela e percebi que eram inferiores aos primeiros que li, isso meio que me desanimou, sabe?rsrs 

E realmente apostei no livro errado. Um Corpo na Biblioteca, história protagonizada por Miss Marple, é um livro com o qual estive por mais de duas semanas, embora ele seja curtinho. Isso porque a história não fluía bem. Muitos dos diálogos eram tolos e cansativos e não fiquei nem um pouco impressionada com essa tal Miss Marple. Prefiro mil vezes meu querido Hercule Poirot e suas células cinzentas.rs 

Não vale a pena fazer um resumo da história, pois é basicamente o que diz a sinopse: o corpo de uma jovem, com vestido de noite e muita maquiagem, é encontrado na biblioteca dos Bantry, um casal muito respeitado em sua comunidade, uma região pequena e tradicional. É quando a dona da casa resolve chamar sua grande amiga, Miss Marple, para ajudá-la a solucionar aquele caso antes que ela e seu marido fossem excluídos do convívio social, já que para todos seriam os principais suspeitos do crime, porque não fazia sentido o corpo estar em sua biblioteca se fossem inocentes, certo? Como sabem que nada tem a ver com toda aquela loucura, era de interesse deles ver aquela situação solucionada o mais rápido possível. E aí as coisas começam... A polícia investiga de um lado, Miss Marple se mete nas investigações, um outro detetive aposentado também entra no caso e um monte de informações vão sendo fornecidas, para instigar o leitor a tentar juntar as peças. 

"Quando há algo de suspeito, nunca acredito em nada! Conheço muito bem a natureza humana."

Não cheguei a desgostar do livro de todo. Algumas coisas chegam a ser interessantes e quando aquele segundo corpo é encontrado, e existe a possibilidade de ocorrer um terceiro assassinato, as coisas pegam certo ritmo, saindo um pouco do marasmo que era a história. No entanto, não consegui gostar de personagem nenhum e achei a história muito forçada em diversos momentos. Assim, embora algumas cenas tenham me agradado, no geral o livro não me convenceu. Não é uma leitura que tenha valido realmente a pena. 

Dei 3 estrelas apenas pelo final, que me surpreendeu com certa reviravolta. Ainda assim, parte do final é bem previsível. Por mais que certos esclarecimentos nos deixem de queixo caído, a revelação de quem era o assassino e seus motivos foram óbvios. 

Não chego a recomendar o livro, pois a Agatha Christie possui histórias MUITO melhores. Se quer conhecer os livros dela aposte em Assassinato no Expresso do Oriente, O Natal de Poirot, Os Crimes ABC ou O Misterioso Caso de Styles


Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers (não necessariamente nesta ordem). Mãe da gatinha Luana. Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

2 comentários:

  1. Oi
    Luna
    Eu tenho esse livro mas ainda não li
    Uma pena que você não gostou muito
    Mas acontece vida que segue
    Também prefiro Hércules Poirot com seu jeito único e meticuloso
    O último livro dela que li foi os Crimes ABCe gostei muito
    Tenho vários livros dela e nem sei qual vai ser o próximo que lerei
    Talvez leia O caso dos dez negrinhos porque dizem que e um dos melhores dela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliane!

      Os Crimes ABC é um livro maravilhoso! Eu amei!

      Acredito que o próximo livro que lerei dela será justamente "O caso dos dez negrinhos" que também possui o título de "E não sobrou nenhum".

      Bjs!

      Excluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Todavia, observe que:

1- comentários feitos apenas para divulgação de sorteios ou coisas parecidas não serão publicados;

2- comentários ofensivos serão excluídos.

*Se deseja entrar em contato com a administradora do blog basta mandar um e-mail para contato@emocoesaflordapele.com e eu responderei o mais rápido possível.

Topo