21 de maio de 2010

Diários do Vampiro X Crepúsculo?

Tempo de leitura:





X

Pesquisando na internet, encontrei alguns sites que consideram Crepúsculo uma "cópia", uma imitação de Diários do Vampiro. Na minha opinião isso é uma grande mentira. Crepúsculo e Diários de um Vampiro são duas histórias distintas.

Pessoas que não têm o que fazer adoram "inventar" o que fazer... E inventaram isso! Ninguém merece! 


Crepúsculo não é Diários do Vampiro e nem uma cópia dele. Por quê?


Motivos:


1º - Diários do Vampiro é um trio amoroso entre "vampiros e uma humana", ou seja, VAMPIRO + HUMANA + VAMPIRO = VAMPIRO X VAMPIRO;

Em Crepúsculo, Bella é uma adolescente humana apaixonada por Edward, um vampiro, mas ao receber um fora do namorado, em Lua Nova, e perdê-lo, Bella vai buscar consolo nos braços do seu melhor amigo lobisomem, Jacob Blake... Percebeu alguma coisa? Damon ou Stefan é lobisomeM? Nãoooo!!! Não sei se há lobisomens nos outros livros da série Dários do Vampiro, mas é provável que exista, porque normalmente onde há vampiros há também lobisomens... Mas o importante é que no trio: Stefan, Elena, Damon... Não há!
Conclusão: A diferença entre os trios de Crepúsculo e Diários do Vampiro, é que, em Crepúsculo: Edward= vampiro, Bella= humana e Jacob= lobisomem. E em Diários do Vampiro - O Despertar: Stefan= vampiro, Elena= humana e Damon= vampiro.


2º- Bella e Elena são OPOSTAS;


Bella Swan

Aparência Física: possui cabelos levemente ondulados e castanhos, pele quase translúcida, olhos de um tom de chocolate profundo.
Personalidade: Bella era introvertida, não se relacionava bem com as pessoas em geral. Nem mesmo com sua mãe, a pessoa mais próxima a ela. Nunca se destacava em lugar algum e muito menos se adaptava. Não tinha amigas antes de chegar a Forks. Sempre viveu no seu mundo solitário. Não era de falar e também não era popular. Atrapalhada, estava sempre caindo e se machucando. E parecia atrair os problemas para si. Sua auto-estima era bem baixa. Não podia fazer a aula de educação física sem se machucar ou machucar alguém e a voz que economizava com os outros, usava durante o sono. Detestava chamar atenção. Gostava de ler e não escrevia em um diário.


Elena Gilbert

Aparência Física: possui cabelos louros, tão claros que quase pareciam tremeluzir e os olhos eram azuis, um azul mais escuro do que o céu.
Personalidade: ela era descolada, a que lançava moda, veterana do Ensino Médio, a garota que todo garoto queria ter e a que toda garota queria ser... Tinha muitos amigos e era a preferida da cidade inteira. Escrevia sua vida em um diário. Era também a garota mais popular da escola e estava sempre metida e algum projeto escolar.
Outras diferenças: Bella tem mãe e pai e não tem irmãos. Elena perdeu os pais e tem uma irmãzinha de quatro anos. Bella não gostava de atenção, já Elena queria que todos girassem ao seu redor.


3º- Bella é nova em Forks e Elena nasceu em Fell`s Church;

Embora Isabella Swan tenha nascido em Forks não foi criada lá. Sua mãe a levou embora quando ela ainda tinha poucos meses de vida e ela foi criada em Phoenix. Passava apenas as férias com o pai e detestava Forks. Foi para Forks quando já tinha 17 anos, apenas para dar privacidade para sua mãe que havia se casado de novo. Elena Gilbert nasceu e foi criada em Fell´s Church e amava sua cidade. Passava férias em outros lugares, mas seu lar era em Fell´s Church.


4º- Os vampiros de Crepúsculo são diferentes dos vampiros de Diários do Vampiro;

Vou citar como exemplo o Edward de Crepúsculo e o Stefan
de Diários do Vampiro.


Edward: era esguio, alto e seus olhos de um negro profundo... Mas tornavam-se dourados quando ingeria sangue de animais. Se ingerisse sangue humano seus olhos se tornariam vermelhos-vivo. Quando estava com sede de sangue seus olhos ficavam pretos, mas originalmente, seus olhos eram verdes. Ou seja, a transformação mudou a cor de seus olhos. Ele não comia e sem bebia. Poderia ingerir alimentos, mas isso era um imenso sacrifício. Não podia dormir nunca...O sol não o queimava, e ainda mais, o sol fazia sua pele brilhar como se estivesse cheia de pedras de diamantes. O coração dele não batia.
Stefan: moreno, altura mediana, e seus olhos eram verdes... Ou seja, a transformação não altera a cor dos olhos e pelo que entendi, talvez eu tenha entendido errado, seu coração bate. Podia comer e beber e até dormir. Quando estava com sede de sangue seus olhos não mudavam de cor. O sol podia queimar e matá-lo. E só um anel de uma pedra especial podia permitir que ele saísse ao sol sem se machucar.


5º- A transfromação é diferente;

Em Crepúsculo, a transformação de humano em vampiro é dolorosa... Muito dolorosa. " A dor era atordoante. Exatamente isso - eu estava atordoada. Não conseguia entender, não conseguia perceber o que estava acontecendo. Meu corpo tentava rejeitar a dor [...]" . Foi assim que Bella começou a descrever seu sofrimento durante a transformação. Era muito doloroso, tanto que ela desejou que a matassem . Era como se estivesse sendo queimada de dentro pra fora por fogo. E isso durava dias... O coração acelerava e a pessoa sentia-se queimando até que a dor chegava ao coração e o coração acelerava cada vez mais até parar. Quando o coração parava estava feito: a pessoa havia se tornado um vampiro.
Em Diários do Vampiro, não há dor... Apenas uma pequena dorzinha no início, mas que passava quase no mesmo instante. Não havia fogo... Nem durava dias. Apenas o vampiro tinha que morder o humano, sugar um pouco do seu sangue e depois deixar que o ser em processo de transformação sugasse um pouco de seu sangue. Pelo que entendi (a explicação é um pouco confusa), a transformação só acontece se o humano beber do sangue do vampiro.


(Continuarei essa postagem numa outra ocasião)

Uma leitora que se envolve profundamente com as histórias que lê, que é apaixonada por músicas, filmes... uma romântica incurável.Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

26 comentários:

  1. E ainda tem gente que fala que é tudo igual...
    Gente não misturem as coisas!

    ResponderExcluir
  2. Apenas uma correção.
    Bella Swan (Crepúsculo) ela nasceu em Forks, e foi morar com sua mãe e voltou para lá para dar privacidade a sua mãe que havia se casado novamente.

    ResponderExcluir
  3. Sim, Anônimo 2. Ela nasceu realmente em Forks e apesar do título que coloquei ser "Bella é NOVA em Forks e Elena nasceu em Fell`s Church", expliquei que a Bella nasceu em Forks. Só coloquei que ela era nova pelo fato dela não ter vivido lá.

    Mas muito obrigada pelo seu comentário e sua opinião. Seumpre serão bem vindos.

    Beijos!

    Luna.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo 1, concordo com você. As pessoas tem que parar com a mania de misturar as coisas.

    Bjs!

    Luna.

    ResponderExcluir
  5. diario de um vampito s22

    ResponderExcluir
  6. Gente mas tb é muito parecido, li todos os livros de diários do vampiro e da saga de crepusculo... E com ctz ela se inspirou e muito no livro diários do vampiro... mudando algumas coisas, pq e la copiar tudo igual ela ía ser processada...

    ResponderExcluir
  7. Imitação sim, claro q tem q ter diferenças, pq se ela copiasse contra c e contra v ía ser era processada....
    Eu li tanto a saga de crepusculo, qnt diários do vampiro... Na verdade li 1 a saga e qnd li diários do vampiro, fiquei naduvida qual tinha sido lançado 1 e qnd vi q foi diários do vampiro, logo vi a semelhança e o plagio puro... Mas claro q nd se cria, tudo se copia né...

    ResponderExcluir
  8. Fernanda, obrigada por seu comentário e visita. Será sempre bem vinda!

    Se tudo se copia e nada se cria... Significa que a escritora de Diários do Vampiro também copiou sua história de um outro autor, né?

    Bjs!

    Luna.

    ResponderExcluir
  9. gente, diários de um vampiro e crepúsculo são AUTAMENTE diferentes, eu já li a saga crepúsculo e diários de um vampiro umas oq 500 veses e ñ vi nada de igual, para mim autoras tiveram idéias super diferentes, as 2 sagas são mt legais, eu as amooo mt mais são super diferente!!!!!!!!!

    by: Beatriz

    ResponderExcluir
  10. Olá Beatriz! Seja bem vinda e volte sempre que quiser!

    Concordo completamente com você. E meu objetivo ao criar essa resenha (que ainda não está completa, pois ainda não li todos os livros da série Diários do Vampiro)foi mostrar para as pessoas as diferenças existentes entre as duas sagas. Acredita que a autora L.J Smith teve a coragem de dizer que A Stephenie Meyer plagiou sua série? E ela se esquece que foi graças a saga Crepúsculo que seus livros voltaram a fazer sucesso...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, nada a ver mesmo, eu ja li as duas sagas e não vejo nada de parecido nas duas, tb ja vi as série de Diários do Vampiro, e nada a ver mesmo. Só tem uma coisa em comum - são história que tem vampiros, mais os vampiros são totalmente diferentes, igual a Luna citou acima diferentíssimos, e vamos concordar que A Stephenie Meyer foi muito criativa em criar um vampiro igual ao Edward e sua familia, e tb os outros vampiros do livro, tudo fora do comum gostei muito. Hun.. São totalmente opostos, e se fosse pra dizer q são iguais, todos os livros de vampiros se parecem então o único que não é Crepusculo com certeza...
    Bjus!

    P.S: Adoro Crepúsculo, não gostei muito de Diários do Vampiro, aquele negócio de triângulo amoroso aff's que chato, em crepúsculo Edward sempre foi o 1° na vida de Bella pelo menos isso, mais A a Elena sei não, não consegui gostar dela, o tipo comum da cidade, Bella era diferente dos outros, isso que a fez especial.

    Queria um Edward pra mim kkkkk

    ResponderExcluir
  12. oi comcordo plenamente crepusculo e um livro original so e copia para os envejosos que morrem de de vontade de escrever um livro tao bom quanto crepusculo
    eu amo os dois livro saga crepusculo e diario de um vampiro
    e tenho certeza que crepusculo nao e uma copia de diario de um vampiro nao foi copiado

    ResponderExcluir
  13. Simplismente na minha opinião a Saga Crepusculo e mais bem elaborada que Diario de Um Vampiro.
    Adoraria ir na estreia de Amanhecer amanha mas infelizmente nao posso ..
    valeu.

    ResponderExcluir
  14. hahaha... Tbm acho q não tem nada a ver. Pra mim a autora de diarios de um vampiro é uma oportunista, invejosa e hipocrita, pois se ela se importasse tanto com seus livros não teria permitido q a serie mudasse tantas coisas... A Steph mereçe todo a sucesso da saga Crepusculo, pq ela é a melhor e demonstrou respeito ao seus leitores, não permitindo q mudassem a historia nos filmes.

    ResponderExcluir
  15. adoooro a saga crepusculo. Mas vamos concordar que as duas series são muito parecidas. tendo plAGIO OU não

    ResponderExcluir
  16. apenas algumas correçoes, pois sou muito fan dos dois. elena tinha cabelos pretos, pele branca,e olhos castanhos, era adotada, sua mae biologica era vampira damon a transformou,seus pais adotivos morrera e ela tinha um irmao de 15 anos e elena tinha 16 anos e morava com sua tia jenna, sua melhor amiga era uma bruxa e ele era identica fisicamente a katherine, ela nao era muito ligada a modamais era popular sim,em diarios de um vampiro nao ha lobisomens e elena era parente de katherine. e eu concordo q as duas series sao bem parecidas com as tais diferenças para nao serem identicas

    ResponderExcluir
  17. eu nao li os livros apenas assisti os dvds

    ResponderExcluir
  18. Larissa, eu estava falando dos livros e não da série de TV, flor.


    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. copia sim plagio puro !

    o nome da cidade onde elena morava era mystic folls

    ResponderExcluir
  20. naa minha opnião,eu enteendi qe quando as pesoas falam qe Crepusculo e TVD são iguais,qerem dizer qe são iguais pella historiia,pelos fattos qe acontecem e nñ os personagens ou como as pesoas viram vampiro !

    ResponderExcluir
  21. Uma correção: em TVD existe sim lobisomens

    ResponderExcluir
  22. Nossa, achei legal a resenha e também acho que as sagas não tem nada a ver uma com a outra, mas sobre o que a Jéssica disse (bem lá em cima)eu não acho que a saga crepúsculo seja melhor que a de um diário de um vampiro. Eu não acho idiota a Elena gostar dos dois vampiros, acho legal e sobre a Bella ser original também não acho pois o normal é o cara legal e bonito correr atrás da menina descolada e sem vergonha ou descolada e má (como a Caroline) e depois ficar com a garota introvertida (como a Bella), mas na serie o Diário de um vampiro o cara legal e bonito (Stefan)fica com a mistura das duas (Elena, que é descolada e amada por todos e todos giram a sua volta e ao mesmo tempo incompreendida por todos, principalmente por sua tia).

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  23. acho que tem tudo aver,tambem sei que diarios de um vampiro foi feio antes,mas so foi passado nas telonas depois do sucesso de crepusculo se nimguem ia lerbrer dessa antiguidade

    ResponderExcluir
  24. Vamos combinar que tem coisas parecidas sim e não só nos livros como na serie tbm. Terceira temporada de TVD acaba com a elena acordando vampira e amanhecer acaba como ?

    ResponderExcluir
  25. eu so super fan de crepusculo ai pelo grande numero de pessoas pedirem pra min assistir tvd ai eu assisit e verdade nao tem nada aver mais amo crepsculo e me apixonei or the vampires diaries mais vou ser sincero the vampires diaries e melhor pois tem mais luta e menos romance mais crepusculo forever e minha paixao e the vampires diaries tambem S2

    ResponderExcluir
  26. eu amo ambas as seres acho as duas incriveis,pena que não deu para ler o livro pois onde moro não vendeu (cidade pequena) mais mesmo assim adorei assistir crepusculo e estol adorando assistir the vampire diares .
    embora ambas as seres sejão muito parecidas não creio que uma seja copia da outra afinal de conta sempre avera uma sere ou filme que serão parecidas entre si e crepusculo e the vampire diaries não é a primeira e nem a ultima,
    por exemplo:a saga Senhor dos aneis e bem parecido com as cronicas de narnia e mesmo assim não saio por ai dizendo que é copia e nenhum dos autores faz o mesmo(pelo menos ate onde eu sei)
    pra mim esse negocio de brigas entre autores é pura bobagem.

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo