2 de abril de 2020

Livros preferidos da vida...

Tempo de leitura:
Olá, queridos!

Ao longo de todos os meus anos como leitora eu já li 732 livros. Entre os lidos, o Skoob me informa que eu favoritei exatamente 330 livros. Sim!!! Isso tudo.kkkkkkk... Eu sou uma apaixonada pela literatura! E os livros, regra geral, me encantam, me apaixonam. É difícil eu dar nota negativa para um livro, só se ele merecer muito

Se tenho 330 livros favoritados, ainda existem aqueles que embora eu não tenha classificado como "favoritos" no Skoob, são especiais na minha vida por algum motivo. Então, quando vocês me pedem para dizer quais são meus livros preferidos... eu quase surto!kkkkkkkk... Porque eu sei qual é meu TOP 3: O Morro dos Ventos Uivantes, O Quarto Arcano e Alguém para Amar/Um Reino de Sonhos, que tanto podem ocupar o 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente... como podem também os quatro ocuparem juntos o primeiro lugar. Agora... Fazer um TOP 10 não só é difícil... Chega a ser uma tortura com esta leitora que aqui escreve.kkkkk... 

Claro que já falei de livros mais amados aqui no blog. E com o passar dos anos os meus preferidos foram se alterando, pois fui conhecendo novas e inesquecíveis histórias. Mesmo os livros queridos que não serão mencionados neste post são muitíssimo especiais na minha vida e possuem um lugar todinho deles no meu coração. Mas vou TENTAR fazer um TOP 10. O que não significa que não vou trapacear um pouquinho.rs

Observação: Clicando no título dos livros abaixo vocês terão acesso às resenhas. 


10º LUGAR: TARDES DE MAIO


Impossível ficar de fora! Este livro apareceu na minha vida por acaso, como se ele próprio tivesse me escolhido. E me marcou. Cada texto, cada crônica, poema... foi como um golpe certeiro e necessário. Me fizeram refletir, reconsiderar certas coisas, valorizar ainda mais o que tenho, cada oportunidade que Deus me deu. A vida não é fácil. Existem muitos momentos de lágrimas, de dor, mas nunca podemos esquecer, por mais difícil que seja o momento que estamos vivendo, que "respirar" é um privilégio. E que não podemos desperdiçar nenhum instante. 


9º LUGAR: LUCÍOLA


Ah, este livro! Embora eu tenha muitas coisas contra o personagem masculino, Lucíola, a protagonista, me conquistou com sua triste história de vida. E sua força, seu caráter. A vida foi extremamente dura com essa mulher, destruindo cada um dos seus sonhos. Me dói lembrar dela. Me dói saber que ela não teve nenhuma chance. Mesmo assim, é um livro que marcou a minha vida. Que sempre recordarei com muito carinho. 




Como esquecer a lição das cinco bolas? Este livro desempenhou um papel muito importante na minha construção como pessoa, no meu amadurecimento. Sinto a Suzana como uma amiga querida, como se ela de fato fizesse parte da minha vida. Aprendi muito com essa personagem. Quando eu estiver bem velhinha, relembrando o meu passado e chegando ao fim da minha viagem, este será um dos livros que terei em meu colo. Suzana não é uma simples personagem para mim. Ela transformou minha vida. 


7º LUGAR: OUTLANDER


Mas, Luna, Outlander possui muitos livros! Sim, mas eu coloquei a série toda em sétimo lugar.kkkkkk... Já li todos os livros? Infelizmente, ainda não. Porém, é uma série que eu amo, que me arrebata, que me transporta para uma outra época, com riqueza de detalhes e conteúdo histórico. Claire e Jamie são dois protagonistas fortes e não importa quantos obstáculos existam no caminho deles, sempre irão ultrapassá-los, pois o amor que os une é maior que tudo. 




Eis um livro do qual não posso começar a falar que já me derramo em lágrimas. Este livro mexeu com todas as minhas estruturas, me deixou no chão. E sim, já estou chorando de novo.kkkkkk... Só lendo vocês seriam capazes de entender como ele é doloroso e ao mesmo tempo poético, lindo. Fala sim de dor, de guerra, de perdas, mas também fala do sentimento mais forte que existe neste mundo: o amor. 


5º LUGAR: AUDÁCIA


Faz muitos anos que li esta história, mas não me esqueço de sua força, da profundidade do amor que unia o casal. A mocinha passou por coisas que vocês nem conseguiriam imaginar. É o livro mais impactante que a Candace Camp já escreveu, possui cenas pesadas, um monte de "gatilhos" e você deve se preparar emocionalmente antes de lê-lo. Mas o amor do Cameron e da Angela foi maior que qualquer trauma, maior que as mais profundas feridas. Amo, amo, amo!


4º LUGAR: SE HOUVER AMANHÃ


Nem sei como falar do meu amor por este livro. Tracy é uma das minhas heroínas mais queridas, uma personagem que admiro demais. Sua inteligência, sua garra, sua determinação em não permitir que aqueles canalhas destruíssem o que ainda lhe restava. Quando aquela gente cruel e corrupta acreditou que a tinha vencido, nossa mocinha mostrou toda a força que possuía em seu interior. E ela deu a volta por cima. Do jeitinho dela.rs




Luna, você está trapaceando! Sim, é verdade!rsrs Estes dois livros sequer fazem parte da mesma série, mas são dois queridinhos que geralmente ficam em pé de igualdade nas minhas lembranças. Eu amo os dois da mesma maneira. Enquanto Alguém para Amar possui a mais linda declaração de amor já escrita num livro da autora, no livro Um Reino de Sonhos a declaração de amor não acontece por meio das palavras, mas das ações. Lembro dessas histórias com tanto carinho! Claro que me fizeram chorar (os livros mais especiais geralmente fazem), mas também me encheram de amor. Recomendo demais!


2º LUGAR: O QUARTO ARCANO


Aguenta coração!kkkkkkk... Nossa! Até lembrei de uma música agora!rs “Agora aguenta coração, já que inventou essa paixão. Eu te falei que eu tinha medo, amar não é nenhum brinquedo...” A música não é do livro nem nada, mas eu lembrei por acaso.kkkkk... 

Queridos, nesta duologia as emoções são todas à flor da pele. Eu já devo ter falado umas mil vezes desta história aqui no blog. Não existe ninguém que me conheça e tenha escapado de me suportar falar de Roger e Isaura. É o meu casal da vida. Minha grande paixão. A intensidade do amor desses dois, tudo o que passaram, tudo o que aprenderam juntos... Suspiros... Eu sou fã incondicional. Dizer que amo este livro é pouco. É muito mais que isso. Não dá para colocar em palavras tudo o que sinto por esta história. Só posso dizer: RECOMENDO! MUITO, MUITO, MUITO! 



“Como posso eu viver sem a minha vida? Como posso eu viver sem a minha alma?”

Qual é o livro do qual coleciono edições?! Qual é o livro que mais reli na vida? Eu “sinto” este livro de tal forma... É mais do que amar os personagens (e odiá-los ao mesmo tempo, claro), é mais do que admirar a autora. O que me liga ao livro não tem explicação racional. Simplesmente me sinto conectada a ele. Preciso deste livro, entende? Preciso dele na minha vida. Muitas vezes apenas abraçá-lo me acalma. Não preciso nem folheá-lo, basta apertá-lo contra o peito que esqueço o mundo, os problemas, tudo o que esteja me entristecendo. Nunca tive uma ligação tão forte com um livro como tenho com este. A Catherine numa determinada ocasião disse para a Nelly: ‘Eu sou o Heathcliff.” Já eu digo: “Eu sou o morro dos ventos uivantes.” É o meu livro da vida. Se precisasse salvar apenas um livro seria este. Porque esta história é tudo pra mim. 


Mais livros preferidos...

Como eu disse, tenho muitos livros favoritos, livros que me marcaram, que significam muito para mim. E não poderia deixar de mencionar as histórias a seguir:



Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

4 comentários:

  1. ola luna tudo bem ?como esta a quarentena por ai ?
    amei esse post com os dez melhores livros da sua vida
    desses eu tenho Se houver amanha e audacia
    quero comprar algum livro da Judith e o livro da Ruta tambem tenho vontade de ler
    eu preciso criar vergonha e começar a ler alguns classicos
    vou fazer uma listinha (adoro listinhas kkk) e depois vou ver se na biblioteca tem
    tenho vontade de ler Jane Eyre
    voce ja leu ?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliane!

      Estou tentando manter o equilíbrio emocional nessa quarentena.rs A leitura ajuda muito.

      Recomendo MUITO que você dê uma chance para esses livros! Se Houver Amanhã e Audácia são profundos, intensos, e se cravam em nossos corações. Acredito que você irá amá-los!

      Sim! Eu já li Jane Eyre e é uma história incrível. A protagonista é forte, determinada, alguém à frente do seu tempo. Trata-se de um romance de formação e acompanhar a Jane em seu crescimento é maravilhoso.

      Bjs!

      Excluir
  2. Opa, tudo bem por aí?

    Tu acreditas se eu disser que não li nenhuma das obras mencionadas por ti? Já li livros de alguns dos autores que você citou, mas não essas obras, especificamente. Adorei conhecer os seus gostos literários, assim como o seu blog e já o segui, pois não o conhecia ainda. Adorei o post, de verdade.

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  3. Skoob salvando nossas vidas.
    Não lembro se parei pra listar os meus queridinhos... mas mudam sempre rs.
    Por incrível que pareça os seus 10 mais mais, eu ainda não li nenhum, anotei alguns por aqui.
    Amo Dom Casmurro, O Pequeno Príncipe, Querida Sue...

    Arrasou!
    Beijokas!

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo