12 de junho de 2010

O Diário da Nossa Paixão - Nicholas Sparks

Tempo de leitura:
Embora eu tenha escolhido Um Amor para Recordar para homenagear o dia de hoje, não pude resistir. Tinha que postar também O Diário da Nossa Paixão.

Esse é um livro de perda (mas não para a tragadora de vidas), amor e reconquista.

Noah e Allie tiveram um lindo amor de verão e por diferenças de classe social, foram obrigados a se separar. Quatorze anos depois, eles se reencontram e descobrem que ainda se amam. Noah venceu na vida e está satisfeito com o que tem... Mas se sente incompleto. Falta o amor... O amor de Allie.

Apesar de se reencontrarem e saberem que ainda se amam, as coisas mudaram... Allie está noiva de um homem maravilhoso. Que realmente a ama. Ela foi ver Noah apenas para contar sobre sua vida e ver com os próprios olhos um dos sonhos que ele realizou. Mas ela não consegue se afastar e novamente eles vivem seu amor... Mas Allie terá que escolher entre Noah e o noivo.

Ela faz a sua escolha e vive anos muito felizes ao lado do seu amor e dos seus filhos... Mas, já na velhice, a doença que rouba as memórias, a faz esquecer tudo o que viveu. Mas através das memórias de uma pessoa querida, é lhe contada toda sua história.


" Todas as manhãs ele lê para ela, de um caderno desbotado pelo tempo, uma história de amor que ela não recorda nem compreende. Um ritual que se repete diariamente no lar de idosos onde ambos vivem agora. Pouco a pouco, ela deixa-se envolver pela magia da presença dele, do que ele lhe lê, pela ternura dele... E o milagre acontece. A paixão renasce, transpõe o abismo do tempo, o abismo da memória, e por instantes ela volta para ele... Apesar da doença. Mas haverá mais. Um livro escrito com uma força delicada e comovente, uma beleza surpreendente e arrebatadora como há muito já não se encontrava na literatura recente."


Há cartas que Noah escreveu para Allie que muito me emocionaram:
 
" A razão porque dói tanto separar-nos é porque as nossas almas estão ligadas. Talvez sempre tenham estado e sempre o fiquem.Talvez tenhamos vivido milhares de vidas antes desta, e em cada uma nos tenhamos reencontrado. E talvez em cada uma tenhamos sido separados pelos mesmos motivos. Isto significa que esta despedida é, ao mesmo tempo, um adeus pelos últimos dez mil anos e um prelúdio ao que virá.

Quando olho para ti vejo a tua beleza e graça, e sei que cresceram mais fortes e, cada vida que viveste. E sei que gastei todas as vidas antes desta à tua procura.Não de alguém como tu, mas de ti, porque a tua alma e a minha têm de andar sempre juntas. E assim, por uma razão qeu nenhum de nós entende, fomos obrigados a dizer adeus um ao outro.
Adoraria dizer-te que tudo correrá bem para nós, e prometo fazer tudo o que puder para garantir que assim será. Mas se nunca nos voltarmos a encontrar e isto for verdadeiramente um adeus, sei que nos veremos ainda noutra vida. Iremos encontrar-nos de novo, e talvez as estrelas tenham mudado, e nós não apenas nos amemos nesse tempo, mas por todos os tempos que tivemos antes."

"Queridíssima Allie

Não sei mais o que dizer excepto que não pude dormir na noite passada porque sabia que
tudo acabou entre nós. É um sentimento diferente para mim, algo que nunca esperei, mas,
olhando para trás, suponho que não poderia ter acabado de outra maneira. Tu e eu éramos
diferentes. Viemos de mundos diferentes, e, no entanto, foste tu quem me ensinou o valor do amor. Mostraste-me o que era gostar de outra pessoa, e sou um homem melhor por causa
disso. Quero que nunca o esqueças.
Não me sinto amargo pelo que aconteceu. Pelo contrário. Estou seguro no conhecimento de
que o que nós tivemos foi real, e fico feliz por nos ter sido possível estar juntos mesmo por
um breve período de tempo. E se, nalgum lugar distante do futuro, nos virmos um ao outro
nas nossas vidas, sorrirei para ti com alegria, e recordarei como passámos um Verão
debaixo das árvores, aprendendo um do outro e crescendo em amor. E talvez, por um breve
momento, tu também o sintas, e sorrias também, e saboreies as memórias que sempre partilharemos.
Amo-te, Allie.
Noah"

Esse aqui é apenas um trecho de uma das cartas: "Amo-te Allie. Sou quem sou por causa de ti. Tu és todas as razÕes, todas as esperanças, e todos os sonhos que sempre tive, e o que quer que nos aconteça no futuro, cada dia em que estamos juntos é o melhor dia da minha vida. Serei sempre teu.
E, minha querida, serás sempre minha.
Noah".

Esse aqui é um trecho da carta da Allie: "Por favor não fiques zangado comigo nos dias em que não me lembrar de ti, e ambos sabemos que virão. Sabe que te amo, que sempre te amarei, e que o que quer que aconteça, sabe que eu vivi a melhor vida possível. A minha vida contigo.
E se guardares esta carta para a leres outra vez, acredita então no que agora estou a escrever
para ti. Noah, onde quer que estejas e quando quer que isto seja, amo-te. Amo-te agora
enquanto escrevo isto, e amo-te agora enquanto lês isto. E lamentarei muito se não for
capaz de to dizer. Amo-te profundamente meu marido. És, e foste sempre, o meu sonho.
Allie".

Uma leitora que se envolve profundamente com as histórias que lê, que é apaixonada por músicas, filmes... uma romântica incurável.Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

10 comentários:

  1. Também sinto saudades, Leu.
    Continuo sempre visitando o seu blog para conferir as novidades. E hoje mesmo pretendo pegar um livro de lá para ler.

    Bjs!

    Luna.

    ResponderExcluir
  2. não sumi nao Luna..deixei um cometario pra vc hoje dizendo q tava com saudades....rsrs

    ainda naum li esse livro, mas os livros de Penny Jordan sao mto bons, to lendo a Virgem Sedutora qndo terminar vou postar ele aqui..bjus apareça viu

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs... Sumiu sim. Só reapareceu ontem. rsrsrs. Estou na página 38 do livro: Ilha da Perdição e o mocinho já pode ser considerado mocinho-vilão. Quero que ele quebre a cara. Acredita que ele bateu na mocinha? Verdade! Só porque é grego acha que tem direito de fazer o que quiser com ela. Ele é um grego e não um deus. Mas o livro é muito bom.

    Bjs!

    Luna.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkk.....pois eh esses gregos sao demais......já terminei a virgem sedutora, foi bonzinho, a historia é mto profunda. To lendo 2 agora O destino de uma mulher(q minha prima me emprestou) e Nada dura para sempre de Sidney Sheldon.....bjus

    ResponderExcluir
  5. Eu já li "Nada Dura Para Sempre". É aquele da doutora Paige Taylor que é acusada de ter matado um paciente por dinheiro, né? Adorei esse livro... Sidney Sheldon tem o dom para escrever esse tipo de romance. Também já li do mesmo autor os livros: "Se Houver Amanhã" (que é o meu preferido)e "A Outra Face"

    Ainda não terminei de ler Ilha da Perdição porque ainda não tive tempo, mas hoje mesmo termino e falo tudo que tenho direito de falar contra o Leon Stephanides e a idiota da mocinha. Ela fez o que eu estava implorando para que ela não fizesse...

    Depois que terminar de ler esse livro, vou ler outro da Lynne Graham e da Charlotte Lamb (é um vício). E em seguida A Virgem Sedutora. É mesmo bom? Como é o mocinho?

    Brasil marcou o primeiro gol! Graças a Deus!

    Bjs!

    Luna.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li este livro, mas o filme foi PERFEITOOOOOOOOOOOO!

    Te indico "Uma carta de amor", livro deste mesmo autor. É um dos melhores q já li do gênero.
    Bjim^^

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela dica, Juliana! Recomendo que leia esse livro. O filme eu também assisti, mas o livro é mil vezes melhor.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Ele é grande, o melhor filme de todos os uma bela história de amor, além do par de R. McAdams e Gosling do belo.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Sofia!

    Verdade! É um filme maravilhoso! Mas o livro é ainda melhor! Não dá para não nos emocionarmos com as cartas que eles trocam... com a história que eles viveram. É uma história inesquecível.

    Bjs!

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo